Menu
quinta, 13 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Reativação da Malha Oeste fortalece implantação do Corredor Ferroviário Bioceânico, diz prefeito

30 junho 2022 - 10h27Assessoria/PMC

O prefeito Marcelo Iunes avalia como positiva a reativação de quase 2 mil quilômetros do trecho ferroviário da Malha Oeste entre Corumbá e Mairinque (SP). Iunes classifica o processo como extremamente importante para a efetiva implantação do Corredor Ferroviário Bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta, no Chile, através da Bolívia e Argentina. Iunes destacou que, a operação do Corredor Ferroviário Bioceânico colocará Corumbá como centro logístico do continente, uma vez que a Malha Oeste é vital para escoamento da produção usando conexão com os oceanos Atlântico e Pacífico. 

“Esse é um trabalho que estamos realizando desde 2018. Temos ido seguidamente a Brasília tratar dessa questão, juntamente com o governador Reinaldo Azambuja, que é um grande parceiro nosso, com o secretário Jaime Verruck (de Estado Desenvolvimento Econômico e Produção). Era uma grande preocupação minha. Fico muito feliz em ver que está saindo do papel. Se Deus quiser, o mais rápido possível estaremos com a ferrovia em funcionamento para impulsionar nossa economia”, disse o chefe do Executivo Municipal. 

Marcelo Iunes ressaltou que a Prefeitura trabalha a questão da multimodalidade para a movimentação de cargas. O prefeito ressaltou que o Município integra o grupo de trabalho que busca a viabilidade do acesso ferroviário ao corredor bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta, no Chile, através da Bolívia e Argentina. O modal ferroviário pode levar não só o minério de ferro até o Porto de Antofagasta, mas também os grãos produzidos em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso do Sul. E, no sentido inverso, a rota também pode ser vantajosa para os produtos vindos da China e de outros produtos asiáticos. Além da importação de produtos de origens chilena, argentina e boliviana. 

Marcelo Iunes avalia positivamente a reativação da malha oeste. Foto: Divulgação/PMC

“A partir do momento da implantação da Rota Bioceânica, ligando o Mato Grosso do Sul aos portos do Pacífico, vamos ter uma mudança de posicionamento geopolítico do estado. Mato Grosso do Sul passa a ser, dentro do centro da América do Sul, um potencial hub logístico para as exportações para os países asiáticos”, afirmou. “A rota significa desenvolvimento, perspectiva estratégica e um novo Mato Grosso do Sul”, frisou o chefe do Executivo corumbaense. 

O prefeito lembrou que entre os dias 19 e 24 de maio, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, Cássio Augusto da Costa Marques, comandou, por sua determinação, uma missão técnica que apresentou as potencialidades de Corumbá para empresários e agentes políticos da Bolívia e da Argentina. A missão técnica também teve representantes da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá e do Sebrae/MS com apoio da Fiems. De acordo com o anunciado pelo Governo do Estado, o processo licitatório para a concessão da ferrovia, por 40 anos, pode ser realizado no segundo semestre deste ano. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio
Cidade
Bancos não abrem neste feriado da Retomada de Corumbá
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta
Irregularidade
Operação Comércio Legal III apreende mais de 3 toneladas de mercadorias em Corumbá
Operação
Bombeiros seguem com combate à incêndios em três pontos do Pantanal
Projeto de Lei
Vereadores aprovam reajuste de 3,69% aos servidores do município
Tempo
Quinta-feira tem previsão de tempo quente e seco no Estado

Mais Lidas

Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
Turismo
Consultoria vai facilitar certificação internacional para destinos e negócios de turismo em MS
Meio Ambiente
Câmara pede apoio técnico e logístico ao Governo Federal para combater queimadas no Pantanal
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal