Menu
quinta, 20 de junho de 2024
Câmara - Queimadas 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Qual o melhor horário para postar no TikTok?

17 setembro 2022 - 08h56Gesiane Medeiros

TikTok é a rede social do momento. Ela foi lançada em 2016 e já conta com centenas de milhões de usuários ativos. Os mais inexperientes com a plataforma acabam fazendo centenas de publicações na esperança de obter muitos seguidores em pouco tempo. Essa estratégia até pode funcionar, mas é muito mais útil postar na hora certa.

Você deve tentar postar no TikTok nos horários de pico. Os momentos em que há muitos usuários acessando a plataforma, dessa forma a sua publicação não vai cair no esquecimento. Quando uma publicação é feita em um horário de pico, as chances de obter visualizações são maiores. No topo disso, ter muitos seguidores brasileiros no TikTok pode se converter em várias formas de renda.

Logo, as chances de obter engajamento, coisas como comentários e likes, é muito maior.

A boa notícia é que há diversos portais que coletam dados sobre o TikTok. Por causa disso, é possível identificar os melhores horários para fazer publicações. Inclusive, o próprio TikTok libera esse tipo de informação através do TikTok Pro, falaremos sobre isso mais à frente.

Além dos melhores horários para postar, também vamos entregar para você as melhores estratégias para tirar proveito desses horários. Também vamos explicar como descobrir quando a sua audiência geralmente fica online e muito mais.

A importância de postar no horário certo

Há centenas de milhões de usuários no TikTok, mas também há milhares de criadores de conteúdo tentando obter uma fatia desse bolo. Ao publicar no TikTok você vai estar competindo com muitos criadores de conteúdo que estão trabalhando duro para conseguir atenção do público.

Seu dever é usar todo truque possível para se destacar nessa plataforma. E postar nos horários corretos é um desses truques.

Os melhores horários para postar no TikTok

O site Influencer Marketing Hub fez um levantamento sobre o engajamento de 100 mil vídeos do TikTok. Os vídeos eram dos mais variados segmentos e de diferentes criadores de conteúdo. A partir disso foi possível ver em quais horários o engajamento dos usuários é maior. O resultado foi o seguinte:

  • segunda-feira: 6h, 10h, 22h;
  • terça-feira: 2h, 4h, 9h;
  • quarta-feira: 7h, 8h, 23h;
  • quinta-feira: 9h, 12h, 19h;
  • sexta-feira: 05h, 13h, 15h;
  • sábado: 11h, 19h, 20h;
  • domingo: 7h, 8h, 16h.

O problema é que o levantamento foi feito com contas do TikTok de locais diferentes, de gêneros diferentes e etc. Isto é, essa análise é bastante geral e esses horários podem não ajudar muito para alguns criadores de conteúdo.

Portanto, você deve descobrir quais são os horários de pico da sua audiência e isso é possível com o TikTok pro.

Como descobrir o melhor horário para postar no TikTok para a sua audiência

Antes de mais nada, você deve mudar a sua conta do TikTok para o TikTok Pro, também chamado de TikTok para empresas. A boa notícia é que o TikTok para empresas é totalmente gratuito.

Para mudar sua conta para Pro siga o passo a passo a seguir:

  • Entre na página do seu perfil;
  • Abra o Menu (…) no canto superior direito;
  • Clique em “Gerenciar minha conta”;
  • Clique em “Trocar para a Conta Pro”;
  • Clique em “Continuar” até aparecer “Escolher uma categoria”;
  • Aqui você não precisa ser figura pública e pode deixar como “Conta Pessoal”;
  • Está feito!

Como tirar proveito dos melhores horários para postar no TikTok

Se você acabou de criar a sua conta e ainda não tem muitos seguidores, usar o TikTok Pro não vai fazer muita diferença. Nos primeiros meses recomendamos que você faça publicações nos horários genéricos que mencionamos mais cedo.

Os horários encontrados através do levantamento com mais de 100 mil contas podem não ser os melhores para o seu ramo, mas é bem melhor do que postar em horários aleatórios.

Então, assim que tiver alguns seguidores e tempo na plataforma você vai poder migrar para o TikTok Pro e começar a criar uma estratégia muito mais específica para a sua conta.

Como viralizar no TikTok

Viralizar no TikTok é o sonho de muitos criadores de conteúdo. Viralizar quer dizer obter um número substancial de visualizações, no caso do TikTok, estamos falando de alguns milhões de views.
Nós temos aqui alguns passos que podem ajudar bastante na conquista desse objetivo:

1 - Use os melhores horários para postar

Sim, os melhores horários para postar ajudam bastante. É claro que com o tempo você não vai mais usar horários genéricos e deve usar os horários específicos da sua audiência. Mas em resumo, você sempre deve usar o melhor horário para postar.

Você não vai ganhar nada postando em horários aleatórios no TikTok.

2 - Contrate influenciadores se possível

Ame ou odeie as Kardashians, mas o que elas falam e fazem acaba sendo notado por milhões de pessoas. Por isso há marcas por aí dispostas a pagar caro para que elas promovam seus produtos.

Agora, não nos leve a mal, não estamos sugerindo contratar uma celebridade, mas tudo bem se for algo possível para você.

O que queremos dizer é que há algo mais realista que pode ajudar bastante: contratar influenciadores. Há pessoas com algumas centenas de milhares de seguidores que não vão cobrar os olhos da cara para promover a sua conta.

Isso pode servir como pontapé inicial para o seu crescimento no TikTok, portanto, vale a pena cogitar a possibilidade.

3 - Anúncios no TikTok podem ser uma boa ideia

O TikTok gera dinheiro através de anúncios. É muito fácil promover um vídeo nessa plataforma. Para criar um anúncio basta seguir o passo a passo:

  • Entre no TikTok e vá para configurações
  • Acesse as ferramentas de criador
  • Escolha Promover
  • Escolha o vídeo que vai anunciar
  • Defina o objetivo do anúncio: mais seguidores, mais visualizações, etc.
  • Preencha as informações de pagamento e comece a rodar o anúncio

Recomendamos que você acompanhe as estatísticas sobre o seu anúncio. Veja os resultados, se o número de visualizações está aumentando, o mesmo vale para o número de seguidores. A partir disso você pode decidir se vale a pena fazer mais anúncios ou não.

4 - Trabalhe para conhecer o seu público

Às vezes a melhor forma de descobrir o que o seu público quer é perguntando diretamente para eles. Você pode criar enquetes no TikTok e perguntar qual o tipo de vídeo preferido da sua audiência.

Além disso, vale a pena acompanhar as estatísticas da sua conta. É possível ver quais vídeos tem mais visualizações, quais tiveram mais curtidas e etc. Tudo isso serve como dicas que vão apontar você para o tipo de vídeo ideal para viralizar.

5 - Pensar na concorrência pode ajudar bastante

Para começar, vamos deixar claro que não estamos sugerindo que você copie as ideias de outras contas no TikTok. Dito isso, é provável que há outras contas no mesmo nicho que você e que estão fazendo bastante sucesso.

Confira essas contas e siga elas por um tempo. Veja como os vídeos são feitos, qual a frequência das publicações e etc. Vai ser uma ótima forma de obter novas ideias para administrar a sua própria conta.

6 - Use outras redes sociais

Nada te impede de ter uma conta no Instagram, Facebook, Twitter e etc. além do TikTok.

A maioria dos tiktokers de sucesso também são grandes em outras redes sociais. Crie uma verdadeira rede com links para todas as suas redes sociais. Na descrição do seu perfil deve constar os links para as outras redes sociais que você tem.

Um aviso importante: Fique longe de hacks

Plataformas como o TikTok e Instagram são bastante populares e, infelizmente, elas acabam sendo usadas para vários tipos de esquemas. Há várias pessoas por aí prometendo que vão fazer o seu TikTok se tornar viral de forma infalível.

Na maioria dos casos é apenas uma desculpa para pedir a senha do seu TikTok ou para tentar arrancar dinheiro de você. Portanto, fique longe dessas pessoas.

Dito isso, devemos apontar que é possível comprar engajamento de forma legítima hoje em dia. Muitas pessoas compram seguidores, curtidas e outras métricas para as redes sociais.

Na verdade, isso é tão comum que até algumas celebridades compram seguidores. Pessoas como Cristiano Ronaldo, Neymar e etc. são bem conhecidos por comprar seguidores para plataformas como o Instagram.
Não há nada de errado em comprar seguidores ou coisas do tipo, mas você precisa fazer isso do jeito certo.
Trabalhe apenas com empresas grandes e conhecidas. Nunca entregue a sua senha para eles. Inclusive, você pode trabalhar com uma empresa pequena, contanto que eles não te peçam a sua senha.

Isso provavelmente vai ser o bastante para mantê-lo seguro ao comprar seguidores, curtidas ou o que for.

FAQ - Perguntas Frequentes

1 - O horário de publicação no TikTok importa?

Sim. Há horários em que os usuários estão mais ativos na plataforma. Ao postar nos horários de pico você vai ter mais chances de obter engajamento. Estamos falando de curtidas, comentários, compartilhamentos e etc. Faz muito mais sentido postar nos horários de pico da sua audiência do que em horários aleatórios.

2 - Quantas vezes eu devo postar no TikTok?

Tantas vezes quanto você puder, mas há um detalhe. Não adianta postar todos os dias se o seu conteúdo está ficando sem graça ou repetitivo. Não sacrifique a qualidade dos seus vídeos apenas para cumprir com um cronograma de publicações. Uma boa estratégia é postar bastante nos primeiros momentos da conta e, na medida que os seguidores vão crescendo, começar a focar na qualidade dos vídeos.

3 - Como usar os melhores horários para postar no TikTok efetivamente?

Use os horários genéricos no começo da sua conta. Assim que você tiver alguns milhares de seguidores e alguns meses na plataforma você também vai ter dados para analisar. A partir dos dados que você colhe no TikTok Pro você vai poder criar uma estratégia específica para a sua conta.

4 - Como conseguir mais seguidores no TikTok?

Poste conteúdo de qualidade regularmente. Nem mesmo o melhor tiktoker do mundo vai conseguir crescer na plataforma se ficar semanas sem postar nada. Foque em publicar vídeos de qualidade com frequência e os resultados vão aparecer com o tempo.

5 - O TikTok Pro vale a pena?

O TikTok Pro ou TikTok para empresas é totalmente gratuito. Essa versão da plataforma oferece recursos para os criadores de conteúdo, pessoas que querem crescer na rede social em vez de apenas usar por fins não comerciais e etc. Portanto, vale a pena sim.

6 - Como saber o horário de engajamento do TikTok?

Você tem que usar o TikTok Pro ou o TikTok para empresas e verificar a seção Análise. Lá você encontra os dados sobre os seus seguidores. A partir disso será possível ver em quais horários os seus seguidores estão mais ativos na plataforma.

7 - Como desflopar o TikTok 2022?

Há inúmeros motivos que fazem um TikTok cair no esquecimento. Em alguns casos, o horário da publicação não faz muita diferença. Se você está tendo problemas para crescer no TikTok, talvez seja hora de dar alguns passos para trás e tentar entender a plataforma de uma forma geral. Você provavelmente está errando no básico: postar conteúdo de qualidade regularmente.

8 - Postar nos melhores horários vai me ajudar a chegar em 1000 seguidores no TikTok?

Sim. O horário para postar pode fazer uma diferença tremenda na sua conta de diversas formas. Ao usar os horários certos você provavelmente vai notar um aumento nos seguidores, curtidas e comentários. A coisa toda é bastante simples: você vai estar postando nos horários em que há mais pessoas ativas na plataforma. A chance de obter engajamento é muito maior assim.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Falta de navegabilidade já impacta atuação de combate ao fogo no Pantanal
Programação
Arraial do Banho de São João em Ladário acontece de 20 a 23 de junho
Estado
Aprovados no concurso público da Saúde de MS são convocados para posse
Incêndios
Reunião entre Governo do estado e MMS alinham ações para ampliar atuação no Pantanal
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Emprego e Renda
Vereador sugere estrutura para transformar terminal em um centro comercial
Maus Tratos
Civil resgata cães abandonados em imóvel fechado no bairro Guatós
Arraial
Termina hoje inscrição para Concurso de Quadrilhas; Andores e Miniandores prazo é amanhã
Ladário
Incêndio atinge região da Apa Baía Negra
Confira
Banho de São João faz mudanças no trânsito de Corumbá

Mais Lidas

Bombeiros
Plantão registra cinco enxames de abelhas e três incêndios em terrenos baldios
Queimadas
Fogo destrói ponte de madeira na Estrada Parque
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Dsdobramentos
Prefeitura divulga resultado preliminar da avaliação psicológica do Concurso da Guarda Municipal