Menu
quinta, 21 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Proposta de ensino médio integrado é opção inovadora no MS

14 fevereiro 2019 - 09h28Infinito Comunicação

Uma proposta inovadora, inspirada em iniciativas educacionais de países da Europa e América do Norte, com o objetivo de preparar o jovem para uma realidade de mercado cada vez mais próxima. Esse é o foco da proposta de ensino médio integrado oferecido pelo Sesc e Senac, em Campo Grande.

A diretora de Educação Profissional do Senac MS, Jordana Duenha, explica que as instituições realizaram diversos estudos e pesquisas sobre o cenário do mundo do trabalho, levantando expectativas e tendências, e chegaram a esse modelo de ensino. "O mundo do trabalho aponta para um futuro onde a automação e a robotização estarão muito presentes nas profissões, inclusive substituindo muitas ocupações que existem hoje. A maioria das escolas de ensino médio ainda não está se atentando para essa realidade do mercado, preparando os alunos apenas com foco no Enem e para as carreiras mais tradicionais", diz.

Em 2019, uma parceria entre Sesc e Senac MS proporcionou a ampliação da oferta educacional das instituições, por meio do ensino médio integrado ao ensino técnico. Agora, os alunos que concluírem o ensino fundamental no Sesc ou em qualquer escola de Campo Grande, poderão se matricular no ensino médio integrado e cursar ao mesmo tempo, e de maneira articulada, as disciplinas curriculares do ensino médio, que o habilitam a disputar vagas em qualquer instituição de educação superior, e cursar o Técnico em Programação de Jogos Digitais, que prepara o aluno para um mercado de trabalho em ascensão. Os alunos têm aulas nas duas instituições, em tempo integral, com teoria e prática concomitantes.

"O Senac pensou em uma proposta que associe o ensino médio ao ensino técnico, escolhendo para esse primeiro momento o curso técnico de Jogos Digitais, que reúne duas características interessantes: aborda um tema que desperta o interesse dos jovens, facilitando o processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que nos permite desenvolver nesse público competências de linguagem de programação, criatividade e empreendedorismo, assuntos de extrema relevância para a sua atuação futura em qualquer profissão. Além disso, aprimoramos o currículo central com uma série de estações que complementarão o conhecimento necessário para preparar esse jovem para os desafios do futuro do mundo do trabalho e da nova economia digital, ao mesmo tempo que o tornará mais seguro para fazer as melhores escolhas“ afirma a diretora.

Ao longo dos três anos de curso, o objetivo é preparar o aluno para essa vida futura, trabalhando conceitos de startups, inovação e de empreendedorismo, com eventos que insiram os jovens nesse contexto que já é realidade em muitos países e que em breve chegará de vez no Brasil.

"O curso na área digital foi escolhido por fazer parte do universo dos jovens e porque vai nos permitir desenvolver nesse aluno um conhecimento que a gente entende ser muito importante nesse mundo futuro, que é a linguagem de programação. Todos os estudos de tendência do mundo do trabalho em educação apontam que em qualquer profissão do futuro, seja das áreas tradicionais ou de tecnologia, o profissional que souber lidar com esses conhecimentos de programação, que são a base para as questões de inteligência artificial e internet das coisas, por exemplo, certamente estará mais preparado para atuar profissionalmente", explica.

Outro diferencial do ensino médio integrado Sesc-Senac é o conteúdo sendo trabalhado de forma articulada. "Trabalhamos sim com os turnos diferentes, mas com o currículo integrado, fazendo com que os conteúdos do ensino médio façam mais sentido para o aluno a partir daquilo que ele está aprendendo no ensino técnico", conclui Jordana.

A matriz curricular do curso está alinhada com as demandas da Base Nacional Comum Curricular, abordando todos os conteúdos necessários à preparação do aluno. O planejamento do curso foi definido de forma integrada por profissionais das duas instituições (professores, coordenadores pedagógicos e especialistas em educação). A metodologia de ensino se baseia na utilização de tecnologias e metodologias ativas, e as aulas são realizadas em ambientes de aprendizagem personalizados, que proporcionam o desenvolvimento da criatividade, inovação e empreendedorismo.

"Duas instituições que são referência em educação se unem para oportunizar um ambiente onde o currículo da educação básica se integra ao currículo da educação profissional, para uma ação intensiva e inovadora, que fará a diferença no futuro dos nossos jovens", afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Mais informações pelo telefone (67) 3311-4300 - Sesc Escola Horto. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
Onça resgatada em novembro no Pantanal com queimaduras, será solta em seu habitat
FRAUDE ELEITORAL
Ministério Público quer impugnação de candidatos do PRB em Ladário
COVID-19
Pandemia ainda não acabou: MS registra mais de mil casos em apenas um dia
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova
POLICIAL
PRF recupera dois veículos em MS que seriam levados para a Bolívia
JUSTIÇA
Alexandre de Moraes nega HC para anular seis prisões e mandar Jamil Name para casa
p
ECONOMIA
Preço da gasolina começa o ano acima do valor registrado em todos os meses de 2020
Combustível está 19,5% acima da média do mês com preços mais baixos de 2020
DEFESA CIVIL
Com previsão de mais chuva, Defesa Civil orienta população que mora em áreas de risco
EDUCAÇÃO
Professores dão dicas para o segundo dia de provas do Enem
GERAL
MPT divulga nota técnica sobre medidas de proteção a trabalhadoras gestantes

Mais Lidas

FRAUDE ELEITORAL
Ministério Público quer impugnação de candidatos do PRB em Ladário
GERAL
Comando do 6º Distrito Naval abre inscrições para concurso de nível superior
GERAL
Confira a distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 por município em Mato Grosso do Sul
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova