A cobrança da tarifa básica de consumo de água está proibida em Corumbá. É o que dispõe a Lei nº 2.626, de 28 de março de 2018, publicada no Diário Oficial de Corumbá na segunda-feira, 02 de abril, após ser promulgada pela Câmara Municipal, nos termos do artigo 57 da Lei Orgânica de Corumbá.
A Lei foi uma iniciativa do vereador Yussef Salla que comentou sua promulgação, destacando que, a partir de agora, será feita uma cobrança sobre o fornecimento de água, com os consumidores pagando o que realmente consome.
O descumprimento da Lei implica inclusive na imediata perda da concessão ou da permissão de serviços Públicos emitida pelo Poder Público; no ressarcimento aos consumidores, por parte da concessionária, do valor correspondente ao dobro dos valores cobrados a maior nos últimos cinco anos, devidamente corrigidos pelo INPC e acrescidos de juros de 12% ao ano até data de efetivo ressarcimento, conforme prevê a Lei 8.078, de 11 de Setembro de 1.990, o Código de Defesa do Consumidor.
Para o vereador Yussef, a promulgação da Lei foi de extrema importância para colocar um ponto final na tarifa básica de consumo de 10 metros cúbicos. “Todos nós sabemos que o consumo de muitas famílias corumbaenses está abaixo de 10 metros cúbicos, por mês. Então, não é justo cobrar o equivalente a 10, quando o consumo é de 3, 4, 5 metros cúbicos”, ressaltou.
Observa ainda que esse tipo de procedimento penaliza a população, principalmente pelo fato de que a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) cobra uma tarifa de esgoto de 70% sobre o valor da água, o que “representa um acréscimo maior ainda na conta de água e esgoto, no final do mês. A Lei vem para resolver esta situação. Com ela, a população vai pagar aquilo que realmente consome”, completou.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Cooperativa médica adota medidas emergenciais para otimizar uso de medicamentos em falta no mercado

Presos brigam em cela e um acaba morto em presídio de MS

Dia Mundial da Hemofilia: condição genética dificulta coagulação
UEMS oferta 78 bolsas no valor de R$ 400 para Projetos de Ensino

Com mais um drive thru na Praça CEU, Prefeitura retoma vacinação contra a Covid-19

Dupla-Sena da Páscoa sorteia prêmio de R$ 30 milhões neste sábado

Pandemia e isolamento aumentam procura por cultivo de plantas em casa

Prorrogação de imposto alivia orçamento de bares e restaurantes, avalia Abrasel

Com mais de 50 programas, apresentador divulga belezas do Pantanal na TV
