Menu
quarta, 22 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Projeto Florestinha realiza teatro, exposições e caminhada ecológica

09 junho 2018 - 08h31Kamilla Marques

Durante a semana do ambiente, Policiais e as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha de Jardim desenvolveram trabalhos de Educação Ambiental para a comunidade do entorno do Projeto e escolas.

Foram desenvolvidas exposições, teatro, oficinas e palestras, com várias temáticas, como, sala de reciclagem e desenhos ecológicos da escola infantil Nossa Gente, além de museu de animais taxidermizados (empalhados), apresentação do teatro pelos alunos do Projeto Florestinha de Jardim, com peça voltada ao tema da cidadania, ambientalismo e sustentabilidade.

Os problemas dos incêndios urbanos e rurais foram, discutidos com a participação do Projeto Bombeiros do Amanhã. O teatro do Projeto Florestinha também foi apresentado nas escolas dos municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna.

BATAGUASSU

Depois de realizar palestras durante a semana, sexta-feira (8), a PMA de Bataguassu realizou ema caminhada ecológica no Distrito de Nova Porto XV, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o  Blog Ambiental. Além da comunidade do Distrito, participaram da caminhada, alunos das escolas: Escola estadual Ladislau DeaK Filho, Escola Municipal Pedro Domingues, e creche Ana Maria Berro

PROGRAMAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA PMA ATÉ O FIM DE JUNHO, MÊS DO AMBIENTE.

DISTRITO DE ÁGUAS DO MIRANDA, EM BONITO (dia 19) - Neste mês, no dia 19 (data divulgada errada anteriormente), ainda haverá atendimentos a escola e à comunidade do Distrito de Águas do Miranda, em parceria com Fundação Estadual de Turismo (FUNTUR), com perspectiva de atendimentos de 500 alunos e pessoas.

DISTRITO DE PIRAPUTANGA, EM AQUIDAUANA (dia 20) - no dia 20 (data divulgada errada anteriormente), serão atendidas a escola e à comunidade do Distrito de Piraputanga, também em parceria com Fundação Estadual de Turismo (FUNTUR), com perspectiva de atendimentos de 500 alunos e pessoas.

MUNICÍPIO DE SETE QUEDAS – Durante uma semana, no final do mês de junho, serão atendidos em Educação Ambiental pelo Projeto Florestinha da Capital, aproximadamente 3.500 alunos de escolas urbanas e rurais do município de Sete Quedas. Além disso, haverá um dia de campo com plantio de mudas em recuperação de uma área degradada no município.

PROJETO FLORESTINHA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTINUADA

Os trabalhos de Educação Ambiental da PMA são permanentes e não somente nas semanas comemorativas. Na Capital e Interior são atendidos em média 15.00 alunos por ano. Em 2016 foram atendidos 21.705 alunos e, no ano passado, foram atendidos 40.715 alunos de escolas da Capital e Interior.

Os trabalhos de Educação Ambiental são desenvolvidos no formato de oficinas temáticas. São elas:

1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.

4.  Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

5.  Casa da Energia - Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Serviço
Sesc inaugura nova unidade em Corumbá
Arma Apreendida
Polícia prende autor após perseguição e troca de tiros no Cristo Redentor
Em Campo Grande
MDB filia novos membros para juventude do partido
Luto
Armando Anache morre aos 91 anos no Rio de Janeiro
Campanha
Corumbaense pode descartar medicamentos em drive thru nesta quinta (23)
Em Corumbá
Abertas as inscrições para o Festival Internacional de Pesca Esportiva
"Dark Money"
Operação cumpre mandados contra esquema que desviou mais de 23 milhões dos cofres de Maracaju
Só piora
Cinco incêndios urbanos foram registrados nas últimas 24 horas
Fazendo xixi
Mulher cai em ribanceira de 10 metros na Avenida General Rondon
Vento Forte
Figueira cai sobre residência e danifica rede elétrica no Loteamento Pantanal

Mais Lidas

Naviraí
Casal preso por tráfico de aves silvestres recebe multa de R$ 2,5 milhões da PMA
243 anos
Corumbá celebra aniversário com retomada de desenvolvimento
21 de setembro
Incêndios continuam e Corumbá não tem motivo para celebrar o dia da árvore
Tempo
Inverno se despede com temperaturas acima dos 40°C e umidade do ar em níveis críticos