A proibição do transporte de pescado para fora do Município de Corumbá depende somente da sanção do Poder Executivo. Ontem, segunda-feira, 05, a Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei que dispõe sobre o assunto, de autoria do vereador e primeiro secretário do Poder Legislativo, Rufo Vinagre (PR).
Pelo Projeto de Lei está proibido o transporte rodoviário, aéreo, férreo e náutico de toda e qualquer espécie de peixes, em qualquer fase de desenvolvimento, capturados no Município de Corumbá, para fins comerciais. Somente poderão ser comercializados e transportados, peixes provenientes de criatórios, devidamente autorizados pelos órgãos competentes, acompanhados de comprovante de origem.
O Projeto de Lei, conforme Rufo, poderá ser revisto e prorrogado após um período mínimo de cinco anos, mediante estudos técnicos e científicos que possibilitem avaliar um aumento dos estoques pesqueiros no município. “O transporte, armazenamento, guarda e manejo de pescados, somente serão permitidos para fins de pesquisa, mediante autorização do órgão ambiental competente”, observou.
A proposição estabelece que a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal fica autorizada a firmar parcerias com instituições públicas ou privadas de pesquisa, ciência e tecnologia com a finalidade de criar grupo de trabalho técnico científico, para o monitoramento dos estoques pesqueiros e a atividade pesqueira e propor as medidas e ações em relação a esta proibição.
Especifica ainda que as pessoas físicas ou jurídicas que atuam na criação de peixes em cativeiros e comercialização, deverão apresentar declaração detalhada de seus estoques ao órgão ambiental competente, no período que antecede o defeso, e durante o mesmo.
“É uma medida que refletirá diretamente no aumento do estoque pesqueiro em nossa região pantaneira, isto sem contar que vai permitir maior incremento na modalidade do pesque e solte que tem crescido em todas as regiões do País”, observou Rufo Vinagre.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sugerida utilização de sobras de vacina para imunizar pessoal de funerárias e da limpeza pública

Vereador reforça a necessidade de imunizar gestantes contra o coronavírus

Justiça Eleitoral realizará live sobre segurança da urna eletrônica e processo eleitoral no dia 28

Brasília completa 61 anos e encara o desafio da maturidade

Vereador solicita recuperação da 21 de Setembro, após intervenções da Sanesul

Vereador pede sinalização adequada para evitar mais acidentes na Colombo com a Ladário

Governo lança plano de promoção da agricultura de baixo carbono

Câmara aprova projeto de lei que torna escolas serviços essenciais

Matrícula para curso de medicina da UEMS pode ser feita até dia 26 de abril
