Menu
segunda, 24 de junho de 2024
Pantanal Tec - UEMS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Projeto de Lei que cria Programa Medicamento em Casa é apresentado na Câmara

02 agosto 2022 - 09h33Redação

Criação do Programa Medicamento em Casa é o que prevê Projeto de Lei apresentado pelos vereadores Nelsinho Dib, Alexandre Vasconcellos e Allex Dellas, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Corumbá, que poderá beneficiar pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida, e portadoras de doenças crônicas. 

A proposta visa fazer com que o Município encaminhe às residências dessas pessoas, remédios de uso contínuo prescritos em tratamento regular por profissional da saúde da rede municipal. 

O Projeto de Lei prevê que a periodicidade da entrega será preferencialmente mensal, devendo sempre atender aos requisitos e a quantidade necessária de medicamento, de modo que não seja interrompido o tratamento no qual o paciente foi submetido. 

O envio dos medicamentos obedecerá às prescrições médicas e será executado mediante o cadastramento prévio do paciente, que deverá ser atualizado anualmente para fins de endereçamento, prova e identidade do recebedor, obedecendo as quantidades prescritas pelo médico , conforme a necessidade de cada paciente. 

Além da comprovação dos requisitos para ingressar no Programa Medicamento em Casa, os interessados em obter os benefícios deverão ainda demonstrar as seguintes condições: ser residente em Corumbá, e estar devidamente cadastrado junto à Secretaria Municipal de Saúde. 

Cita ainda que o Poder Executivo Municipal avaliará a necessidade do encaminhamento do remédio no domicílio do paciente, mediante prévia avaliação e constatação da condição de saúde em que se encontra o assistido, e se este preenche os requisitos da Lei, realizada por profissional especializado (médico). 

Os vereadores informaram que o programa visa melhorar e garantir o acesso mais efetivo aos medicamentos e organizar a assistência farmacêutica das pessoas que fazem uso de remédios contínuos, que, em sua maioria, têm mobilidade nula ou reduzida, como acamados, idosos, cadeirantes, entre outros. 

“São pessoas que, em decorrência de seu estado de saúde debilitado, quer pela própria doença, pela idade ou pela situação financeira, enfrentam problemas e encontram dificuldades na adesão e na continuidade de seu tratamento médico”, enfatizou Nelsinho Dib. 

O Projeto de Lei objetiva também proporcionar o resguardo dos principais grupos de risco expostos à Covid-19 e a outras enfermidades. Na justificativa, os vereadores destacaram que o programa já é adotado por diversos municípios brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Campinas, entre outros, com sucesso. 

 

 

* Informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Corumbá

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Brigadistas atuam na divisa com a Bolívia para fogo não chegar à Serra do Amolar
Reforço
Mais três aeronaves chegam neste sábado para fortalecer combate à incêndios no Pantanal
Público-alvo
Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
18 km de distância
Bombeiros monitoram incêndio na divisa com Mato Grosso
Destaque
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul renova selo de Hospital Amigo da Criança
2ª noite
Concurso de Quadrilhas Juninas é atração deste sábado no Banho de São João
Tradição
Concurso premia 10 andores na primeira noite do Arraial do Banho de São João
Em Aquidauana
Pantanal Tech MS promove painéis empresariais sobre mercado da carne e nutrição animal
Trabalho que emociona
"Bombeiros são anjos", diz idoso resgatado das chamas na região do Bracinho
Tempo
Com previsão de tempo quente e seco, sábado tem sol e variação de nebulosidade em MS
Corumbá deve atingir a máxima de 34°C

Mais Lidas

2ª noite
Concurso de Quadrilhas Juninas é atração deste sábado no Banho de São João
Trabalho que emociona
"Bombeiros são anjos", diz idoso resgatado das chamas na região do Bracinho
Tradição
Concurso premia 10 andores na primeira noite do Arraial do Banho de São João
Reforço
Mais três aeronaves chegam neste sábado para fortalecer combate à incêndios no Pantanal