Menu
domingo, 11 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Projeto de Lei prevê criação de Subprefeituras no Município de Corumbá

02 março 2021 - 13h32ASCOM

Um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação de Subprefeituras no Município de Corumbá foi apresentado na sessão de ontem, segunda-feira, 1º de março, na Câmara. A proposta partiu do vereador Yussef Salla e estes organismos terão a incumbência de planejar, controlar e executar os sistemas locais obedecidos às políticas, diretrizes e programas fixados pela instância central da administração, entre outras funções.

Além da criação, o Projeto de Lei dispõe sobre a estrutura e atribuições das Subprefeituras, estabelece procedimentos para sua implantação e prevê a transferência gradual de órgãos e funções da Administração Direta Municipal, cabendo aos subprefeitos a decisão, direção, gestão e o controle dos assuntos municipais em nível local, respeitada a legislação vigente e observadas as prioridades estabelecidas pelo Poder Executivo.

Além disso, as Subprefeituras, órgãos da Administração Direta, serão instaladas em áreas administrativas de limites territoriais estabelecidos em função de parâmetros e indicadores socioeconômicos.

“Serão importantes na instituição de mecanismos que democratizem a gestão pública, fortalecendo as formas participativas que existam em âmbito regional, bem como coordenar o Plano Regional e Plano de Bairro, Distrital ou equivalente, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Estratégico da Cidade”, observou o autor.

Pela proposta, as Subprefeituras terão dotação orçamentária própria, com autonomia para a realização de despesas operacionais, administrativas e de investimento, e participação na elaboração da proposta orçamentária da Prefeitura.

A iniciativa prevê a criação de sete Subprefeituras, constituídas pelos respectivos Distrito, Assentamentos e Bairros em pontos estratégicos como no Distrito de Albuquerque, nos assentamentos Paiolzinho e Urucum, bem como nos bairros Nova Corumbá, Popular Velha, Dom Bosco e centro da cidade, e os subprefeitos serão de livre nomeação pelo Prefeito.

INFRAESTRUTURA

Ainda durante a sessão, Yussef Salla solicitou ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, o recapeamento da Rua Professor Valdecir de Oliveira, entre as ruas Edu Rocha e a Cyríaco de Toledo, no Bairro Nova Corumbá.

Explicou que o serviço é uma reivindicação da própria comunidade que reclamas das condições da via, com muitos buracos, e que acabam causando danos materiais aos veículos, com riscos inclusive de acidentes.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é acusado de agredir a própria mãe no bairro Vila Guarani
OPERAÇÃO
Operação Ágata Oeste tem resultados expressivos de apreensão de drogas e armas
SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
SAÚDE
Corumbá institui Núcleo de Reabilitação Pós Covid com atendimento multidisciplinar