Menu
terça, 19 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Projeto de Lei prevê criação de Subprefeituras no Município de Corumbá

02 março 2021 - 13h32ASCOM

Um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação de Subprefeituras no Município de Corumbá foi apresentado na sessão de ontem, segunda-feira, 1º de março, na Câmara. A proposta partiu do vereador Yussef Salla e estes organismos terão a incumbência de planejar, controlar e executar os sistemas locais obedecidos às políticas, diretrizes e programas fixados pela instância central da administração, entre outras funções.

Além da criação, o Projeto de Lei dispõe sobre a estrutura e atribuições das Subprefeituras, estabelece procedimentos para sua implantação e prevê a transferência gradual de órgãos e funções da Administração Direta Municipal, cabendo aos subprefeitos a decisão, direção, gestão e o controle dos assuntos municipais em nível local, respeitada a legislação vigente e observadas as prioridades estabelecidas pelo Poder Executivo.

Além disso, as Subprefeituras, órgãos da Administração Direta, serão instaladas em áreas administrativas de limites territoriais estabelecidos em função de parâmetros e indicadores socioeconômicos.

“Serão importantes na instituição de mecanismos que democratizem a gestão pública, fortalecendo as formas participativas que existam em âmbito regional, bem como coordenar o Plano Regional e Plano de Bairro, Distrital ou equivalente, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Estratégico da Cidade”, observou o autor.

Pela proposta, as Subprefeituras terão dotação orçamentária própria, com autonomia para a realização de despesas operacionais, administrativas e de investimento, e participação na elaboração da proposta orçamentária da Prefeitura.

A iniciativa prevê a criação de sete Subprefeituras, constituídas pelos respectivos Distrito, Assentamentos e Bairros em pontos estratégicos como no Distrito de Albuquerque, nos assentamentos Paiolzinho e Urucum, bem como nos bairros Nova Corumbá, Popular Velha, Dom Bosco e centro da cidade, e os subprefeitos serão de livre nomeação pelo Prefeito.

INFRAESTRUTURA

Ainda durante a sessão, Yussef Salla solicitou ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, o recapeamento da Rua Professor Valdecir de Oliveira, entre as ruas Edu Rocha e a Cyríaco de Toledo, no Bairro Nova Corumbá.

Explicou que o serviço é uma reivindicação da própria comunidade que reclamas das condições da via, com muitos buracos, e que acabam causando danos materiais aos veículos, com riscos inclusive de acidentes.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade
Incentivo
Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março
Semana do Jovem Eleitor
Campanha do TSE nas redes sociais incentiva o voto entre jovens de 16 e 18 anos
Acima da meta
Acórdãos do Tribunal de Justiça de MS são publicados em até três dias úteis
Internacional
Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Mãe e Filho
Homem descumpre medida protetiva e é preso com 30 trouxinhas de pasta base
Cheff Escolar
Software auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
Novidade da edição
Campeonato de Arremesso do FIPEC 2024 teve mulher como campeã

Mais Lidas

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
AGETRAT
Estudo aponta que 4,75% dos condutores desrespeitam o sinal vermelho em Corumbá
Consolidado
FIPEC 2024 premia vencedores e bate recorde em todas as áreas