Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Projeto de Lei pede inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física da Reme

15 agosto 2022 - 09h02Assessoria Câmara Municipal

O vereador Marcelo Araújo apresentou um Projeto de Lei na Câmara Municipal que dispõe sobre a implementação de planejamento específico de conteúdo e de atividades que incluam os estudantes com deficiência nas aulas de educação física das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá. 

Conforme o documento, o planejamento ficará a cargo da Secretaria de Educação que deverá possibilitar a prática da Educação Física adaptada para garantir a inclusão do estudante com deficiência nas atividades da educação física escolar. 

Além disso, deverá promover a capacitação de professores da área; garantir a adequação dos espaços físicos das escolas nos termos da legislação vigente no que tange à acessibilidade; promover o atendimento educacional no que diz respeito à Educação Física escolar; bem como favorecer a conscientização da sociedade com o intuito de construir uma cultura de educação inclusiva. 

Marcelo explicou que as atividades físicas a serem desenvolvidas deverão observar as necessidades de cada aluno, e que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação, poderá realizar convênios com instituições e entidades públicas ou privadas, para o desenvolvimento da educação física adaptada. 

Em sua justificativa, o vereador citou o disposto na Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que diz que o poder público deve promover a participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, culturais, esportivas e recreativas, com vistas ao seu protagonismo. 

Que deve incentivar a provisão de instrução, de treinamento e de recursos adequados, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas; assegurar acessibilidade nos locais de eventos e nos serviços prestados por pessoa ou entidade envolvida na organização das atividades de que trata este artigo; e assegurar a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer, culturais e artísticas, inclusive no sistema escolar, em igualdade de condições com as demais pessoas. 

“A nossa proposta visa garantir a efetivação dos objetivos, princípios, diretrizes e estratégias previstos na referida Legislação. Importa ressaltar que a prática de atividades físicas inclui pessoas”, reforça, citando Bruna Bardella, Psicóloga do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB): “Historicamente, o esporte salvou vidas de pessoas com deficiência, principalmente no processo de reabilitação e, consequentemente, tiveram outros benefícios”. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal