Menu
quinta, 13 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Projeto de Lei cria fundo estadual de apoio às pessoas com deficiência em MS

23 setembro 2022 - 09h16Redação

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) Projeto de Lei 239/2022, que propõe sobre a criação do Fundo Estadual de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de Mato Grosso do Sul (FEAD-PCD/MS), com objetivo de custear ações de defesa e promoção de direitos das pessoas com deficiência.   

O anúncio sobre a intenção do governo estadual em criar o fundo específico foi feito no dia 21 de setembro, pelo secretário Estadual de Cidadania e Cultura (Secic), Eduardo Romero, durante o II Seminário Estadual de Politicas Públicas para Pessoas com Deficiência do Mato Grosso do Sul, realizado no auditório no Bioparque Pantanal.  

Pela proposta, os recursos do fundo, que prevê montante de R$ 46 milhões, podem ser aplicados no custeio de despesas com programas, projetos, ações e serviços destinados ao atendimento das pessoas com deficiência, visando a assegurar os seus direitos fundamentais e a participação efetiva na sociedade.   

O fundo também poderá ser utilizado para apoiar campanhas, eventos, pesquisas e estudos referentes à situação da pessoa com deficiência, que objetivem eliminar barreiras arquitetônicas, de comunicação e atitudinais. Pela proposta, recursos do fundo estadual também podem financiar programas de reabilitação, capacitação e inclusão profissional das pessoas com deficiência e a geração de emprego e renda para este público.   

Conforme o Projeto de Lei de autoria do Executivo Estadual, os recursos financeiros do FEAD-PCD/MS serão oriundos de dotação orçamentária do Estado, aportes e doações de pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais. Além disso, pode receber emendas parlamentares, transferências nacionais, provenientes de multas, entre outras possiblidades.   

A subsecretária estadual de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, destaca que a criação do fundo é um marco histórico para Mato Grosso do Sul. “É importante dizer que ele (fundo) já veio com recurso. É um divisor de águas na efetivação das políticas públicas para as pessoas com deficiência. Nosso compromisso e preocupação é fazer uma boa gestão deste fundo e que as ações cheguem a todas as pessoas com deficiência”, frisa.   

Tania Regina Noronha Cunha, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destaca que com a vigência do fundo será possível colocar em prática vários projetos. “Vale lembrar que o FEAD-PCD/MS é para atender os municípios, vai chegar ao interior do Estado este MS Acessível que queremos e para que as pessoas com deficiência e seus familiares possam usufruir dos seus direitos já garantidos na legislação”, pontua.   

Durante o seminário também foram anunciadas alterações no Decreto n° I5.788, de 7 de outubro de 2021, que dispõe sobre a seleção de pessoas com deficiência nos editais do Estado de Mato Grosso do Sul. A principal mudança foi no Art 8º do referido decreto, que trata sobre a avaliação presencial do candidato realizada pela equipe disciplinar, em relação ao enquadramento na condição de pessoa com deficiência.   

O secretário titular da Secic, Eduardo Romero destaca que as mudanças feitas no decreto estadual que versa sobre seleção das pessoas com deficiência em concursos públicos é um grande avanço enquanto política pública, tornando mais democrático, mais inclusivo. “Antes era feita uma seleção que prioriza mais adaptar a pessoa à vaga do que adaptar a vaga à pessoa com deficiência. Depois de conversas com o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado, outras instituições e com o público mais diretamente interessado, conseguimos avanços para a inserção do PcD nos espaços de trabalho, em especial nos concursos públicos”, diz. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
Turismo
Consultoria vai facilitar certificação internacional para destinos e negócios de turismo em MS
Meio Ambiente
Câmara pede apoio técnico e logístico ao Governo Federal para combater queimadas no Pantanal
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal