Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Projeto da Marinha vai oferecer formação de condutores para recrutas em Ladário

24 maio 2024 - 08h32Gesiane S. Lourenço

Com o objetivo de ampliar a qualificação profissional dos recrutas (militares temporários), em situação de vulnerabilidade social, a Marinha do Brasil vai instalar, na Base Militar de Ladário, um Centro de Formação de Condutores (CFC). Nesta semana, uma equipe do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) esteve no Comando do 6º Distrito Naval em visita técnica que precede a abertura de CFC na instituição.

"A visita foi para alinhamento, orientação e verificação  do espaço físico destinado à abertura de CFC na Marinha", explica Noemia Rodrigues da Gerência de Controle de Credenciamento de Habilitação de Condutores (GCCHC).

Além de conhecer o espaço destinado à instalação do CFC Militar, os representantes do Detran também puderam conhecer a estrutura da instituição, bem como o Projeto Social Soldado Cidadão que será beneficiado com a instalação da instituição de ensino.

"Na ocasião  a 1ª Ten. Jaqueline e o Suboficial Freitas, juntamente com seu Comandante Cláudio Borges Amorim, falaram sobre o Projeto Soldado Cidadão (PSC) que tem como finalidade proporcionar uma qualificação profissional aos militares temporários carentes ou em situação de risco social. Com  a abertura do CFC, o referido projeto possibilitará que os soldados sejam habilitados (CNH) e para os já habilitados, realizar mudança de categoria da CNH", explica Noemia.

A próxima etapa é a capacitação dos recursos humanos, que consiste na formação de diretor geral e ensino e dos instrutores. A formação é requisito obrigatório para abertura de CFC. A previsão da Marinha é de iniciar as atividades ainda este ano.

Os CFC´s militares atendem somente militares da corporação, sem fins lucrativos. Com o credenciamento, o Comando do 6° Distrito Naval estará apto a formar os militares em todas as categorias, inclusive fazer a mudança de categorias C, D, E na CNH.

Além da gerente de Controle de Credenciamento de Habilitação de Condutores, Noemia Rodrigues, participaram da agenda os servidores Maria Aparecida Weiss e Jean Phelipe Rodrigues.

Sobre o Projeto Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão tem a missão de qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o Serviço Militar, complementando sua formação cívica-cidadã e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas.

É uma Ação desenvolvida pelo Ministério da Defesa, por intermédio dos Comandos das Forças Singulares – Marinha, Exército e Aeronáutica – que destina recursos orçamentários para qualificar social e profissionalmente os jovens voluntários que prestam o Serviço Militar para ingressos no mercado de trabalho, por ocasião do Licenciamento por término de tempo de serviço.

O PSC foi lançado oficialmente pelo Governo Federal em 2004, beneficiando as três Forças Armadas e abrangendo todo o território nacional (26 Estados e o Distrito Federal). Desde a sua origem, há 18 anos, o Projeto já beneficiou mais de 261 mil jovens.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Orientação
Fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal exige cuidados extras com a saúde
Flagrante
Dupla é presa com quase 4 kg de maconha em ônibus que seguia para Capital
IBGE
Empresas formadas apenas por sócios e proprietários eram maioria e pagavam menores salários em 2022
Reunião
Brigada Voluntária define plano de ação em caso de incêndio na Apa Baía Negra
Tradição
Banho de São João começa hoje com Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago
Frota
Saúde de Corumbá ganha reforço com nova ambulância UTI Móvel
Oportunidade
Senai e Governo de MS lançam edital de R$ 10 milhões para iniciativas de bioeconomia na indústria
Utilidade Pública
Paço Municipal terá atendimento ao público em horário diferenciado na segunda-feira, dia 24
Cidadania
Programa Povo das Águas atende ribeirinhos do Taquari a partir deste domingo
Operação
Grupo Técnico inicia trabalho de resgate à animais atingidos pelo fogo no Pantanal

Mais Lidas

Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Assistência
Abertas as inscrições para Casamento Civil Comunitário 2024 em Corumbá