Menu
quarta, 28 de fevereiro de 2024
Vetorial - fevereiro 2024
Vetorial - fevereiro 2024
Geral

Projeto da Escola Cyríaco promove roda de conversa de vereador com estudantes

02 julho 2018 - 09h22Câmara de Corumbá

Estudantes do 9º ano da Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo iniciaram a manhã da última sexta-feira, 29, de forma diferente. Eles deixaram a sala de aula e participaram de uma roda de conversa com o vereador Yussef Salla, como parte do Projeto Chá com Biscoito, idealizado pela professora de Leitura, Cláudia Couto, nas dependências da Biblioteca Lúcia Margareth de Mattos Martinez.

Foi um bate papo descontraído que oportunizou alunos e alunas, um pouco mais de conhecimento sobre o trabalho desenvolvido por um vereador, bem como em relação às atividades profissionais do edil que tem na Fisioterapia, a sua profissão.

“Hoje estou vereador, mas a minha profissão é fisioterapeuta”, disse Yussef ao se apresentar aos alunos, citando que a sua atuação se dá mais na Rede Pública, como servidor municipal, do que na iniciativa privada: “não sobra tempo”, prosseguiu.

Durante mais de uma hora, o vereador foi ‘sabatinado’ pelos estudantes que já estão planejando o futuro. Aliás, um dos objetivos do projeto foi justamente promover encontro de pessoas dos mais diferentes segmentos da sociedade, para que os jovens comecem a pensar em seu futuro, que profissão seguir, principalmente, conforme explicou a professora Cláudio Couto.

“Foi extremamente gratificante o encontro com estudantes da Escola Cyríaco. Eles demonstraram conhecimento dos assuntos atuais e isto ficou evidenciado nos questionamentos”, enfatizou Yussef. “Está de parabéns a professora Cláudia, a direção da escola, pela realização desse projeto e pelo trabalho que está sendo desenvolvido nessa biblioteca que serve de exemplo para outros estabelecimentos de ensino da cidade”, continuou.

Biblioteca, passo importante

Cláudia explicou que o projeto surgiu a partir da ativação da biblioteca. “O nosso secretário Genilson Canavarro tem como foco a leitura. Foi pensando nisso que resolvemos implantar essa biblioteca na escola e contamos com total apoio da nossa diretora Clarice”, informou.

Ela citou que buscou inovar e reaproveitou tudo, inclusive o espaço que passou por uma transformação, tornando o local mais aconchegante. “A biblioteca leva o nome da Professora Lucia Margareth que dedicou a sua vida à Escola Cyríaco. O nosso secretário tem como proposta, implantar bibliotecas em todas as escolas até 2020, e nós fizemos a nossa parte”, contou.

Além de ser palco do Projeto Chá com Biscoitos (iniciou em junho com um encontro com o escritor Benedito Carlos Gonçalves de Lima), a biblioteca tornou-se um espaço importante na Escola. “Tem o cantinho do professor, com livros didáticos; dos alunos que podem trabalhar por tema, e até uma biblioteca itinerante”, citou.

Tudo isso foi permitido a partir de improvisações com livros distribuídos em cestinhas plásticas; em caixas de madeira utilizadas para transporte de frutas; cabides, assim como um carrinho de supermercado que roda a escola, lotado de livros.

A criatividade da direção e professores da Escola Cyríaco Félix de Toledo foi elogiada pelo vereador Yussef. Após o encontro com os estudantes, ele citou que é preciso expandir a ideia e levar o projeto para outras escolas do Município, inclusive buscando padrinhos “que podem ser a empresas de Corumbá. Vamos avançar nessa ideia”, prometeu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ensino
Curso "Me salve!" está com matrícula grátis e 1ª mensalidade para 10 de março
Saúde Pública
UTI Neonatal em Corumbá é tema de audiência pública hoje, na Câmara
Justiça Eleitoral
Toffoli anula provas que embasam ação contra Delcídio no TRE
Reconhecimento
Policiais são homenageados por resgate de família que vivia em cárcere privado no Pantanal
Serviço Público
Santa Casa anuncia fechamento do setor psiquiátrico em Corumbá
Atração confirmada
2º Festival de Cerveja de Bonito terá show de Raimundos
Consenso
Deputados aprovam proibição da pesca do Dourado por mais um ano em MS
Valorização
Adicional de fronteira a policiais e integrantes do Corpo de Bombeiros é solicitado na Câmara
Eleições 2024
TSE determina revalidação de biometria feita há mais de 10 anos
Campanha
Corumbá abre três postos para multivacinação neste sábado, 02 de março

Mais Lidas

Designada
Presídio feminino de Corumbá tem nova diretora
24 horas
Três vítimas são transportadas para o Pronto Socorro no último plantão
No acostamento
Traficantes abandonam caminhão com 360 kg de drogas na fronteira de Corumbá
Grátis até 2032
Mais de 14 mil novas identidades já foram emitidas em MS