Menu
domingo, 26 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Projeto da Escola Cyríaco promove roda de conversa de vereador com estudantes

02 julho 2018 - 09h22Câmara de Corumbá

Estudantes do 9º ano da Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo iniciaram a manhã da última sexta-feira, 29, de forma diferente. Eles deixaram a sala de aula e participaram de uma roda de conversa com o vereador Yussef Salla, como parte do Projeto Chá com Biscoito, idealizado pela professora de Leitura, Cláudia Couto, nas dependências da Biblioteca Lúcia Margareth de Mattos Martinez.

Foi um bate papo descontraído que oportunizou alunos e alunas, um pouco mais de conhecimento sobre o trabalho desenvolvido por um vereador, bem como em relação às atividades profissionais do edil que tem na Fisioterapia, a sua profissão.

“Hoje estou vereador, mas a minha profissão é fisioterapeuta”, disse Yussef ao se apresentar aos alunos, citando que a sua atuação se dá mais na Rede Pública, como servidor municipal, do que na iniciativa privada: “não sobra tempo”, prosseguiu.

Durante mais de uma hora, o vereador foi ‘sabatinado’ pelos estudantes que já estão planejando o futuro. Aliás, um dos objetivos do projeto foi justamente promover encontro de pessoas dos mais diferentes segmentos da sociedade, para que os jovens comecem a pensar em seu futuro, que profissão seguir, principalmente, conforme explicou a professora Cláudio Couto.

“Foi extremamente gratificante o encontro com estudantes da Escola Cyríaco. Eles demonstraram conhecimento dos assuntos atuais e isto ficou evidenciado nos questionamentos”, enfatizou Yussef. “Está de parabéns a professora Cláudia, a direção da escola, pela realização desse projeto e pelo trabalho que está sendo desenvolvido nessa biblioteca que serve de exemplo para outros estabelecimentos de ensino da cidade”, continuou.

Biblioteca, passo importante

Cláudia explicou que o projeto surgiu a partir da ativação da biblioteca. “O nosso secretário Genilson Canavarro tem como foco a leitura. Foi pensando nisso que resolvemos implantar essa biblioteca na escola e contamos com total apoio da nossa diretora Clarice”, informou.

Ela citou que buscou inovar e reaproveitou tudo, inclusive o espaço que passou por uma transformação, tornando o local mais aconchegante. “A biblioteca leva o nome da Professora Lucia Margareth que dedicou a sua vida à Escola Cyríaco. O nosso secretário tem como proposta, implantar bibliotecas em todas as escolas até 2020, e nós fizemos a nossa parte”, contou.

Além de ser palco do Projeto Chá com Biscoitos (iniciou em junho com um encontro com o escritor Benedito Carlos Gonçalves de Lima), a biblioteca tornou-se um espaço importante na Escola. “Tem o cantinho do professor, com livros didáticos; dos alunos que podem trabalhar por tema, e até uma biblioteca itinerante”, citou.

Tudo isso foi permitido a partir de improvisações com livros distribuídos em cestinhas plásticas; em caixas de madeira utilizadas para transporte de frutas; cabides, assim como um carrinho de supermercado que roda a escola, lotado de livros.

A criatividade da direção e professores da Escola Cyríaco Félix de Toledo foi elogiada pelo vereador Yussef. Após o encontro com os estudantes, ele citou que é preciso expandir a ideia e levar o projeto para outras escolas do Município, inclusive buscando padrinhos “que podem ser a empresas de Corumbá. Vamos avançar nessa ideia”, prometeu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Palestras
3ª edição da Semana da Saúde do Sesc tem foco nos reflexos da pandemia
SCT 2021
IFMS abre inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia
Javaporco
PMA flagra criação ilegal de javalis em propriedade de Dourados
Alerta
De agendamentos a esquemas de 'pirâmides', entenda os maiores golpes do Pix em MS
Retomada
Fundtur recebe inscrições no Programa "Incentiva+MS Turismo" até 5 de outubro
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Balanço
Mais de 50% das drogas apreendidas na Operação Fronteiras e Divisas I são de MS
Economia
Comércio deve facilitar pagamento e ser cauteloso para o Dia das Crianças

Mais Lidas

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Desenvolvimento
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida