Teve início terça-feira, 14 de Agosto, na Escola Municipal Ângela Maria Perez a formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa vai atender aproximadamente 450 estudantes do 5° ano do ensino fundamental das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME) Cássio Leite de Barros, Almirante Tamandaré e Ângela Maria Perez e a Escola Estadual Dom Bosco.
O Proerd é desenvolvido em parceria entre o 6º Batalhão da Polícia Militar e a Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria de Educação do Município.
O programa é de aplicação exclusiva da Polícia Militar, com policiais rigidamente selecionados e capacitados através de um curso de formação em que são preparados para atuar em sala de aula e aplicar as noções de prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.
O conteúdo didático e pedagógico é composto de 10 lições que abordam: segurança pessoal; maneiras de dizer “não” às ofertas de drogas; abuso e uso das drogas; autoestima; influência dos meios de comunicação (propaganda); alternativas para não usar drogas; pressão dos companheiros; consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas (principalmente o álcool e o cigarro); noções de cidadania, maneiras de se lidar com as tensões do dia-a-dia e formas de evitar a violência.
O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), surgido nos Estados Unidos em 1983 e implantado no Brasil em 1992 e que já atendeu mais de 50 milhões de crianças em 58 países. No município de Corumbá foi implantado em 2002.
Deixe seu Comentário
Leia Também
181 é ferramenta para denuncia anônima em Mato Grosso do Sul

Reforma de escolas municipais é solicitada por vereador durante sessão da Câmara

Vereador sugere transformar o Marina Gattass em espaço para esportes radicais

Projeto de Lei obriga instituições a disponibilizar intérpretes de Libras na cidade

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em agosto

Polícia investiga empresa por fraude em oferta de vacina

Prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Dom Martinez

PM de Corumbá prende foragido da justiça e apreende arma branca
