Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Programa de empreendedorismo feminino é lançado nacionalmente e prevê ações em MS

18 outubro 2022 - 10h15Agência Sebrae de Notícias

Nesta segunda-feira (17), a Caixa Econômica Federal, em parceria com o Sebrae, lançou o Caixa pra Elas Empreendedora, uma vertente do programa de atendimento personalizado a mulheres voltada para a promoção do empreendedorismo. Para incentivar a formalização das mulheres como microempreendedoras individuais (MEI), a iniciativa oferece orientações e capacitações, além de prever uma linha de crédito específica para esse público.

A ação irá ocorrer até o dia 19 de novembro, quando é comemorado do Dia do Empreendedorismo Feminino, e acontece em âmbito nacional, incluindo Mato Grosso do Sul, em apoio as mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras presentes no país. De acordo com o superintendente executivo de Varejo da Caixa Econômica Federal no Estado e conselheiro do Sebrae/MS, Márcio Nunes Fonseca, a iniciativa vem como suporte para possibilitar que as mulheres se estabeleçam no mundo dos negócios e garantam renda para o sustento da sua família.

“A Caixa, além de ser o banco de todos os brasileiros, passa a ser a mãe da causa feminina, atuante na prevenção, na promoção do empreendedorismo de mulheres na sociedade, no intuito de disseminar e fomentar uma cultura vencedora, ultrapassar barreiras, criar valores, dar assistência, gerar negócios e resultados, não apenas para a Caixa, mas para o empoderamento das mulheres do Brasil”, destacou o superintendente.

Márcio Nunes, superintendente executivo de varejo da Caixa, destaca a importância de dar apoio ao público feminino. Foto: Divulgação

Em Mato Grosso do Sul, o Sebrae já tem um histórico de 10 anos de apoio ao empreendedorismo feminino, inclusive com a criação do programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso – que hoje está presente em todo país e, segundo a diretora-técnica da instituição no Estado, Maristela França, essa parceria com a Caixa Econômica Federal traz mais uma iniciativa importante para fortalecer o público feminino.

“A nossa parceria com a Caixa sempre foi forte no sentido de atender as nossas clientes com soluções bancárias e crédito e, hoje, essa é mais uma ação no contexto nacional que vem ao encontro do que essas mulheres precisam. O Sebrae vai estar ao lado tanto de quem tem um sonho e quer empreender, quanto daquelas 73 mil mulheres em MS que já são microempreendedoras, levando capacitações e acesso à informação. Então, essa iniciativa traz a complementariedade da atuação das duas instituições: o Sebrae leva conhecimento e a Caixa oferece as soluções bancárias que são imprescindíveis para todas as empreendedoras entrarem e permanecerem no mercado”, enfatizou Maristela.

Diretora-técnica do Sebrae-MS, Maristela França, destaca a parceria para o fomento do empreendedorismo feminino. Foto: Divulgação 

Como funciona

A iniciativa visa a apoiar as empreendedoras em todas as fases do negócio, com uma “rampa” com ações diferenciadas que visam atender desde quem ainda não empreende até aquelas mulheres que querem se consolidar no mercado. Para quem está começando e ainda não tem um negócio formalizado, ou deseja ingressar no mundo o empreendedorismo, a Caixa vai liberar uma linha de crédito específica, a partir da formalização como Microempreendedora Individual (MEI), além da participação em capacitação concedida pelo Sebrae. Com o cumprimento desses dois requisitos, o empréstimo poderá ser liberado.

No total, a expectativa é que sejam concedidos, em âmbito nacional, até R$ 1 bilhão nessa linha de crédito, com tíquete médio de R$ 1 mil, e poderá ser solicitado até dia 19 de novembro. Já no segundo nível da rampa, empreendedoras já formalizadas e que precisam de incentivo para desenvolver seus negócios serão encaminhadas para realização de cursos específicos e podem contratar linhas de crédito que viabilizem os planos de crescimento que possuem.

Nesse estágio, há benefícios que podem ser concedidos para microempreendedoras que possuem 3 ou 7 meses de faturamento. Por fim, há o último patamar voltado para as empreendedoras que querem expandir seu negócio e já possuem 12 meses de faturamento. Esse nível também traz oportunidades de crédito, além de cursos de capacitação voltados para a inovação.

Mais informações sobre capacitações e orientações oferecidas pelo Sebrae por meio da iniciativa podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800. Em Mato Grosso do Sul, a sede da instituição está localizada em Campo Grande, na Avenida Mato Grosso, nº 1661 e, além desse espaço, na capital sul-mato-grossense, também há outras duas unidades: o Sebrae Nova Lima e o Sebrae Parati/Aero Rancho. No interior do Estado, o Sebrae possui unidades regionais em Dourados, Bonito, Coxim, Três Lagoas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul