Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Professores da Rede Municipal de Ensino escolhem livros didáticos para 2019

06 setembro 2018 - 07h18Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou uma reunião para a escolha do Livro Didático do PNLD, para o Ciclo 2019-2022 das escolas municipais. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Padre Ernesto Sassida CAIC, na segunda-feira, 03 de setembro, e contou com a presença dos Coordenadores Pedagógicos e professores que atuam nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

O PNLD, Programa Nacional do Livro Didático é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, de forma regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital. 

A escolha foi feita nas escolas que possuem a modalidade de Ensino fundamental I, do 1° ao 5° ano e de Educação Infantil. Os gestores se reuniram com a equipe de professores, analisaram os livros, considerando discussões e concepções definidas no Projeto Politico Pedagógico da Escola, para o ensino e aprendizagem da 1ª etapa do Ensino Fundamental.  A participação dos professores neste processo foi fundamental para a aplicação desse instrumento na gestão das práticas de ensino. 

Segundo o secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, “esse é um momento muito importante para a educação de nossa cidade. Todos os livros que chegaram  nas escolas para serem analisados já estão de acordo com a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com isso os professores têm a oportunidade de conhecerem melhor a Base e estudarem os livros. A Secretaria Municipal de Educação optou pela escolha unificada, para que o material escolhido seja adotado por toda a rede de ensino, pois quando o aluno trocar de escola dentro da rede municipal, ele não terá prejuízos quanto ao conteúdo”.  

Entre as novidades para o ciclo PNLD 2019 é que este será o primeiro ciclo de materiais didáticos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A expectativa é que os materiais possam apoiar escolas no desenvolvimento de competências e novas habilidades. Outra inovação é que o PNLD oferecerá livros para os professores da etapa da Educação Infantil e para os professores do componente Educação Física. Além disso, os Manuais de todos componentes e etapas virão em um formato novo, mais adequado para a visualização dos professores. O PNLD 2019 ainda contemplará livros de Projetos Integradores, que são obras didáticas com propostas pedagógicas que integram no mínimo dois componentes curriculares.

Ainda a partir desta edição, todas as obras dos anos iniciais do Ensino Fundamental serão consumíveis, o que significa que os alunos não precisarão devolver os materiais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Empresário alvo de operação contra fraudes em licitações recorre ao TJMS e tem liberdade negada
Geral
Seca baixa nível do Rio Paraguai e paralisa exportações de minério em Mato Grosso do Sul
Geral
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%
Geral
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue
Tempo
Sexta-feira amanhece com 24 graus em Corumbá
A temperatura máxima pode chegar a 33°
Geral
Balanço de combate ao furto de energia registra mais de 7 mil irregularidades em 2023 no MS
Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira