Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Procon na palma da mão garante direitos do consumidor durante a Black Friday

27 novembro 2020 - 08h00Portal de Notícias do Governo de MS

Nesta sexta-feira (27) acontece oficialmente o Black Friday, evento anual que promete descontos em lojas online e físicas em todo Brasil. E para garantir os direitos do consumidor o Procon de Mato Grosso do Sul orienta e disponibiliza os canais de atendimento ao cidadão. 

Quem possui celular com internet, não precisa gastar tempo enfrentando transito e filas para fazer uma denúncia, basta tirar o celular do bolso e formalizar a reclamação pelo MS Digital. O procedimento todo entre o acesso ao app e a conclusão da queixa não leva nem 5 minutos e tem a mesma legitimidade de uma denúncia presencial, pois cai direto no sistema do Procon.

O consumidor precisará preencher seis etapas: tipo de denúncia, tipo de local, anexo de até três fotografias, descrição do ocorrido em até 200 caracteres, endereço do estabelecimento com opção de captura automática da localização do denunciante, e finaliza com o envio da denúncia sujeita a todas as consequências legais.

Para quem tem dificuldades com a tecnologia e prefere o método presencial, o Procon estadual em parceria com o Procon municipal estará com um posto avançado de atendimento na rua Barão do Rio Branco com a 14 de julho, em frente a agência da Caixa Econômica Federal. 

O Superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão orienta o consumidor a acompanhar a evolução de preço do produto de desejo e ficar atento ao cumprimento da oferta divulgada pois a venda casada é muito comum. Outro direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor é de que produtos em promoção tem direito a garantia de 90 dias se o produto tiver vício, dano ou defeito.

Para as compras virtuais, a recomendação é sempre verificar o cadeado de segurança na página de navegação e printar as telas para comprovação. O Procon disponibiliza uma lista de sites não recomendados no MS Digital e no site da instituição.

“A dica principal é denunciar. Se for pelo aplicativo, tire foto, faça com que seu direito seja efetivo. O Procon está à disposição de toda sociedade também na rua Barão do Rio Branco com a 14 de julho. Se caso algum fornecedor praticar algum abuso, o Procon vai agir imediatamente”, destaca Salomão.

O aplicativo

Disponível nas lojas virtuais para versões IOS e Android, o MS Digital foi desenvolvido para reunir o máximo de serviços públicos, ocupando pouco espaço nos aparelhos celulares. Para se ter uma ideia, a ferramenta ocupa apenas 32 MB de armazenamento, enquanto apps de troca de mensagens instantâneas, por exemplo, chegam a atingir 86 MB.

Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o MS Digital conta com 80 serviços ativos e 15 mil usuários cadastrados. De acordo com o coordenador de sistema de informação e conteúdo, Sandro Chacha, desde seu lançamento a ferramenta passa por aprimoramento contínuo e não há um limite de serviços a serem disponibilizados na plataforma, desde que simplifiquem a vida do cidadão sul-mato-grossense.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas