Menu
terça, 07 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Procon alerta consumidores sobre desligamento de sinal analógico

21 novembro 2017 - 09h13Assessoria PMC

O Ministério das Comunicações definiu, em 2014, o cronograma do desligamento do sinal analógico em cada município. De acordo com a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), o desligamento só ocorre quando o sinal digital atinge, ao menos, 93% dos domicílios do município. Com a transição, que está sendo aguardada especialmente pelas operadoras, a frequência de 700 MHz será liberada para o 4G. No Brasil, as redes móveis de quarta geração usam atualmente as faixas de 1.800 MHz e 2.600 MHz.

Beneficiários inscritos no CadÚnico podem receber conversor e antena digital gratuitos. Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC

Segundo o presidente da Anatel, Juarez Quadros, o desligamento do sinal analógico vai melhorar a qualidade da telefonia, porque libera o espaço para o sinal 4G, pois as empresas passam a usar essa nova frequência, melhorando a qualidade do celular, principalmente na velocidade da internet. A vantagem é para telespectadores e usuários de celular.

O Procon de Corumbá alerta aqueles quem têm TV analógica sobre a necessidade de ter conversor e antena digital para continuar a ver as imagens. A Empresa Administradora da Digitalização distribui kits gratuitos, com antena e conversor, aos beneficiários inscritos no Cadastro Único, que participam de programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica.

As pessoas que visualizarem o "A" e a tarja em suas telas devem tomar providências para continuar assistindo a TV aberta no formato digital. “Se a televisão é antiga, daquelas grandes, de tubo, será preciso trocá-la por uma nova ou adquirir um conversor de TV Digital e, possivelmente, uma antena apropriada, preferencialmente externa, até a data de desligamento do sinal analógico para garantir a recepção da TV Digital”, orienta Andréa Sampaio, diretora-executiva da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

De acordo com ela, se a televisão é nova e tiver um conversor de TV Digital integrado, poderá ser preciso providenciar a antena adequada para a recepção neste formato, caso o domicílio ainda não tenha. A grande maioria dos modelos mais novos de TV, ditos de tela fina (plasma, LCD, LED etc.), já possui um conversor de TV digital integrado, mas é recomendável consultar o manual do produto para ter certeza.

“Em caso de dúvidas, o telespectador poderá procurar informações em uma página especial sobre o assunto na internet (www.vocenatvdigital.com.br) ou entrar em contato gratuitamente com uma central de atendimento telefônico (o número é 147)”, informa Andréa.

“A página e a central de atendimento são da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), associação responsável por auxiliar os brasileiros a compreender as providências que devem ser adotadas para permitir que todos possam continuar assistindo à TV aberta em seu formato digital”, explica Andréa. “Essa associação é formada por empresas de telecomunicações que utilizarão a faixa de radiofrequência hoje ocupada pela TV analógica para a prestação de serviços móveis de quarta geração”.

Há um cronograma de desligamento do sinal analógico da TV aberta nas capitais e principais cidades do país, que vai até 2018, de modo que todo o País passará por esse processo. As demais cidades, que teriam o sinal analógico desativado até 2018, não tiveram as datas de desligamento divulgadas. Agora, a expectativa é que a transição completa ocorra até 2023.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Variedades
RealSbets Brasil - Análise Detalhada do Site de Apostas
Variedades
Avaliação Completa da Mines Brasil
24º ano de campanha
Secretaria divulga programação do Maio Laranja em Corumbá
Prestação de Serviço
Serviço de Atendimento Móvel da Sanesul estará no Cravo Vermelho a partir de quarta-feira (8)
Esporte de Aventura
Equipe técnica trabalha para finalizar Trilha de Longo Curso na Estrada Parque Pantanal
Saúde
Prefeitura trabalha parceria para implantação dos serviços de Cardiologia e UTI Neonatal em Corumbá
No Centro
Agetrat fiscaliza e apreende carros de bolivianos
Meio Ambiente
Brasil: eventos extremos deixam rastros de mortes, destruição e prejuízos de 105 bilhões em 2023
Ajuda Humanitária
TJMS destinará recursos de penas pecuniárias para ajudar o Rio Grande do Sul
Vida Animal
Projeto tenta salvar boi pantaneiro da extinção com fertilização in vitro

Mais Lidas

No Centro
Agetrat fiscaliza e apreende carros de bolivianos
Prestação de Serviço
Serviço de Atendimento Móvel da Sanesul estará no Cravo Vermelho a partir de quarta-feira (8)
Esporte
Circuito Funec de Corrida de Rua 2024 abre inscrições; 1ª etapa será dia 25
Saúde
Prefeitura trabalha parceria para implantação dos serviços de Cardiologia e UTI Neonatal em Corumbá