Menu
sábado, 05 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Processos na justiça trabalhista serão eletrônicos

20 abril 2018 - 09h48Tribunal Regional do Trabalho MS

Os processos físicos em fase de liquidação, execução ou conhecimento em tramitação na Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul serão convertidos para o meio eletrônico. A Portaria TRT/GP/SJ Nº 001/2018, publicada este mês, tornou obrigatório o cadastramento dos autos físicos pelas unidades jurisdicionais. A estimativa é converter cerca de dez mil ações até outubro deste ano.

O "Cadastramento da Liquidação, Execução e Conhecimento (CLEC)" do Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi iniciado no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região em 2016 com a Vara do Trabalho de São Gabriel do Oeste que foi a primeira do Estado a converter 100% dos processos físicos viáveis. No ano passado, as Varas do Trabalho de Mundo Novo e Amambai também finalizaram a conversão dos autos físicos.

Com a publicação da portaria, todas as unidades judiciárias terão 180 dias para cadastrar os processos em trâmite em meio físico no módulo "CLEC". Já os autos de ações pendentes de remessa ao TRT/MS para julgamento de recursos interpostos pelo 2º Grau e as novas liquidações e execuções dos autos físicos serão iniciadas exclusivamente em meio eletrônico, devendo a conversão ser realizada de imediato.

O Cadastramento da Liquidação, Execução e Conhecimento consiste na digitalização de alguns documentos pré-estabelecidos pela Resolução nº 185/2017 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e de outros indicados pelo magistrado, se assim entender necessário, e no cadastramento do processo no Sistema PJe. O tempo para realizar o procedimento varia de acordo com a complexidade de cada processo.

Após a inserção do processo no CLEC, os autos físicos são enviados para o arquivo, prosseguindo-se com o processo apenas pelo meio eletrônico. A mudança garante que as partes, advogados, procuradores, magistrados e servidores envolvidos nos processos que serão convertidos tenham os benefícios proporcionados pelo PJe, como agilidade, ampliação de acesso, economia de recursos e qualidade da prestação jurisdicional. Desde 2014, todos os processos que dão entrada na Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul são eletrônicos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Direito
Irregularidades nas eleições? Saiba onde e como denunciar
Justiça
Corumbá e Ladário não terão lei seca no domingo de Eleição
Eleições 2024
Domingo de eleição não terá feira, mas comércio poderá funcionar normalmente
06 de outubro
Eleição neste domingo começa às 07h e termina às 16h
Plantão
De picada de cobra a emergência na BR 262, Bombeiros registram 13 ocorrências
Destaque
Dia do Homem e da Mulher Pantaneiros é marcado por memórias de lutas ambientais
Internacional
Voo da FAB para repatriação de brasileiros decola de Lisboa
Orientações
Confirme seu local de votação e saiba o que levar no dia da Eleição
Plantão
Homem é encontrado morto em casa no Jardim dos Estados
Oportunidade
Edital de residência agrária abre 40 vagas para recém-formados

Mais Lidas

Justiça Eleitoral
Pardal é multado em R$ 10 mil por disparo de mensagens em WhatsApp
Eleições 2024
Debate na TV é marcado por embate entre Pardal e Dr. Gabriel
Eleições 2024
Justiça confirma regularidade da pesquisa de intenção de voto em Corumbá
Últimas 24h
Emergências clínicas e resgate no Pantanal são destaques no plantão dos Bombeiros