Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Processo seletivo complementar do IBGE tem 215 vagas para MS

26 agosto 2022 - 10h33Redação

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (25), o processo seletivo simplificado complementar (PSS) para contratação temporária de Agentes Censitários e Recenseadores do Censo 2022. Em Mato Grosso do Sul, são 215 vagas, sendo uma vaga para Agente Censitário Municipal (ACM), sete vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS) e 207 para Recenseadores, em diversos municípios do estado, bem como para assentamentos e terras indígenas (TI). 

As vagas para Agentes Censitários são para nível médio completo e para recenseadores a exigência é o nível fundamental completo. As inscrições seguem até a próxima segunda-feira (29), sem cobrança de taxa. 

A seleção será feita por análise curricular. O título apresentado pelo candidato será analisado e, posteriormente, será atribuída a pontuação correspondente, conforme publicado no edital. Para realizar a inscrição, o candidato deve comparecer presencialmente no município de interesse, conforme endereço descrito no quadro de vagas. Antes de se inscrever, o interessado deverá tomar conhecimento do disposto no edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos. 

A remuneração mensal oferecida é de R$ 2.100,00 para o cargo de ACM e de R$ 1.700 para o de ACS, mais auxílio-alimentação e auxílio-transporte. A jornada de trabalho será 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. 

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador. A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses. 

De acordo com o edital, é recomendado que o recenseador tenha uma jornada de trabalho mínima de  25 horas semanais. O profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo. A divulgação do resultado está prevista para o dia 09 de setembro. 

 

 

Processo complementar 

“O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, diz Bruno Malheiros. 

As contratações serão efetuadas nos termos da Lei 8.745, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul