Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Primeiro boletim epidemiológico do ano aponta 105 casos suspeitos de dengue em Corumbá

13 março 2017 - 08h22Gesiane Medeiros com informações da PMC

A secretaria de saúde de Corumbá divulgou na última sexta-feira (10), o primeiro boletim epidemiológico da vigilância em saúde do ano. Os casos contabilizados compreendem ao período de 1° de janeiro a 4 de março. Como já era de se esperar, a dengue ocupa a primeira posição no ranking de endemias na cidade, foram 105 casos suspeitos notificados pela equipe, destes apenas dois foram confirmados no bairro Aeroporto, um no Dom Bosco e um no Centro.

O mapeamento realizado pela saúde municipal auxilia na elaboração de estratégias e ações a serem desencadeadas nos bairros mais atingidos.

O zika vírus obteve 15 casos notificados, seis no Aeroporto, três no Centro, dois no Guanã, um no Cristo Redentor, um no Maria Leite, um na Cervejaria e  um caso foi confirmado no bairro Nova Corumbá. Dentro do período mapeado, nove casos de chikungunya foram contabilizados, dois no centro, um no Aeroporto, um no Dom Bosco, um no Jardim dos Estados e um no Conjunto Primavera. Apenas o caso do bairro Jardim dos Estados foi confirmado.

A dengue, o zíka vírus e a chikungunya são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypdi e causam sintomas como dores no corpo, febre e mal estar.  A forma de prevenir é mesma, moradores devem descartar todos os objetos que possam acumular água e manter o quintal da casa limpo.

Quintais e terrenos abandonados em Corumbá ainda possuem grande quantidade de lixo acumulado. Foto: Clóvis Neto

Outras endemias

Foram confirmados quatro casos de leishmaniose visceral nos bairros Jardim dos Estados, Jardinzinho, Maria Leite e Previsul. Essa é uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

Já a Influenza, ou gripe teve 20 casos notificados. É uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e perda de apetite, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante. Até o momento no município foram confirmados por laboratório três casos de H3 sazonal e um caso de H3 sazonal por vínculo epidemiológico. Os casos ocorreram nos bairros Generoso, Maria Leite, Guatós e Dom Bosco.

Ação

Com base no estudo dos casos notificados e confirmados, e no Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti equipes (Liraa) de 3%, as equipes da Secretaria de Saúde realizaram ação educativa e eliminação de focos do vetor no conjunto Padre Ernesto Sassida; bloqueio mecânico no Centro e Ação pós LIRAa nos Bairros Aeroporto e Jardim dos Estados; ação de Prevenção a Febre Amarela bairro Cervejaria; e planejamento das atividades que serão realizadas pelo setor da Educação em Saúde nas Unidades de Saúde, CRAS e Escolas.

Também foram executadas vistoria e trabalho educativo em duas denúncias de imóveis Fechados e Desocupados; palestras com família cadastradas no CRAS IV; trabalho Educativo na ação nos bairros Guanã e Primavera; e bloqueio mecânico em todos os casos notificados até o momento assim com o manejo ambiental com a remoção de possíveis criadouros do vetor. Visando o controle de casos de leishmaniose foi realizada a instalação de armadilhas tipo CDC para avaliação das ocorrências de flebotomíneos nos imóveis com casos notificados e posteriormente a borrifação para a eliminação destes vetores.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública