Menu
sexta, 01 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Primeira rodada Fiems/Vox Populi mostra como está o cenário eleitoral no estado

27 março 2018 - 08h05Fiems

A exemplo de anos eleitorais anteriores, a Fiems encomendou a primeira rodada de pesquisas do Instituto Vox Populi avaliando o cenário eleitoral para o Governo do Estado, Senado e Presidência da República em Campo Grande (MS). A publicação desta segunda-feira (23) é a primeira de três partes da pesquisa realizada para demonstrar as intenções de votos dos eleitores da Capital.

Essa primeira parte traz a preferência do eleitorado para governador, enquanto a segunda e terceira partes da pesquisa trarão as intenções de votos para senador e para presidente da República, respectivamente, e serão publicadas na terça-feira (27/03) e quarta-feira (28/03). De acordo com a pesquisa Fiems/Vox Populi, o primeiro aspecto levantado foi sobre a melhora ou piora do Estado de Mato Grosso do Sul nos últimos anos.

Para 24%, o Estado melhorou, para 36% nem melhorou e nem piorou, para 37% piorou e 2% não sabem ou não quiseram responder. A pergunta “se nos últimos anos sua vida melhorou ou piorou” apontou que para 37% melhorou, para 34% nem melhorou e nem piorou e para 28% piorou, sendo que 1% não sabem ou não quiseram responder.

A pesquisa também consultou os entrevistados sobre a satisfação em morar no Estado e 7% disseram estar muito satisfeitos, 65% satisfeitos, 21% insatisfeitos e 5% muito insatisfeitos, sendo que 2% não sabem ou não quiseram responder.

A respeito dos principais problemas do Estado, a maioria, ou 34%, apontou a saúde, enquanto em segundo aparece a segurança pública, com 18%, o desemprego, com 14%, a educação, com 12%, a corrupção, com 6%, as vias públicas, com 3%, a habitação, com 2%, a má administração do dinheiro público, com 2%, o desenvolvimento econômico, com 2%, as estradas, com 2%, e o saneamento básico com 1%, sendo que outros aparecem com 4%.

Cenário eleitoral

Sobre o cenário eleitoral, a pesquisa espontânea para o Governo do Estado, aponta do candidato emedebista André Puccinelli com 12%, seguido pelo candidato do PDT, Juiz Odilon de Oliveira, com 10%, e o atual governador, do PSDB, Reinaldo Azambuja com 5%.

Já a pesquisa estimulada aponta em primeiro lugar o candidato do PDT, Juiz Odilon de Oliveira, com 30% das intenções de voto, enquanto em segundo lugar está o ex-governador André Puccinelli (MDB), com 23%, e, em terceiro lugar, aparece o atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com 9% da preferência do eleitorado.

A pesquisa ainda traz os nomes do ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PTB), com 7%, e do médico Ricardo Ayache (PSB), com 2%, enquanto empatados com 1% aparecem o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), Humberto Amaducci (PT) e Suel Ferranti (PSTU). O candidato Adalto Garcia (PRTB) não conseguiu somar nenhum ponto percentual, sendo que brancos e nulos somam 11% e indecisos totalizam 13%.

Avaliação dos nomes dos candidatos

A pesquisa Fiems/Vox Populi também avaliou os nomes dos políticos apresentados na estimulada e 71% dos entrevistados avaliaram o Juiz Odilon de Oliveira como positiva, 17% como regular, 5% como negativa e 8% não sabem ou não responderam. A avaliação do ex-governador André Puccinelli foi positiva para 33%, regular para 34%, negativa para 29% e não sabem e não responderam 4%.

Já a avaliação do governador Reinaldo Azambuja é positiva para 24%, regular para 46%, negativa para 26% e não sabem e não responderam 4%, enquanto a avaliação do candidato do PT, Humberto Amaducci, é positiva para 18%, regular para 54%, negativa para 11% e não sabem e não responderam 16%.

Registrada junto à Justiça Eleitoral sob o nº BR 09120/2018 no dia 16 de março deste ano, a pesquisa Fiems/Vox Populi ouviu, de 17 a 21 de março deste ano, 500 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 31 bairros do município de Campo Grande (MS). A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.

Nesta terça, a Fiems irá divulgar os números da intenção de voto para o Senado com primeiro e segundo voto.

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo link http://www.fiems.com.br/noticias/primeira-rodada-fiems-vox-populi-mostra-como-esta-o-cenario-eleitoral-na-capital/25696

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bombeiros
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nesta manhã em Corumbá
Plantão
Tucano é resgatado em casa do bairro Cervejaria
Valorização
Vem aí Super Chef Merendeira; Ladário participa da competição
Destaque
Mato Grosso do Sul dá primeiro passo para inserir inovação em compras públicas
Contra a Dengue
Sábado é Dia D de combate ao mosquito no Alta Floresta II em Ladário
Eventos
Programação do mês da mulher começa na segunda-feira, 04 de março
Medidas
TSE proíbe uso de inteligência artificial para criar e propagar conteúdos falsos nas eleições
27 vagas
Inscrições para concurso de professores da UFMS seguem abertas até 7 de março
Em discussão
Trabalhadores de aplicativo devem ter ganho mínimo e cobertura da previdência
Sorte Grande
Nota Premiada sorteia R$ 300 mil nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

Serviço Público
Santa Casa anuncia fechamento do setor psiquiátrico em Corumbá
10 vagas em MS
Inscrições estão abertas para concurso da Caixa com três vagas em Corumbá
Confirmado
Dupla sertaneja Henrique e Diego é a principal atração cultural do FIPEC 2024
Ensino
Curso "Me salve!" está com matrícula grátis e 1ª mensalidade para 10 de março