Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Presídio tem 1º caso confirmado de Covid e mais de 10 suspeitos

27 agosto 2020 - 14h53Sylma Lima

Um grupo de 14 detentos do presídio masculino de Corumbá foram testados para Covid-19 nesta terça-feira (25), em ação da secretaria municipal de saúde, a pedido da Agepen-MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul). Um dos testados apresentou agravamento dos sintomas e foi encaminhado para a Santa Casa, onde o diagnóstico foi confirmado para Covid-19 e ele segue internado em leito clínico.

A secretaria de saúde do município confirmou o diagnóstico do internado e disse que os resultados dos exames encaminhados para o Lacen ainda não haviam chegado. Famílias de detentos entraram em contato com o Capital do Pantanal e, se mostraram bastante preocupadas pela falta de estrutura do estabelecimento penal para conter a disseminação do vírus. Lembrando que o risco não é apenas para os privados de liberdade, mas também para os servidores e funcionários da instituição.

Segundo o diretor do estabelecimento penal, Amilton Novaes, os sintomas gripais entre os presidiários começaram a surgir após os dias de baixas temperaturas na cidade.  A assessoria da Agepen-MS garantiu que os 13 detentos com sintomas suspeitos estão em isolamento, até que os resultados dos exames sejam divulgados pelo Lacen.

Um único caso positivo de Covid-19 no estabelecimento penal de Corumbá, pode ser suficiente para uma contaminação em massa entre os presidiários e servidores. O presídio da cidade vive em estado de superlotação, com uma população flutuante de aproximadamente 580 detentos, uma vez que a capacidade da instituição é de apenas 186 presos.

Em 17 de março, o Conselho Nacional de Justiça, aprovou a recomendação nº 62, para que tribunais e magistrados adotassem medidas preventivas à propagação do novo Coronavírus no sistema penal e socioeducativo. Entre outras, a recomendação considera que detentos pertencentes ao grupo de risco da Covid-9, com mais da metade da pena cumprida, possam ser beneficiados pela prisão domiciliar, assim como os que estejam próximo da progressão de regime possam ser colocados em liberdade provisória. São várias as recomendações para que a população carcerária seja reduzida e os presídios possam impedir a disseminação do vírus no estabelecimento. Leia a resolução na íntegra pelo link.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal