Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Presídio de Corumbá tem novo diretor e ganha portaria funcional

01 março 2018 - 11h31Agepen

Mais segurança e funcionalidade no desenvolvimento dos serviços prestados definem a estrutura da nova portaria inaugurada no Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá (EPC) nesta terça-feira (20.2). Com a reforma, no local passa a ser utilizado o aparelho de raio-x para vistoriar pertences já no próximo final de semana. O novo espaço conta com acessos diferenciados para internos e demais pessoas como advogados, autoridades e visitantes.

A obra também envolveu a construção de um banheiro, a ampliação das salas de revistas em visitantes, espaço próprio para a instalação futura do aparelho de scanner corporal.  Além disso, foi instalado um setor de contenção que melhorará o controle do acesso ao presídio e a nova portaria também conta com uma porta resistente de aço e travas elétricas nos portões.

A reestruturação da portaria da unidade penal de Corumbá, pertencente à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), foi realizada com recursos próprios e contou com a mão de obra prisional. “O que reforça o caráter de ressocialização por meio da ocupação produtiva dos detentos, além de garantir a redução de custos”, complementou o diretor do presídio, Mauro Augusto Ferrari de Araújo, agradecendo as doações de materiais que recebeu de colaboradores.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o apoio recebido do Poder Judiciário, Ministério Público e demais parceiros são fundamentais para concretizar ações como essa realizada em Corumbá. “Essa obra vai proporcionar um ambiente mais seguro e digno para os servidores penitenciários, visitantes, advogados e demais autoridades”, afirmou, destacando a importância da integração entre os agentes, que fortalece toda a instituição.

Presente na solenidade, o presidente da OAB/Corumbá, Roberto Lins, ressaltou os avanços conquistados no estabelecimento penal e elogiou o trabalho realizado pelos agentes penitenciários e a organização do presídio, o que demonstra o comprometimento da direção e dos profissionais envolvidos.

Em dezembro do ano passado, o Estabelecimento Penal de Corumbá também ampliou em 57% o número de vagas do presídio, com a reestruturação do anexo III, e gerou uma economia de R$ 400 mil aos cofres públicos, sendo executada com recursos próprios e de parcerias, com utilização de mão de obra prisional. A ativação deste espaço elevou de 228 para 358 o total de vagas do estabelecimento penal.

Mudança na Gestão

Durante a solenidade de inauguração, Mauro anunciou seu pedido formal de saída da direção do EPC, por motivo de caráter pessoal. “Agradeço o apoio de toda a direção da Agepen no tempo em que estive a frente desta unidade, assim como todo o trabalho em equipe realizado pelos servidores durante minha gestão. E essa entrega da nova portaria representa o fechamento do ciclo de trabalho que conquistamos graças a inúmeras parcerias e contribuições”, afirmou emocionado o diretor .

Mauro assumiu o cargo há pouco mais de um ano e permanecerá até o final de fevereiro, posteriormente, o agente penitenciário da área de Segurança e Custódia, Amilton Jorge da Costa Evangelista, assumirá a direção do EPC. Há 28 anos na Agepen, afirmou que essa será a terceira vez que vai dirigir um presídio e pretende dar continuidade aos trabalhos que já vêm sendo realizados na unidade.

“Agradeço mais essa confiança que me foi depositada e pretendo manter o relacionamento e continuar recebendo o apoio dos parceiros e colaboradores”, disse Amilton, afirmando ainda, que umas das primeiras ações que pretende realizar na unidade é a separação dos detentos, conforme critérios previstos na legislação.

Também participaram do evento o inspetor -chefe da Receita Federal em Corumbá, Zaquiel Schardong Vettorello, a defensora pública Camila Maués dos Santos Flausino e o chefe de gabinete da Agepen, Pedro Carrilho de Arantes, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira