Menu
sexta, 01 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Presídio de Corumbá tem novo diretor e ganha portaria funcional

01 março 2018 - 11h31Agepen

Mais segurança e funcionalidade no desenvolvimento dos serviços prestados definem a estrutura da nova portaria inaugurada no Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá (EPC) nesta terça-feira (20.2). Com a reforma, no local passa a ser utilizado o aparelho de raio-x para vistoriar pertences já no próximo final de semana. O novo espaço conta com acessos diferenciados para internos e demais pessoas como advogados, autoridades e visitantes.

A obra também envolveu a construção de um banheiro, a ampliação das salas de revistas em visitantes, espaço próprio para a instalação futura do aparelho de scanner corporal.  Além disso, foi instalado um setor de contenção que melhorará o controle do acesso ao presídio e a nova portaria também conta com uma porta resistente de aço e travas elétricas nos portões.

A reestruturação da portaria da unidade penal de Corumbá, pertencente à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), foi realizada com recursos próprios e contou com a mão de obra prisional. “O que reforça o caráter de ressocialização por meio da ocupação produtiva dos detentos, além de garantir a redução de custos”, complementou o diretor do presídio, Mauro Augusto Ferrari de Araújo, agradecendo as doações de materiais que recebeu de colaboradores.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o apoio recebido do Poder Judiciário, Ministério Público e demais parceiros são fundamentais para concretizar ações como essa realizada em Corumbá. “Essa obra vai proporcionar um ambiente mais seguro e digno para os servidores penitenciários, visitantes, advogados e demais autoridades”, afirmou, destacando a importância da integração entre os agentes, que fortalece toda a instituição.

Presente na solenidade, o presidente da OAB/Corumbá, Roberto Lins, ressaltou os avanços conquistados no estabelecimento penal e elogiou o trabalho realizado pelos agentes penitenciários e a organização do presídio, o que demonstra o comprometimento da direção e dos profissionais envolvidos.

Em dezembro do ano passado, o Estabelecimento Penal de Corumbá também ampliou em 57% o número de vagas do presídio, com a reestruturação do anexo III, e gerou uma economia de R$ 400 mil aos cofres públicos, sendo executada com recursos próprios e de parcerias, com utilização de mão de obra prisional. A ativação deste espaço elevou de 228 para 358 o total de vagas do estabelecimento penal.

Mudança na Gestão

Durante a solenidade de inauguração, Mauro anunciou seu pedido formal de saída da direção do EPC, por motivo de caráter pessoal. “Agradeço o apoio de toda a direção da Agepen no tempo em que estive a frente desta unidade, assim como todo o trabalho em equipe realizado pelos servidores durante minha gestão. E essa entrega da nova portaria representa o fechamento do ciclo de trabalho que conquistamos graças a inúmeras parcerias e contribuições”, afirmou emocionado o diretor .

Mauro assumiu o cargo há pouco mais de um ano e permanecerá até o final de fevereiro, posteriormente, o agente penitenciário da área de Segurança e Custódia, Amilton Jorge da Costa Evangelista, assumirá a direção do EPC. Há 28 anos na Agepen, afirmou que essa será a terceira vez que vai dirigir um presídio e pretende dar continuidade aos trabalhos que já vêm sendo realizados na unidade.

“Agradeço mais essa confiança que me foi depositada e pretendo manter o relacionamento e continuar recebendo o apoio dos parceiros e colaboradores”, disse Amilton, afirmando ainda, que umas das primeiras ações que pretende realizar na unidade é a separação dos detentos, conforme critérios previstos na legislação.

Também participaram do evento o inspetor -chefe da Receita Federal em Corumbá, Zaquiel Schardong Vettorello, a defensora pública Camila Maués dos Santos Flausino e o chefe de gabinete da Agepen, Pedro Carrilho de Arantes, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Devido a obra
Caminhões cegonha terão passagens programadas na ponte sobre o rio Paraguai
Cooperação
Bolívia devolve seis veículos furtados ao Brasil
Esclarecido
Enfermeiros e Técnicos do PS receberão horas extras restantes na próxima semana
Em ônibus fretado
Três bolivianos são flagrados com 3,1 kg de cocaína nos calçados
Plantão
De queda acidental à vítima de facada, Bombeiros registram 10 ocorrências em 24 horas
Audiência Pública
Prefeitura e Câmara apresentam relatórios de 2023 com números positivos
Em Corumbá
Ponte do Passo do Lontra terá iluminação em LED solar
Tempo
Sol prevalece na maior parte de MS, mas 'sextou' pode vir acompanhado de pancadas de chuvas
Em Corumbá, a variação deve ir de 27°C à 38°C nesta sexta-feira
Bombeiros
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nesta manhã em Corumbá
Plantão
Tucano é resgatado em casa do bairro Cervejaria

Mais Lidas

Serviço Público
Santa Casa anuncia fechamento do setor psiquiátrico em Corumbá
10 vagas em MS
Inscrições estão abertas para concurso da Caixa com três vagas em Corumbá
Confirmado
Dupla sertaneja Henrique e Diego é a principal atração cultural do FIPEC 2024
Ensino
Curso "Me salve!" está com matrícula grátis e 1ª mensalidade para 10 de março