Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Presidente destaca atuação do Legislativo nas ações em prol da população

30 março 2021 - 11h43ASCOM

A atuação dos vereadores corumbaenses foi destacada na noite de ontem, segunda-feira, 29, durante sessão da Câmara de Corumbá pelo presidente Roberto Gomes Façanha, principalmente no que se refere a ações voltadas para o bem-estar da população, especialmente no momento atual com a pandemia da Covid-19.

Na sessão, Façanha fez uso da palavra livre para enaltecer o trabalho de todos os 15 vereadores que, de forma incessante, estão defendendo os interesses da população, da sociedade corumbaense.

"Quero aqui enaltecer o trabalho de todos os vereadores dessa Casa de Leis. Ao contrário do que algumas pessoas falam, todos estão realizando um trabalho sério, voltado para o bem-estar da população, principalmente no atual momento em que vivemos, devido à pandemia da Covid", relatou.

Argumentou que os vereadores não têm medido esforços em mostrar a cara e participar realmente das questões que atingem o nosso Município. Fez um relato dos últimos acontecimentos, lembrando o decreto estadual que antecipou do toque de recolher das 22 para às 20 horas, e a obrigatoriedade do fechamento dos restaurantes e similares às 16 horas, aos sábados e domingos.

"Fomos o primeiro a debater o assunto e nos posicionamos contrário à medida, por entender que Corumbá está em uma situação bem melhor que outras cidades do Estado, inclusive recebendo pacientes com Covid de outras regiões, salvando vidas graças aos profissionais que estão à frente dessa pandemia, e às ações do Poder Executivo", citou.

Citou inclusive a decisão tomada pela Câmara de encaminhar um pedido ao governador Reinaldo Azambuja, buscando uma flexibilização para manter os estabelecimentos que oferecem refeição fora do lar, abertos até as 22 horas.

No entanto, a flexibilização não ocorreu. O horário foi mantido e de forma mais enérgica, atingido também o comércio local, em detrimento da economia corumbaense. "Não ficamos parados. Já estávamos tratando da situação, inclusive conversando com as autoridades do Hospital de Corumbá, viabilizada pelo vereador Qualhada, juntamente com os integrantes da Comissão de Assuntos Relevantes para tratar do assunto Covid e também da dengue, tratada em um encontro aqui nesta Casa, com representantes da Prefeitura. Visitamos o hospital da Cassems que implantou UTIs para atendimento da Covid, e a Santa Casa de Corumbá. Veio um novo decreto, restringindo mais ainda, quando deveria dar autonomia aos prefeitos para adotar as medidas necessárias, conforme a situação de cada município do Estado".

CONTRA AS MEDIDAS

Façanha observou que a Câmara se manifestou de forma contrária às novas medidas adotadas, com fechamento do comércio, funcionando somente no sistema drive thru, e a manutenção dos horários. Tanto é que, na sexta-feira, no primeiro dia que o decreto em vigor, a Câmara participou de uma reunião na Prefeitura, com o vice-prefeito Dirceu Miguéis e equipe, para avaliar a situação, e buscar uma solução para evitar prejuízos maiores (o prefeito Marcelo Iunes, em repouso após cirurgia, acompanhou o encontro de forma online).

Além disso, nesta segunda-feira, o Poder Legislativo apoiou e referendou um requerimento apresentando pelo vereador Manoel Rodrigues, em apoio à Associação Comercial e Industrial de Corumbá (ACIC) e à Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul (FAEMS), manifestando apoio às reivindicações no que diz respeito a flexibilização do decreto estadual que restringe o pleno funcionamento do comércio no âmbito estadual, e que tantos prejuízos têm trazido aos empresários e trabalhadores corumbaenses. O documento foi aprovado em nome da Casa de Leis e, hoje, terça-feira, 30, está marcada uma manifestação organizada pelas duas instituições, em Corumbá.

LUTA ANTIGA

Ainda em relação às ações de enfrentamento à Covid, o presidente da Câmara lembrou que a atuação vem desde o início da pandemia, na Legislatura passada, e que continuou agora com a participação de novos vereadores eleitos, que não medem esforços em buscar o melhor para a população, não só em questão de saúde, mas também economicamente.

Elogiou o trabalho em parceria com o Executivo, as decisões tomadas pelo prefeito Marcelo Iunes e sua equipe, com destaque para investimentos dentro do Hospital. "Veio recurso para instalar aqui, um hospital de campanha, mas o prefeito optou por investir dentro do hospital, viabilizando mais leitos com a reforma do bloco do antigo Pronto Med, criando mais leitos para atender a Covid, com toda estrutura necessária. Investiu em algo que vai ficar para a eternidade, enquanto outras regiões montaram o hospital de campanha que já não existem mais. Aqui é definitivo", concluiu.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública