Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura usa tecnologia e conceito de Cidade Inteligente no carnaval

10 fevereiro 2018 - 10h25Prefeitura Muniipal de Corumbá

A Guarda Municipal de Corumbá iniciou na quinta-feira, 08 de fevereiro, a utilização do sistema SIGO CADG, que aprimora o funcionamento da central de monitoramento, localizada embaixo do palco da praça Generoso Ponce, que fica na avenida General Rondon.

O sistema é referência no país e está sendo implementando na cidade em esforço conjunto para modernização do atendimento, segurança e conforto dos munícipes. Inicialmente, o sistema está direcionado ao carnaval, evento que mobiliza grandes ações do governo municipal. Posteriormente, caso seja aprovado, o SIGO CADG vai ser ampliado e passará a funcionar no dia a dia da população corumbaense.

O SIGO CADG é um sistema de gerenciamento de projetos, que tem como função integrar a gestão e operação de diversos setores dentro da mesma plataforma. Esse sistema foi utilizado durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, auxiliando as forças armadas, policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, agilizando e facilitando o atendimento de ocorrências.  O CADG possui duas interfaces, uma voltada para o efetivo e outra, em forma de aplicativo, preparada para a população.

O efetivo da Guarda Municipal já passou por treinamento e está habilitado para trabalhar com a nova interface, preparado para atender as demandas da população, que download do aplicativo “Corumbá Digital” já está disponível nas principais plataformas (IOS e Play Store).

Raquel Robaldo, diretora técnica da empresa responsável pela plataforma, detalhou o programa. “Essa mesma plataforma de serviço foi utilizada nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, no carnaval em Olinda e no São João de Caruaru, que são eventos de grande porte. Esse conceito de cidades inteligentes está sendo implantado em diversas cidades. A intenção do sistema é auxiliar a gestão no dia a dia. O SIGO CADG é um produto de central e controle, já testado e pronto para ser utilizado pelos municípios”, disse.

“Após download você se cadastra e já pode utilizar a ferramenta. Inicialmente nós, em acordo com a Prefeitura, adicionamos algumas questões pontuadas, mas isso é facilmente ampliado futuramente, conforme a demanda”, esclareceu.

Secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, o tenente-coronel PM César Freitas Duarte, destacou a importância da utilização do sistema. “É uma ferramenta de grande utilidade para a segurança pública porque vai possibilitar a integração de todos os setores, dessa forma é possível retirar o melhor desempenho de cada segmento conforme a sua função. O prefeito Marcelo Iunes está preocupado em otimizar esse trabalho. É uma prova de conceito que foi oferecida gratuitamente e após os 30 dias, se for aprovado, abre a possibilidade de se adquirir o CADG. É um sistema de eficiência comprovada, utilizado em grandes eventos e que vem para nos auxiliar inicialmente no carnaval e dependendo da nossa avaliação pode ficar conosco para o dia a dia. Nós já temos aqui a nossa central de vídeo monitoramento, com cerca de 180 câmeras, temos projetos para ampliar tanto em questão de efetivo como também na estrutura, e nessa linha de ampliar e melhorar vai ser um diferencial agregar esse sistema na questão da segurança pública”.

O prefeito esteve na central de monitoramento da Guarda Municipal e disse que a ferramenta otimiza o tempo-resposta. “É muito importante esse tipo de recurso. Nosso efetivo precisa estar disponível para trabalhar para o munícipe, que é o nosso principal foco. Essa tecnologia vai dar agilidade ainda maior às atividades da Guarda Municipal, além de nos auxiliar na parceria com a Polícia Militar” , afirmou Iunes.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército