Menu
sábado, 02 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura usa tecnologia e conceito de Cidade Inteligente no carnaval

10 fevereiro 2018 - 10h25Prefeitura Muniipal de Corumbá

A Guarda Municipal de Corumbá iniciou na quinta-feira, 08 de fevereiro, a utilização do sistema SIGO CADG, que aprimora o funcionamento da central de monitoramento, localizada embaixo do palco da praça Generoso Ponce, que fica na avenida General Rondon.

O sistema é referência no país e está sendo implementando na cidade em esforço conjunto para modernização do atendimento, segurança e conforto dos munícipes. Inicialmente, o sistema está direcionado ao carnaval, evento que mobiliza grandes ações do governo municipal. Posteriormente, caso seja aprovado, o SIGO CADG vai ser ampliado e passará a funcionar no dia a dia da população corumbaense.

O SIGO CADG é um sistema de gerenciamento de projetos, que tem como função integrar a gestão e operação de diversos setores dentro da mesma plataforma. Esse sistema foi utilizado durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, auxiliando as forças armadas, policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, agilizando e facilitando o atendimento de ocorrências.  O CADG possui duas interfaces, uma voltada para o efetivo e outra, em forma de aplicativo, preparada para a população.

O efetivo da Guarda Municipal já passou por treinamento e está habilitado para trabalhar com a nova interface, preparado para atender as demandas da população, que download do aplicativo “Corumbá Digital” já está disponível nas principais plataformas (IOS e Play Store).

Raquel Robaldo, diretora técnica da empresa responsável pela plataforma, detalhou o programa. “Essa mesma plataforma de serviço foi utilizada nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, no carnaval em Olinda e no São João de Caruaru, que são eventos de grande porte. Esse conceito de cidades inteligentes está sendo implantado em diversas cidades. A intenção do sistema é auxiliar a gestão no dia a dia. O SIGO CADG é um produto de central e controle, já testado e pronto para ser utilizado pelos municípios”, disse.

“Após download você se cadastra e já pode utilizar a ferramenta. Inicialmente nós, em acordo com a Prefeitura, adicionamos algumas questões pontuadas, mas isso é facilmente ampliado futuramente, conforme a demanda”, esclareceu.

Secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, o tenente-coronel PM César Freitas Duarte, destacou a importância da utilização do sistema. “É uma ferramenta de grande utilidade para a segurança pública porque vai possibilitar a integração de todos os setores, dessa forma é possível retirar o melhor desempenho de cada segmento conforme a sua função. O prefeito Marcelo Iunes está preocupado em otimizar esse trabalho. É uma prova de conceito que foi oferecida gratuitamente e após os 30 dias, se for aprovado, abre a possibilidade de se adquirir o CADG. É um sistema de eficiência comprovada, utilizado em grandes eventos e que vem para nos auxiliar inicialmente no carnaval e dependendo da nossa avaliação pode ficar conosco para o dia a dia. Nós já temos aqui a nossa central de vídeo monitoramento, com cerca de 180 câmeras, temos projetos para ampliar tanto em questão de efetivo como também na estrutura, e nessa linha de ampliar e melhorar vai ser um diferencial agregar esse sistema na questão da segurança pública”.

O prefeito esteve na central de monitoramento da Guarda Municipal e disse que a ferramenta otimiza o tempo-resposta. “É muito importante esse tipo de recurso. Nosso efetivo precisa estar disponível para trabalhar para o munícipe, que é o nosso principal foco. Essa tecnologia vai dar agilidade ainda maior às atividades da Guarda Municipal, além de nos auxiliar na parceria com a Polícia Militar” , afirmou Iunes.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Benefício
Prefeito assina decreto que regulamenta aumento no plantão de profissionais da saúde
Imunização
Corumbá terá três postos de multivacinação neste sábado, 02 de março
Ranking
MS é destaque nacional na gestão de recursos federais e execução de projetos e convênios
Necessário
Recadastramento em programa do Governo que paga a conta de luz segue até 10 de maio
Campanha
Ladário expande vacinação contra dengue nas escolas da rede municipal
Evento
Corumbá sedia 3ª edição da Copa dos Campeões da Assomasul neste final de semana
Mudanças
Supremo derruba a regra sobre distribuição de sobras eleitorais em eleições proporcionais
Em processo
Reunião com novos diretores aborda habilitação de unidade de saúde exclusiva para presídios
Turismo ecológico
Encontro aborda aspectos da educação ambiental no turismo do Pantanal
Direito à saúde
DPU assegura que imigrantes sejam incluídos na fila de transplantes

Mais Lidas

10 vagas em MS
Inscrições estão abertas para concurso da Caixa com três vagas em Corumbá
Confirmado
Dupla sertaneja Henrique e Diego é a principal atração cultural do FIPEC 2024
Bombeiros
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nesta manhã em Corumbá
27 vagas
Inscrições para concurso de professores da UFMS seguem abertas até 7 de março