Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura busca implantação de Terminal Fluvial no Porto de Corumbá

23 junho 2016 - 07h52Sandro Assef

Reunião com o objetivo de por fim ao impasse referente à posse, gestão e uso do Cais do Porto de Corumbá, aconteceu na ultima segunda, 20 de Junho, em Brasília, na sede da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Márcia Rolon, vice-prefeita e Pedro de Antunes, Gestor do Porto da cidade, estavam presentes para defender os interesses do município.

Segundo a Márcia, “há 18 anos, foi firmado um convênio de sessão e uso do Porto Fluvial de Corumbá, entre a Superintendência do Patrimônio da União e o Município, na qual passados todos esses anos e, após as benfeitorias realizadas no local, é necessário refazer as tratativas para que não fiquem lacunas que possam prejudicar o Executivo Municipal, bem como as atividades econômicas que dependem do uso do espaço.”

Conforme determinação do Governo Federal, por meio da agência reguladora, o Porto é classificado como de pequeno porte e se adéqua ao modelo IP4, que tem por finalidades: favorecer a movimentação e armazenagem de cargas e embarque e desembarque de passageiros em áreas atendidas pelo transporte fluvial, substituindo o antigo porto rudimentar.

Pedro Antunes, acredita que, “após a finalização das questões jurídicas, o espaço do Centro de Convenções de Corumbá, será adaptado em um grande terminal de embarque e desembarque de passageiros dos barcos hotéis que atuam no segmento de turismo de pesca em nossa região,  de modo que não altere as ações culturais que já ocorrem no local. Entretanto, como acontece nos aeroportos e rodoviárias, será cobrada aos visitantes, uma taxa de embarque, que será revertida à melhorias e sustentabilidade do próprio IP4”, afirmou o Gestor do Porto, Pedro de Antunes.

A implantação definitiva do IP4 irá organizar de forma segura e eficiente a saída e chegada das embarcações, embarque de turistas que passam entre três e cinco dias pescando e contemplando o Pantanal e ainda fomentará o desenvolvimento do comércio no Terminal Fluvial de Corumbá.

Márcia avalia que a reunião foi extremamente benéfica, à medida que o órgão representante da esfera Federal, pode perceber que o Executivo Corumbaense trabalha com empenho para dinamizar as atividades econômicas e que o uso do Porto Fluvial é ferramenta primordial para o desenvolvimento regional.

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal