Menu
sexta, 01 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura apresenta projeto de Bases Comunitárias na SENASP

13 março 2018 - 10h07Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá apresentou à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) projetos para instalação de três Bases Comunitárias na cidade. “Estas bases serão criadas no distrito de Albuquerque e nos bairros Cervejaria e Padre Ernesto Sassida. Hoje, esses são os grandes gargalos na área de segurança em nosso município”, informou o secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, tenente-coronel da Polícia Militar César Freitas Duarte. Apresentado em Brasília pelo prefeito Marcelo Iunes, a iniciativa prevê a integração de diversos órgãos ligados à segurança pública.

“Buscamos formalizar parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para atendermos, em cada Base, 80 crianças em situação de vulnerabilidade através do projeto ‘Guarda Mirim’. A UFMS nos forneceria os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação para trabalho no contra turno da escola regular dessas crianças, com aulas de reforço. Teríamos ainda um guarda para trabalhar questões relacionadas a Civismo e Cidadania. Dentro da Base também teríamos uma Patrulha Maria da Penha. No bairro Cervejaria uma base ambiental em parceria com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal para trabalhar conscientização e educação ambiental; além de dar suporte à fiscalização no âmbito municipal. Contemplaríamos a Guarda Mirim, Guarda Ambiental, Patrulha Maria da Penha tudo na mesma base. Vamos propor um acordo com a Polícia Militar para que tenhamos, em cada Base Comunitária, 10 policiais militares para ações do PROERD, que é a maior ferramenta de prevenção ao uso de drogas. A Guarda Municipal manteria equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) para a proteção daquele prédio público”, explicou o secretário.

Ainda em Brasília, o secretário manteve reuniões com o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Alberto dos Santos Cruz. No encontro foram discutidas situações referentes à violência e acesso às drogas, que por conta da localização fronteiriça de Corumbá, “fomenta uma série de outros crimes, como roubos e furtos, que afligem a sociedade corumbaense”, observou Freitas.

Na reunião com a Senasp ainda foram tratados assuntos ligados ao serviço de Inteligência; efetivo das forças federais na fronteira na região de Corumbá; realização de ações integradas e linhas de financiamento para a área de Segurança Pública.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cooperação
Bolívia devolve seis veículos furtados ao Brasil
Esclarecido
Enfermeiros e Técnicos do PS receberão horas extras restantes na próxima semana
Em ônibus fretado
Três bolivianos são flagrados com 3,1 kg de cocaína nos calçados
Plantão
De queda acidental à vítima de facada, Bombeiros registram 10 ocorrências em 24 horas
Audiência Pública
Prefeitura e Câmara apresentam relatórios de 2023 com números positivos
Em Corumbá
Ponte do Passo do Lontra terá iluminação em LED solar
Tempo
Sol prevalece na maior parte de MS, mas 'sextou' pode vir acompanhado de pancadas de chuvas
Em Corumbá, a variação deve ir de 27°C à 38°C nesta sexta-feira
Bombeiros
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nesta manhã em Corumbá
Plantão
Tucano é resgatado em casa do bairro Cervejaria
Valorização
Vem aí Super Chef Merendeira; Ladário participa da competição

Mais Lidas

Serviço Público
Santa Casa anuncia fechamento do setor psiquiátrico em Corumbá
10 vagas em MS
Inscrições estão abertas para concurso da Caixa com três vagas em Corumbá
Confirmado
Dupla sertaneja Henrique e Diego é a principal atração cultural do FIPEC 2024
Ensino
Curso "Me salve!" está com matrícula grátis e 1ª mensalidade para 10 de março