Menu
segunda, 15 de julho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Prefeitura apresenta projeto de Bases Comunitárias na SENASP

13 março 2018 - 10h07Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá apresentou à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) projetos para instalação de três Bases Comunitárias na cidade. “Estas bases serão criadas no distrito de Albuquerque e nos bairros Cervejaria e Padre Ernesto Sassida. Hoje, esses são os grandes gargalos na área de segurança em nosso município”, informou o secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, tenente-coronel da Polícia Militar César Freitas Duarte. Apresentado em Brasília pelo prefeito Marcelo Iunes, a iniciativa prevê a integração de diversos órgãos ligados à segurança pública.

“Buscamos formalizar parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para atendermos, em cada Base, 80 crianças em situação de vulnerabilidade através do projeto ‘Guarda Mirim’. A UFMS nos forneceria os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação para trabalho no contra turno da escola regular dessas crianças, com aulas de reforço. Teríamos ainda um guarda para trabalhar questões relacionadas a Civismo e Cidadania. Dentro da Base também teríamos uma Patrulha Maria da Penha. No bairro Cervejaria uma base ambiental em parceria com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal para trabalhar conscientização e educação ambiental; além de dar suporte à fiscalização no âmbito municipal. Contemplaríamos a Guarda Mirim, Guarda Ambiental, Patrulha Maria da Penha tudo na mesma base. Vamos propor um acordo com a Polícia Militar para que tenhamos, em cada Base Comunitária, 10 policiais militares para ações do PROERD, que é a maior ferramenta de prevenção ao uso de drogas. A Guarda Municipal manteria equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) para a proteção daquele prédio público”, explicou o secretário.

Ainda em Brasília, o secretário manteve reuniões com o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Alberto dos Santos Cruz. No encontro foram discutidas situações referentes à violência e acesso às drogas, que por conta da localização fronteiriça de Corumbá, “fomenta uma série de outros crimes, como roubos e furtos, que afligem a sociedade corumbaense”, observou Freitas.

Na reunião com a Senasp ainda foram tratados assuntos ligados ao serviço de Inteligência; efetivo das forças federais na fronteira na região de Corumbá; realização de ações integradas e linhas de financiamento para a área de Segurança Pública.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BR 262
PRF apreende 20 kg de maconha em carro que seguia para Campo Grande
Dança & Teatro
Espetáculo "Corpo que eu habito" faz estreia nacional em Corumbá no dia 20 de julho
Ensino Superior
UFGD abre inscrições para vestibular com 1.459 vagas em 38 cursos
Inscrições abertas
Editais oferecem oportunidade para alavancar ideias de negócio relacionadas ao Cerrado e Pantanal
Irônico
Desembargador que hasteou bandeira da monarquia no TJ assume a justiça eleitoral de MS
Futebol
Costa Rica perde por 1x0 e classificação fica para a última rodada
Empreendedorismo
Mato Grosso do Sul registra 19 mil novas formalizações no primeiro semestre de 2024
20ª edição
Amistoso da Diversidade é domingo em Corumbá
Nacional
Atraso em sistema informático paralisa saques do Fundo PIS/Pasep
Operação Pantanal 2024
Previsão de temperatura alta e queda na umidade do ar é alerta para novos incêndios

Mais Lidas

BR 262
PRF apreende 20 kg de maconha em carro que seguia para Campo Grande
Dança & Teatro
Espetáculo "Corpo que eu habito" faz estreia nacional em Corumbá no dia 20 de julho
Ensino Superior
UFGD abre inscrições para vestibular com 1.459 vagas em 38 cursos