Policiais Militares Ambientais de Bataguassu estão reforçando a fiscalização relativa à prevenção à pesca predatória na saída do estado, durante a operação pré-piracema. Uma equipe realizava fiscalização na rodovia BR 267, na divisa com São Paulo e abordou nesta quarta-feira (24) um veículo Ford F 350 e encontrou 34 kg de pescado ilegal. O peixe estava na carroceria do veículo e pertencia a dois turistas, residentes em Marília (SP), que estavam no carro.
O pescado que eles haviam capturado no rio Miranda, no município de Guia Lopes da Laguna, estava acima da cota a qual os infratores poderiam capturar legalmente.
Além disso, eles não tinham licença de pesca e nem haviam efetuado a vistoria obrigatória, que gera a respectiva Guia de Controle de Pescado (GCP), a qual regulariza o transporte do pescado. Essa vistoria é exigida legalmente, pois a Guia de Controle é um instrumento importante para o monitoramento de dois fatores ambientais. O primeiro é a vigilância da cota de captura mensal permitida, que para o pescador profissional é de 400 kg. O segundo é que, com as informações coletadas da pesca amadora e profissional são realizados o controle e monitoramento dos estoques pesqueiros, para um melhor gerenciamento. Por exemplo: aumentar tamanho de captura para alguma espécie que esteja sendo sobrepescada, no sentido de se equilibrar as populações de peixes nos rios.
O pescado e o veículo foram apreendidos. Os infratores, de 55 e 59 anos, receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Bataguassu, juntamente com o material apreendido, onde estão sendo autuados em flagrante por crime ambiental de pesca predatória e sairão depois de pagar fiança. A pena é de um a três anos de prisão.
Os infratores também foram autuados administrativamente e multados em R$ 1.580,00 cada um. O pescado será doado para instituições filantrópicas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mês de março inicia com 1.066 oportunidades de emprego em MS

Após ano atÃpico, temporada de pesca inicia com expectativas do setor de turismo
VÃdeo sobre planejamento financeiro está disponÃvel no canal da PGE/MS

Fiocruz espera ter 'protagonismo' na vacinação em abril com 30 milhões de doses

Chance de ganhar no Nota MS Premiada é 28 vezes maior do que na Mega-Sena

Capotamento na BR-163 mata adolescente e deixa motorista em estado grave

IFMS oferece vagas para portadores de diploma e transferências no Campus Corumbá

Brasil tem recorde de mortes por covid-19 pelo terceiro dia seguido

Acumulada, Mega-Sena sorteia hoje R$ 50 milhões
