A Operação Festival América do Sul 2018 foi desencadeada nas cidades de Corumbá e Ladário, tendo em vista a realização da 14ª edição do Festival ocorrido entre os dias 24 e 27 de Maio de 2018.
O objetivo do reforço no policiamento ostensivo e preventivo foi, para evitar maiores transtornos, manter a lei, a ordem e preservar vidas, garantindo a segurança e a sensação de tranquilidade pública a todos os participantes, organizadores, população local e turistas que estiveram prestigiando o evento.
O evento abrangeu diversos pontos das cidades como: Praça Generoso Ponce, Jardim da Independência, Praça da República, Porto Geral, Centro de Convenções, SESC, Casa Vasquez, Moinho Cultural, UFMS, Praça do CEU, CRIPAN/CAIJ, Casa da Cultura e Sala do Empreendedor de Ladário, além das cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, ambas na Bolívia.
Durante os quatro dias de Festival, foram empenhados cerca de 100 policiais militares por dia, sendo militares do 6º BPM e também de outras unidades do CPA-3 e Campo Grande. Foram empregadas viaturas quatro rodas e duas rodas.
Os resultados da operação levaram a um grande número de pessoas abordadas, entre adultos e adolescentes, indivíduos conduzidos até o local de triagem, pessoas conduzidas até a Delegacia de Polícia. E ainda, tivemos carros e motos abordados e vistoriados, armas brancas (facas) apreendidas.
Sobretudo, diante da tamanha proporção do evento, que abrange não só o Brasil, mas como a maioria dos países latino-americanos, é satisfatório dizer que essa edição foi a mais tranquila de todas as outras treze edições.