Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Plano de Turismo de Corumbá ganha destaque no canal Fish TV

08 julho 2020 - 12h13Rodrigo Nascimento da comunicação municipal

O canal FISH TV publicou nesta terça-feira (7), matéria apresentando o Plano Municipal de Turismo de Corumbá, que foi construído pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, em parceria com o Sebrae-MS, que ofereceu consultoria técnica na elaboração do projeto, execução e finalização.

Para o meio de comunicação que tem a pesca como tema principal de suas matérias, por ser Corumbá um dos principais destinos de pesca do Brasil, o documento traça diretrizes e metas visando o aperfeiçoamento do segmento para os próximos anos. Com essa visão, a pesca esportiva recebeu atenção em diferentes frentes, com planejamentos que buscam ampliar o campo de atuação de quem trabalha com a prática.

O Gerente de Politicas de Turismo da FUNDTUR, Carlos Espindola, respondeu vários questionamentos ao FISHTV, como:


Fish TV – O plano quer aperfeiçoar os empreendimentos de pesca esportiva. Como será esse processo?

Carlos – As ofertas dos empreendimentos de pesca esportiva estão adequadas para atender os requisitos desse mercado, assim como o aperfeiçoamento das empresas e espaços públicos. Estão previstas no Plano aprimorar os produtos existentes, direcionar e ampliar a oferta com maior competitividade no mercado. Atualmente, a pesca esportiva é realizada principalmente pelos barcos hotéis e pousadas no Pantanal. A oferta é realizada pelas empresas diretamente aos clientes através de site, redes sociais, feiras e indicações de clientes. A estratégia é se posicionar como um dos melhores destinos de pesca esportiva do Brasil.
Para a realização desses objetivos serão priorizadas as seguintes ações: modernizar os equipamentos existentes; incentivar a implantação de melhorias, inovações e experiências nas empresas; incentivar a abertura de novos equipamentos; fortalecer a identidade do destino, através dos empreendimentos; promover o uso de tecnologias ambientais de ponta nos equipamentos turísticos como experiência de preservação ambiental.


Fish TV – No texto há a citação de um campeonato de pesca. De que forma será realizada essa competição?

Carlos – Esse Campeonato está previsto no Plano com o objetivo de fortalecer a pesca esportiva como uma prática sustentável dessa modalidade no rio Paraguai. Tanto é que a Prefeitura de Corumbá, em parceria com governos e empresários, já iria realizar o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá. Ocorreria entre os dias 3 e 5 de abril. No entanto, em decorrência da pandemia, não foi possível sua realização. Mas está no planejamento para o ano de 2021. Essa competição teria modalidades infantis e adultas, com regulamento inovador.

Fish TV – Sobre as adequações quanto ao mercado de ecoturismo, ainda há muito o que avançar para chegar no que é esperado pelo plano?

Carlos – Antes de mais nada, é preciso dizer que o segmento de pesca esportiva é a mais forte atividade turística no município. Isso fica comprovado pela estrutura existente, seja de barcos, barcos-hotéis e pousadas, que são voltados exclusivamente para a pesca esportiva. Isso também fica bastante evidente pelo quantitativo de mão-de-obra empregada. Só para ilustrar, para cada turista que vem pescar, em média uma pessoa é empregada. No entanto, Corumbá é uma referência quando se fala em Pantanal, o que significa uma vocação natural para o Ecoturismo. Esse segmento ainda é pouco explorado. Mas temos inúmeros atrativos naturais de grande valor para aqueles que apreciam a natureza. Além do rio Paraguai, a quantidade de animais, a rica flora e a Estrada Parque Pantanal, há toda uma história por trás disso que, embrionariamente, alguns empresários já se manifestam.
Com a estrutura da pesca, barcos-hotéis começam a fazer cruzeiros fluviais em época de proibição da pescaria. Temos excelentes estruturas ao longo da Estrada Parque, Porto Morrinho, Porto da Manga, Nhecolândia, Albuquerque e Serra do Amolar. Para isso, serão utilizadas estratégias de marketing, realização de fampress, famturs, contatos com jornalistas e influencers. Além dos mercados existentes, pretende-se também avançar também para países como Bolívia e Paraguai..


Histórico

O Plano Municipal foi sancionada pelo Prefeito Marcelo Iunes a Lei nº 2.727, de 22 de junho de 2020, que dispõe sobre  a aprovação Plano Municipal de Turismo.

A Lei tem validade para o quadriênio 2020/2023. Segundo o chefe do Executivo Municipal, é a primeira vez que o município de Corumbá tem um Plano específico para o desenvolvimento do turismo. Segundo a Diretora-Presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisangela Oliva, “esse Plano será um norte para a implementação de políticas pública e privadas, que tenham como objetivo efetivar a turismo como uma importante atividade econômica para Corumbá”.

Esse documento foi construído ao longo do ano de 2019. Para tanto, Foram realizadas quatro audiências públicas com o envolvimento de do trade de Corumbá, Ongs, empresários de outros setores, poder público em vários níveis. Ao final foi realizada uma audiência, na qual foi aprovado o relatório final com todas as propostas. Para a construção da metodologia e elaboração do plano a FUNDTUR contou com a parceria do SEBRAE – MS de Mato Grosso do Sul.


 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército