Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Planejamento é diferencial na gestão pública de MS, avalia Movimento Brasil Competitivo

23 julho 2016 - 09h42Notícias MS

O planejamento como base para a gestão pública, do modo como está sendo feito em Mato Grosso do Sul, soa como música aos ouvidos dos empresários. Isso porque é raro que as lideranças do governo – chefe do Executivo e secretariado – sentem na mesma mesa para planejar as ações de Governo, a partir de um método estruturado e que aponta para a eficiência e integração da administração pública, tal como acontece no Estado.

A declaração é do presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal, avaliando que os procedimentos implementados para dar mais eficiência às ações do Governo podem consolidar o Estado como um bom local para investimentos. Gastal atua como assessor na consolidação do modelo de gestão para resultado, que contempla o planejamento, a execução e o monitoramento dos contratos de gestão das 13 secretarias e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Pactuado entre secretários e governador no início deste ano, o contrato de gestão estabelece obras, melhoria de serviços públicos, aprimoramento das estruturas do Estado e realizações prioritárias de cada pasta para o exercício de 2016.

O objetivo é adequar a gestão pública ao modelo de estado-empresa, tornando mais eficientes as realizações e estabelecendo procedimentos que atendam aos anseios da sociedade. “O Contrato de Gestão permite ter claro quais as prioridades de cada área e contribui para maior eficiência nas entregas das demandas à sociedade”, avalia o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, a quem coube a responsabilidade de coordenar esse processo de profunda mudança cultural no Estado.

Gastal considera fundamental a participação do governador Reinaldo Azambuja, que acompanha o desempenho de cada pasta em relação ao que foi proposto nos contratos. “Todo processo precisa de uma liderança e a reunião do governador com os secretários mostra que ele tem essa liderança e que a desdobra, formando uma rede”, avalia o consultor, que participou de reunião de monitoramento coordenada por Azambuja.

Assessorando projetos de reformas estruturais em 19 estados brasileiros, Gastal avalia que o ‘estado’ brasileiro, nas suas três esferas, há muito tempo perdeu a capacidade de trabalhar no médio e longo prazo, deixando de ter atitudes preventivas, metas e indicadores. Essa crise na gestão pública aumenta ainda mais a urgência e a importância de utilizar a planificação. “É o que permite ter o sistema na mão, para não ser apenas reativo. As lideranças públicas, na maioria das vezes, reagem aos problemas que batem na sua porta ou que vêm pelo jornal”, lamenta.

O governo, afirma, é a maior empresa de um estado. Pela complexidade das ações que compreende, sua eficiência depende da criação de sistemáticas para a solução de problemas, o que implica em sair do atropelo do cotidiano. “Uma reunião daquelas (entre o governador e os secretários) é tudo o que nós queremos. É isso que a sociedade espera e que vai alicerçar serviços públicos com maior eficiência e qualidade”.

Passado o processo inicial de planejamento, Mato Grosso do Sul entra na fase de garantir a concretização das entregas (execução), o que requer continuidade e persistência. “O grande desafio é não perder a disciplina do método, de monitorar, e acompanhar, pois o que ganha o jogo na gestão é a capacidade de execução”, afirma Gastal.

O caminho para que o planejamento atinja o maior percentual de entregas efetivadas, conclui o presidente do MBC, passa pela  governança e pela capacidade das lideranças de avaliar, dirigir e monitorar o caminho a ser seguido. “Tenho muito orgulho e satisfação de acompanhar Mato Grosso do Sul, um estado que, se perseverar, será um grande case de eficiência na administração pública”, avalia.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Novas Regras
IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
Tempo
Fim de semana deve ser de tempo estável e com máxima de 37°C
Corumbá segue com clima quente e altas temperaturas
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa