Menu
sábado, 13 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Piloto que simulou sequestro para transportar organização criminosa é preso pela Deco

17 julho 2020 - 10h45Gesiane Sousa

A DECO (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado), desencadeou na manhã de hoje, 17 de julho, mais uma etapa da Operação Icaro, fase Rota Caipira, decorrente de representação criminal da Delegada Titular da DECO junto ao Poder Judiciário da Comarca de Parnaíba (MS) por prisões preventivas de integrantes de organização criminosa especializada em tráfico aéreo de entorpecentes – narcotráfico, na cidade de Parnaíba. A operação contou com o apoio da Delegacia Regional de Parnaíba.

As prisões preventivas decretadas são do piloto Edmur Guimara Bernardes, 78 anos e do recepcionista Idevan Silva Oliveira, 53 anos, funcionário público municipal em decorrência dos mesmos terem noticiado a PCMS no ano passado, o cárcere de Idevan na recepção do aeroporto e roubo da aeronave PR NAL que acabou decolando do local com o piloto Edmur no comando sob alegação de sequestro. No dia seguinte aos fatos, alegando que teria conseguido fugir de uma pista na Bolívia  e retornado ao Brasil, com pouso na cidade de Cáceres (MT), onde se apresentou a Policia Federal, foi ouvido e liberado, chegando em Parnaíba no final da manhã do dia 20 de junho do ano passado, no comando da aeronave roubada PR NAL, recebido sob grande comoção social, tendo sido a aeronave apreendida e a investigação repassada para presidência junto a DECO.

A participação do piloto e do funcionário público municipal foi confirmada por Adevailson Ribeiro, vulgo Zoio,  integrante de facção criminosa e atuante na região de Birigui (SP), qunado preso no final do mês de Junho deste ano. A polícia manteve a prisão do criminoso em sigilo por indicídios apomtarem que Zoio seria um dos integrantes da organização criminosa que decolou a bordo da aeronave PR NAL na companhia do piloto Edmur em 18 de junho do ano passado, no Aeroporto Municipal de Paranaíba, sob alegação de roubo de aeronave e sequestro de piloto.

Em interrrogatório, Zoio confirmou a participação do piloto e do recepcionista que se declaravam vítimas, inclusive indicando que o autor intelectual de toda a encenação em torno do que fora registrado pelas câmeras de monitoramento foi o próprio piloto Edmur que há dias coordenava com os demais integrantes do grupo o falso enredo para justificar o uso da aeronave PR NAL de seu patrão para atravessar as fronteiras do país transportando integrantes de facção criminosa predominante nos presídios nacionais, para atuação em tráfico de entorpecente tanto na Bolívia quanto no Paraguai, especializados em tráfico aéreo de drogas e depois retornar ao Brasil como se fosse um herói.

Deco flagrou piloto em casa, na cidade de Parnaíba (MS). Foto: Divulgação Deco

Nesta etapa da Operação Icaro, fase Rota Caipira, deflagrada logo no início da manhã de hoje, com apoio da DRP de Paranaíba, a DECO o mandado de prisão preventiva em desfavor do piloto Edmur foi cumprido. Outras diligências também estão sendo empenhada para localização do funcionário público municipal Idevan, que também foi apontado como autor dos fatos, com a missão de facilitar todo o enredo criminoso no local.

Em sigilo, a equipe faz buscas no em torno de residências, comércio e também no aeroporto municipal da cidade, onde os fatos ocorreram no ano passado.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Destaque
Referência mundial em prevenção e combate aos incêndios florestais, Prevfogo completou 35 anos
Carreira
Cerca de 40 mil bacharéis em direito participam do ENAM neste domingo
Ação de Cidadania
Equipe técnica visita o Alto Taquari para planejar realização do Juizado Itinerante em junho
Destaque
Alunos de MS são premiados em terceiro lugar em desafio internacional de programação
Meio Ambiente
Lançado em 2023, SIFAU auxilia Mato Grosso do Sul na identificação de áreas para queima prescrita
Cidade
Vítima de ferimento por faca é destaque no plantão dos Bombeiros
Pacto de Cooperação
Governo e Sebrae/MS vão fomentar o empreendedorismo indígena em no estado
Evento
Turismo de MS leva capacitação, gastronomia pantaneira e lançamentos à 11ª WTM Latin America
Mercado Internacional
MS quintuplica potencial de abate e exportação de carne bovina para a China
Concretagem
Ponte fecha às 17 horas de hoje e reabre às 5h de domingo (14)

Mais Lidas

Morte à Esclarecer
Idoso é encontrado morto com marcas de mordidas de cachorro em Corumbá
Últimas 24 horas
Incêndio em casa no centro é destaque no plantão dos Bombeiros
Qualificação
Cursos técnicos com alta demanda no mercado são opções de qualificação no Senac Corumbá
Decisão Judicial
Ribeirinhos são despejados de terras no Morrinho