A PF (Polícia Federal), em conjunto com a Receita Federal, deflagrou, nesta segunda-feira (23) a operação Enterprise, que cumpre mandados em Mato Grosso do Sul e mais 9 Estados.
Conforme a PF, essa é a maior operação contra a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em 2020 e uma das maiores operações da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros.
A ação busca desarticular uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa.
Na operação, foram empenhados 670 policiais federais, além de 30 servidores da Receita Federal. Eles cumprem 145 mandados de busca e apreensão e 65 ordens de prisão em Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba.
Até o momento foram apreendidos aproximadamente R$ 400 milhões em bens do narcotráfico, a maior apreensão de bens patrimoniais do ano. Entre eles, aeronaves, imóveis e veículos de luxos do tráfico.
Há ainda a expectativa de que novos bens sejam identificados após o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
Segundo as investigações, o esquema utilizado pelo grupo criminoso consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior, com uso de laranjas e empresas fictícias.
De acordo com a Polícia Federal, a operação Enterprise é a maior da história do Brasil em apreensão de cocaína. Durante a investigação, foram encontradas 50 toneladas da droga em portos do Brasil, da Europa e do continente africano.
Além dos mandados de busca e ordens de prisão expedidos em território nacional, a Interpol foi acionada para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países (Espanha, Colômbia, Portugal e Emirados Árabes Unidos).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dengue: 2023 pode bater recorde e ser o ano mais letal da última década

Convênio da ACERT com Governo MS posiciona a pesca esportiva em Corumbá no mercado

Poupança tem retirada líquida de R$ 3,31 bilhões em novembro

Núcleo de ESG da Fiems conhece sistema de monitoramento incêndios do IHP

Operação prende integrante de grupo criminoso que importava cocaína da Bolívia

Senac MS realiza campanha de Natal com desconto de até 35% nos cursos

Paraguaios são flagrados com armas e capivaras abatidas na região do Nabileque

Comunidades indígenas recebem doação de computadores recondicionados do IFMS

Servidores do município terão 13º disponível para saque neste sábado
