A operação que investiga os responsáveis pelos focos dos incêndios no Pantanal, iniciada nas primeiras horas desta segunda-feira (14), cumpriu 10 mandados de busca e apreensão, sendo oito em Corumbá e dois em Campo Grande. Segundo levantamento realizado pela PF, mais de 25 mil hectares do bioma pantaneiro já foram destruídos pelas queimadas, considerado o maior desastra ambiental do Estado nos últimos 50 anos.
Em Corumbá, os alvos dos mandados foram fazendas e residências de proprietários rurais, localizadas na cidade. Entre as apreensões realizadas estão documentos, celulares, armas e munições ilegais. Um homem foi preso em flagrante pela posse de duas pistolas, um revólver, 108 munições de calibre permitido e 44 de calibre restrito.
A PF afirma que não há prazo para conclusão da investigação e que aguarda conclusão do trabalho de perícia para apontar autores, que responderão criminalmente por dano a floresta de preservação permanente (Art. 38, da Lei no 9.605/98), dano direto e indireto a Unidades de Conservação (Art. 40, da Lei no 9.605/98), incêndio (Art. 41, da Lei no 9.605/98) e poluição (Art. 54, da Lei no 9.605/98), cujas penas somadas podem ultrapassar 15 anos de prisão.
Nesta fase ostensiva da operação, 31 policiais federais participaram, cumprindo ordens judiciais, expedidas pela 1ª Vara Federal de Corumbá, e levantando informações junto a fazendeiros e funcionários de propriedades rurais.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos



Armas e munições ilegais apreendidas durante operação. (Divulgação PF)


