Menu
quinta, 21 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Pequenos produtores de Corumbá requisitam maquinário pesado para lida no campo

28 setembro 2021 - 10h37Ascom Câmara de Corumbá

O envio de maquinário pesado para atender o pequeno produtor rural do Município de Corumbá, é o que está pleiteando o vereador Allex Dellas, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Na sessão ordinária de ontem, segunda-feira (27), Allex teve aprovado um requerimento em regime de urgência especial, em que solicita junto ao assessor especial de Relações Governamentais e Institucionais (AERIN), do Ministério, Edimilson Alves, o envio de um kit de maquinários pesados (retroescavadeira, motoniveladora, caminhão trucado, pá carregadeira, entre outros) para auxiliar a manutenção das estradas, bem como a produção agrícola local. 

O pedido, conforme ele, é fruto da audiência que teve dias atrás em Brasília, com a ministra Tereza Cristina Correa da Costa Dias, que é do Mato Grosso do Sul, quando apresentou uma série de demandas para a região pantaneira. 

“São maquinário importantes que vão contribuir para a melhoria e manutenção das estradas vicinais dos assentamentos em nossa região, bem como na produção agrícola, com reflexos também no escoamento da safra da nossa agricultura familiar”, reforçou. 

Brigadistas Permanentes  

Ainda em Brasília, Allex reforçou junto ao Ministério de Meio Ambiente, a instalação de uma brigada permanente em Corumbá, para ações diretas de prevenção e combate às queimadas que, de novo, estão causando sérios prejuízos à região. 

O pedido foi feito por meio de requerimento em regime de urgência direcionado à secretária-executiva da Amazônia e Serviços Ambientais, Marta Tisli Ribeiro de Moraes Giannichi, com cópia ao Departamento de Ecossistemas, em nome da diretora Julie Messias e Silva, e ao ministro de estado Joaquim Álvaro Pereira Leite. 

“Além da necessidade de contarmos com uma brigada permanente em nosso Município, estamos solicitando a adesão de Corumbá ao programa GEF-Terrestre, que compõe o financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, observou. 

Allex lembrou que Corumbá abrange uma área de aproximadamente 60 % do Pantanal Sul-Mato-Grossense, e que vem sofrendo diariamente com as queimadas. “Por isso mesmo precisamos de uma brigada permanente, como também adesão ao programa que resultará em melhores condições logísticas e financeiras, para atuação na prevenção e combate a incêndios e resgate de animais silvestres atingidos pelas queimadas”, ressaltou. 

Farmácia Municipal  

Por outro lado, o vereador solicitou ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, a disponibilização do cronograma de reposição de medicamentos na Farmácia Municipal. O pedido se deve a reclamações de pessoas que relataram a falta de remédios no local, principalmente os destinados ao controle de pressão alta ou baixa. 

Trânsito 

Já ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, com cópia ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, o vereador solicitou reimplantação de um redutor de velocidade na Rua 15 de Novembro, entre as ruas Minas Gerais e Paraná, no Bairro Cristo Redentor, em frente à Escola José de Souza Damy. 

Disse que se trata de uma reivindicação da comunidade local, que demonstram preocupação com ocorrências de acidentes de trânsito. Explicou que é uma forma de conter excesso de velocidade em uma região com grande fluxo de pedestres, principalmente crianças que estudam naquela escola do Município. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Região Central
PM prender autor de furto e recupera objetos
Outubro Rosa
Bia Cavassa faz doação em apoio a campanha Lenço Solidário
Colônia do Bracinho
Pantaneiro denuncia construção de barragem no Rio Taquari
11.817 mil testes analisados
Estudo da Janssen na região de fronteira mostra eficácia de 50% da vacina e redução de 90% em óbitos
Oportunidade
Inscrições abertas para concurso público de procurador do Estado, com salário de R$ 25 mil
Agenda Política
Presidente Regional do Democracia Cristã visita cidades do interior de MS
Retomada da Economia
Setor de bares e restaurantes aumenta as contratações e retoma movimento
246 quilos de cocaína
Dracco assume investigação da queda do helicóptero do tráfico em Ponta Porã
Dois brasileiros foram presos
Denunciado por participação no roubo de aeronaves em Aquidauana é preso na Bolívia
Imunização
Veja quem pode se vacinar contra Covid em Corumbá nesta quinta e sexta

Mais Lidas

Qualificação
Ministério da Educação anuncia formação para professores da educação infantil
Previsão Meteorológica
Tempo fica firme, mas nova frente fria promete mais chuva para o final de semana
Acidente de Trânsito
Mulher sofre fratura na perna em queda acidental de moto
Destaque
Vereador pede fim do toque de recolher e do uso de máscara em ambientes abertos