Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Pequenos negócios sustentam 68% dos empregos de agosto em MS

05 outubro 2022 - 10h24Agência Sebrae de Notícias

Em mais um mês, as micro e pequenas empresas (MPE) seguem contribuindo para a sustentação de empregos em Mato Grosso do Sul. Em agosto, entre demissões e contratações, foram 4.439 vagas no estado e deste total, os pequenos negócios foram responsáveis por 68,5%, com 3.044 empregos. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

O saldo de empregos no mês de agosto no estado considera ainda 1.121 postos de trabalho nas médias e grandes empresas (MGE) e 10 na administração pública. Segundo o estudo, no período, os setores que se destacaram entre os pequenos negócios para o saldo positivo foram Serviços (1.499 vagas); seguido por Comércio (669); Construção (459); Indústria de Transformação (280) e Agropecuária (101).

Já no saldo acumulado de janeiro a agosto de 2022, foram 38.967 postos de trabalho em Mato Grosso do Sul. Deste total, o resultado nas micro e pequenas empresas foi de 28.189 empregos. No mesmo período, o saldo nas médias e grandes empresas foi de 8.741 vagas, e, na administração pública, 215.

“Os pequenos negócios possuem uma dinâmica própria. Eles são, geralmente, os mais sensíveis à variação de mercado: são os primeiros a demitir, mas, também, os primeiros a recontratar quando a economia reaquece. Em mais um mês, vemos isso comprovado em números, o que evidencia a importância deste segmento para a sustentação de nossa economia”, analisa o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

Dia da MPE

Em 5 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Os dados quanto aos postos de trabalho mostram a importância dos pequenos negócios, que formam a base da economia brasileira, e, segundo o Sebrae Nacional, representam 98% do universo empresarial do país. O segmento também é responsável por 52% dos empregos gerados no Brasil e por 40% da massa salarial.

A data evidencia ainda a valorização de políticas públicas voltadas a este setor, a exemplo da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, também conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Ela foi criada pela Lei Complementar nº 123/2006 para regulamentar o tratamento favorecido, simplificado e diferenciado aos pequenos negócios.

O objetivo da legislação é fomentar o desenvolvimento e a competitividade da micro e pequena empresa e do microempreendedor individual (MEI), como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia.

Os benefícios criados pela Lei Geral, a exceção do tratamento tributário diferenciado, aplicam-se também ao produtor rural pessoa física e ao agricultor familiar. “O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa busca comemorar essa conquista, sensibilizando a população da importância dos pequenos negócios para a economia”, finaliza Estanqueiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul