Menu
terça, 05 de março de 2024
Fipec 2024
Fipec 2024
Geral

Parceria Prefeitura e Governo Federal garante veículos para a Saúde

06 abril 2018 - 14h37Assessoria PMC

O prefeito Marcelo Iunes entregou, na manhã desta sexta-feira, 06 de abril, dois veículos para a Secretaria Municipal de Saúde. Os carros – Doblò 1.8 de sete lugares cada – serão utilizados pelos programas municipais NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Melhor em Casa.

“É importante o Município garantir qualidade e respeito às pessoas com enfermidades”, destacou o prefeito ao entregar os veículos ao secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite. “É uma conquista através de parceria da Prefeitura com o Governo Federal”, completou Iunes ao ressaltar a aquisição com recursos federais.

O secretário de Saúde afirmou que os dois novos veículos qualificam o trabalho do funcionário e, consequentemente, o serviço oferecido à população. “Dando condição melhor para que o servidor efetue o trabalho dele, de levar assistência da saúde ao munícipe, quem ganha é população, que será melhor atendida”, disse.

Rogério Leite enfatizou o alcance dos dois programas oferecidos na rede municipal de Saúde. “Uma equipe do NASF é responsável por até seis equipes de Saúde de Família, resultando no atendimento de um número significativo de famílias corumbaenses. O Melhor em Casa tem no cadastro pelo menos 90 pacientes acamados que precisam dessa visita domiciliar do médico, enfermeiro e equipe para esse atendimento e planejamento em saúde”, complementou. O vereador Manoel Rodrigues acompanhou a entrega dos veículos, realizada no pátio do Paço Municipal.

NASF e Melhor em Casa

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

Tem o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. O NASF busca contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

O programa Melhor em Casa visa diminuir o período de permanência de pacientes internados ou a internação desnecessária; aumentar a disponibilidade dos leitos hospitalares para retaguarda das urgências e internação; garantir atendimento humanizado, qualificado, sem abrir mão do conforto do lar, além de ampliar a autonomia dos usuários e familiares, para o cuidado à saúde do paciente.

É um serviço que garante a continuidade da Atenção em Saúde aos pacientes que precisam de cuidados, mas que não precisam da internação hospitalar. É direcionado a pessoas domiciliadas em Corumbá; portadoras de doenças crônicas graves; portadora de incapacidades permanentes, restrito ao leito em 50% do tempo ou mais; em situação pós-cirúrgica, e possuir cuidador em seu domicilio. O atendimento é disponibilizado via SUS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo
Com temperaturas mais amenas, terça-feira tem tempo instável e probabilidade de chuvas
Corumbá tem mínima de 26°C e máxima de 31°C
Oportunidades
Qualifica Ladário divulga lista com os inscritos para as turmas 2024
Mês da mulher
UBS João Fernandes inicia mês de Março com atendimento semanal até às 22h em Ladário
Eventos
Roda de Conversa no CCI abre programação do mês da mulher em Corumbá
Variedades
Melhor Soundbar Samsung
Saúde
Primeira Conferência Livre para discutir Atenção Primária acontece quarta-feira, dia 06
Evento
FIPEC 2024 acontece de 15 a 17 de março no Porto Geral; inscrições seguem abertas
3ª edição
Campo Grande vence a Copa dos Campeões da Assomasul
Finasa
Câmara autoriza Prefeitura contratar linha de crédito para infraestrutura
Tráfico de Drogas
PM prende dois por venda e porte de droga no Centro América

Mais Lidas

Em Corumbá
Homem é preso acusado de abusar da sobrinha de 12 anos
Na BR 262
Boliviano é preso com 2kg de maconha em fundo falso de mala
Até dia 11
Processo Seletivo da UEMS tem 51 cursos de graduação com inscrições abertas
Ecoturismo
Baixa temporada em pleno verão em Bonito e Serra da Bodoquena tem tarifário reduzido