Menu
terça, 05 de março de 2024
Fipec 2024
Fipec 2024
Geral

Parceria leva serviços da Oficina Ortopédica Itinerante à Apae de Corumbá

09 outubro 2018 - 10h10Prefeitura de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes conheceu os serviços da Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Especializado em Reabilitação (CER/APAE). O caminhão para a realização dos atendimentos esteve na sede da APAE de Corumbá ao longo da última semana. A ação foi proporcionada por uma parceria firmada com a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que teve como finalidade atender as pessoas com necessidades especiais.

A Oficina Ortopédica é uma unidade de saúde itinerante com o objetivo principal de promover o acesso a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM), calçados para pés neuropáticos, além de confecção de adaptações, ajustes e pequenos concertos nas órteses e próteses, já utilizados pelas populações que residem em locais sem acesso à oficina ortopédica fixa.

Instalada em um caminhão, a Oficina visa encurtar a distância e os gastos implícitos quando da necessidade de encaminharmos usuários ao CER/APAE de Campo Grande, proporcionando confortabilidade e a interação através do intercâmbio profissional, pois todas as orientações, dúvidas e sugestões ocorrem em tempo real.

O CER/APAE é uma unidade de saúde, credenciada ao SUS, cujo objetivo primordial é o atendimento integral as pessoas com deficiência física e intelectual. O campo de atuação é a Macrorregião de Saúde que engloba Corumbá e Ladário com ações voltadas à habilitação, reabilitação, dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção assim como o atendimento integral ás pessoas ostomizadas.

Marcelo Iunes afirmou, durante a visita, que a parceria firmada pelo Município teve como objetivo ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas que necessitam de órteses e próteses através dos serviços da Rede de Atenção à Saúde. O chefe da Casa Civil, Luiz Antônio da Silva, acompanhou o chefe do Executivo Municipal.

A instituição em Corumbá

A APAE de Corumbá completará 47 anos de existência no próximo dia 09 de novembro. A entidade foi fundada em 1971 pelo casal Antônio Pedro de Barros e Odilza Miranda de Barros. Eles perceberam a necessidade de atendimento qualificado devido ao nascimento de um filho.

São dois turnos de serviços voltados às pessoas com deficiência intelectual, porém devido aos agraves que a deficiência intelectual gera, causando outras deficiências múltiplas, a instituição acaba por atender pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A APAE oferece ainda unidade educacional, com educação infantil, além do ensino fundamental de 1º e 2º anos. Há também o atendimento clínico. São oferecidos tratamentos com psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, terapeutas ocupacionais, além de atendimento médico. 

O objetivo principal da APAE é promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAEs, na perspectiva da inclusão social de seus usuários. As APAEs têm como principal missão prestar serviços de assistência social no que se diz respeito a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde Pública
Vereadora busca informações sobre exames do pré-natal na Saúde Pública
Destaque
Pesquisa mostra que diferença salarial entre mulheres e homens caiu
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 205 milhões
Escalonamento
Governo de MS propõe indicadores de produção para aumentar salário de agentes de saúde
Boas Vindas
Moinho Cultural retoma atividades com 120 novos alunos
Bacia Paraguai
PMA aplica mais de R$ 53 mil em multas no primeiro final de semana de pesca aberta
Apresentação
Jiboia resgatada de circo é a embaixadora ambiental do Bioparque Pantanal
Tráfico de Drogas
Escaneamento identifica pasta base dentro de compressor
Tempo
Com temperaturas mais amenas, terça-feira tem tempo instável e probabilidade de chuvas
Corumbá tem mínima de 26°C e máxima de 31°C
Oportunidades
Qualifica Ladário divulga lista com os inscritos para as turmas 2024

Mais Lidas

Em Corumbá
Homem é preso acusado de abusar da sobrinha de 12 anos
Na BR 262
Boliviano é preso com 2kg de maconha em fundo falso de mala
Até dia 11
Processo Seletivo da UEMS tem 51 cursos de graduação com inscrições abertas
Ecoturismo
Baixa temporada em pleno verão em Bonito e Serra da Bodoquena tem tarifário reduzido