Menu
sábado, 08 de maio de 2021
Governo - O Estado que cresce - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Parceria leva serviços da Oficina Ortopédica Itinerante à Apae de Corumbá

09 outubro 2018 - 10h10Prefeitura de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes conheceu os serviços da Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Especializado em Reabilitação (CER/APAE). O caminhão para a realização dos atendimentos esteve na sede da APAE de Corumbá ao longo da última semana. A ação foi proporcionada por uma parceria firmada com a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que teve como finalidade atender as pessoas com necessidades especiais.

A Oficina Ortopédica é uma unidade de saúde itinerante com o objetivo principal de promover o acesso a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM), calçados para pés neuropáticos, além de confecção de adaptações, ajustes e pequenos concertos nas órteses e próteses, já utilizados pelas populações que residem em locais sem acesso à oficina ortopédica fixa.

Instalada em um caminhão, a Oficina visa encurtar a distância e os gastos implícitos quando da necessidade de encaminharmos usuários ao CER/APAE de Campo Grande, proporcionando confortabilidade e a interação através do intercâmbio profissional, pois todas as orientações, dúvidas e sugestões ocorrem em tempo real.

O CER/APAE é uma unidade de saúde, credenciada ao SUS, cujo objetivo primordial é o atendimento integral as pessoas com deficiência física e intelectual. O campo de atuação é a Macrorregião de Saúde que engloba Corumbá e Ladário com ações voltadas à habilitação, reabilitação, dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção assim como o atendimento integral ás pessoas ostomizadas.

Marcelo Iunes afirmou, durante a visita, que a parceria firmada pelo Município teve como objetivo ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas que necessitam de órteses e próteses através dos serviços da Rede de Atenção à Saúde. O chefe da Casa Civil, Luiz Antônio da Silva, acompanhou o chefe do Executivo Municipal.

A instituição em Corumbá

A APAE de Corumbá completará 47 anos de existência no próximo dia 09 de novembro. A entidade foi fundada em 1971 pelo casal Antônio Pedro de Barros e Odilza Miranda de Barros. Eles perceberam a necessidade de atendimento qualificado devido ao nascimento de um filho.

São dois turnos de serviços voltados às pessoas com deficiência intelectual, porém devido aos agraves que a deficiência intelectual gera, causando outras deficiências múltiplas, a instituição acaba por atender pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A APAE oferece ainda unidade educacional, com educação infantil, além do ensino fundamental de 1º e 2º anos. Há também o atendimento clínico. São oferecidos tratamentos com psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, terapeutas ocupacionais, além de atendimento médico. 

O objetivo principal da APAE é promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAEs, na perspectiva da inclusão social de seus usuários. As APAEs têm como principal missão prestar serviços de assistência social no que se diz respeito a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
PM presenteia criança que sonha ser policial militar em seu aniversário
POLICIAL
PM de Corumbá Intensifica Patrulhamento e Fiscalização em Área Rural
GERAL
Em visita ao Governo do Estado Bia Cavassa acompanha projetos para a região pantaneira
SAÚDE
MS recebe neste sábado novo lote de vacinas da Coronavac para aplicação da segunda dose
CORONAVÍRUS
Levantamento mostra que 17% das mortes por covid em MS eram de pacientes sem comorbidade
GERAL
Detentos bolivianos em Corumbá recebem assistência de Consulado
GERAL
Energisa alerta para consumo consciente da energia elétrica em tempos de home office e aulas on-line
Com mudança na bandeira tarifária, consumidores precisam adotar práticas sustentáveis para evitar desperdício e fazer o uso consciente da energia
EDUCAÇÃO
Reforma e adequação da escola Pedro Paulo de Medeiros começa nesta segunda
POLICIAL
PMA e Bombeiros resgatam anta com mais de 200 kg de piscina em clube
ESPORTE
Vereadores sugerem construção de pista de Mountain Bike em área no Dom Bosco

Mais Lidas

GERAL
Detentos bolivianos em Corumbá recebem assistência de Consulado
GERAL
Em visita ao Governo do Estado Bia Cavassa acompanha projetos para a região pantaneira
INCÊNDIO
Carro pega fogo no bairro Vila Guarani
POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no bairro Vila Guarani