Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Parceria entre PMA, Agesul e UEMS assegura atendimento à animais resgatados em rodovias

16 fevereiro 2023 - 13h38Redação

Um dos grandes problemas para a Polícia Militar Ambiental no interior é a dificuldade de atendimentos médicos veterinários, especialmente, aos animais vítimas de acidentes, para a estabilização da saúde, até sua remoção ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, mas também para animais feridos, mesmo em estados menos graves, advindos das capturas nos perímetros urbanos pela PMA. Além disso, outros tipos de capturas, inclusive, as urbanas, envolvem a necessidade do atendimento e análises dos médicos veterinários, para a avaliação se o animal pode ser devolvido imediatamente ao seu habitat.

Pensado nisso, o Comando do Pelotão da PMA de Aquidauana, autorizado pelo Comando do Batalhão em Campo Grande, a AGESUL, por interveniência do Projeto Estadual Estrada Viva, e o Centro de Estudos em Meio Ambiente, Áreas Protegidas e Desenvolvimento Sustentável (CEMAP), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), onde atualmente localiza-se a sede do Programa Estrada Viva, em parceria da UEMS com a AGESUL, no município de Aquidauana, fecharam uma pareceria para receber e atender a todos os animais procedentes de capturas e resgates efetuados pela PMA, mesmo que tenham sido em rodovias federais, tais como, a  BR 262 e 419.

No centro, coordenado pelo Professor Dr. Afrânio José Soriano Soares, ficam médicos veterinários da UEMS e do Projeto Estrada Viva, que além de atenderem os animais e avaliarem as condições para possível soltura imediata na natureza, também se encarregarão de todos os cuidados com os bichos e encaminhamento ao CRAS, assim que possível.

Isso é primordial, não só pelo cuidado especializado e de emergência aos animais, evitando sofrimento, mas também, como racionalização de recurso público ao evitar o deslocamento de viatura para cada animal capturado que precise de encaminhamento ao atendimento no CRAS e, ainda, pela não necessidade de deslocamento da viatura e equipe da PMA, que poderão continuar os trabalhos preventivos às infrações e crimes ambientais, ou para a realização de outras capturas, caso necessárias.

Para se ter ideia da importância da parceria, só na última segunda-feira (13), dois animais, sendo uma arara-canindé e uma gavião carijó feridos foram entregues ao CEMAP, receberam atendimento e já se encontram no CRAS, na Capital. No ano passado (2022), Policiais Militares Ambientais do Estado capturaram e resgataram 1.904 animais silvestres e 2.841 em 2021 e todos necessitaram de avaliação, nem que fosse para a soltura imediata.

Em Aquidauana e em outros municípios, este trabalho vinha sendo realizado por médicos veterinários voluntários, Universidades, simplesmente por boa vontade e pela confiabilidade e estima à PMA. O Centro de Estudos em Meio Ambiente, Áreas Protegidas e Desenvolvimento Sustentável (CEMAP) possui laboratório e ambulatório de fauna, veículos especializados para o transporte, bem como locais adequados para a fauna entregue, até o possível transporte para o CRAS em Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública