Menu
quarta, 14 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Parceria entre Fertel e UFMS é renovada por mais um ano

21 dezembro 2018 - 09h34Assessoria de comunicação

Foi confirmada nesta quinta-feira (20) a renovação, por mais um ano, do acordo de cooperação mútua firmado entre a Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que prevê, entre outros pontos, a operacionalização da rádio Educativa UFMS FM 99.9 por meio do compartilhamento de estúdios de gravação e intercâmbio de recursos humanos. O entendimento foi fechado durante reunião do Conselho de Programação da UFMS FM, no qual também foi encaminhada proposta que permitirá à rádio universitária captar apoios culturais a fim de obter recursos e incrementar sua programação.

Participaram da reunião os integrantes do Conselho de Programação da Educativa UFMS: a professora Daniela Ota, Evandro Rodrigues Higa, coordenador do curso de Música da UFMS, Marcelo Fernandes Pereira, Nalvo Franco de Almeida Junior, Ocimar Santiago Ramires, Maciel Dias e a gerente de Comunicação da UFMS, profa. dra. Rose Mara Pinheiro.

O atual acordo de cooperação foi assinado em 23 de fevereiro deste ano entre o reitor da UFMS, Marcelo Augusto Santos Turine, e o diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins –que também integra o Conselho Consultivo da rádio da universidade. Por meio dele, servidores das duas instituições colaboram na produção jornalística e divulgação de informações, incluindo suporte físico para criação de conteúdo na região de Bonito –onde é utilizada uma sala na base de estudos para gravações de programas da região.

Compartilhamento

A parceria também inclui trocas de programas entre as emissoras públicas estadual e da universidade, veiculados também na Educativa 104.7 FM e na TVE Cultura. É caso do projeto “Memórias”, do cineasta e professor Cândido Alberto da Fonseca, que colheu entrevistas de personalidades que fizeram parte da história de Mato Grosso do Sul.

“Neste ano abrimos mais espaço para a produção vinda da UFMS, com programas elaborados por estudantes de Jornalismo que deram origem ao UniversoTop, que vai ao ar aos domingos”, destacou Bosco. “Isso vai ao encontro do slogan de nossa nova programação: ‘Juventude, o MS do Futuro’, que significa dar voz aos jovens para ajudarem a construir o Estado que querem. Sob os olhares da UFMS, esses estudantes elaboraram propostas incríveis que merecem visibilidade”, prosseguiu.

No caso de Bonito, à época da formalização do primeiro convênio, Turine frisou as possibilidades abertas com o processo de digitalização da TVE Cultura –em andamento e que, com anuência do governador Reinaldo Azambuja, pode chegar a 54 municípios do Estado até 2019– por meio da multiprogramação e transmissão de EaD, já usado pela instituição que, na cidade, tem um polo de Ensino à Distância.

Durante a reunião do conselho, também se discutiu a autorização para que a Educativa FM UFMS 99.9 inicie a captação de apoios culturais na sociedade, de forma a obter recursos que ajudem na melhora da qualidade técnica e de produção. Maciel Dias explicou que a intenção é reservar um percentual da programação para a exibição de spots e ações de merchandising, nos moldes do que é adotado por outras emissoras educativas públicas do país.

“É uma divulgação diferenciada, que não tem cunho comercial. Na próxima reunião do conselho, vamos definir qual o quantitativo da programação da rádio poderá ser usado nestas veiculações, sempre respeitando as predefinições legais existentes”, destacou.

LEGENDAS:

01 – Integrantes do Conselho de Programação da Educativa FM UFMS se reuniram nesta quinta-feira

02 – Bosco Martins e Rose Pinheiro, durante reunião do Conselho de Programação da Educativa FM UFMS

Deixe seu Comentário

Leia Também

VACINAÇÃO
Vereador solicita que trabalhadores de limpeza pública também sejam imunizados contra a Covid
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Na Câmara, vereador pede informações sobre restauração de prédios históricos
DETRAN
Detran lança e-book e hotsite com todas mudanças do Código de Trânsito Brasileiro
POLICIAL
PF prende três pessoas por tráfico de drogas e apreende 245kg de maconha em MS
CAPTURA DE ANIMAL
Jibóia é encontrada dentro da sala de residência em Corumbá
EDUCAÇÃO
Terminam hoje inscrições para o Sisu do primeiro semestre
ACIDENTE DE TRÂNSITO
Colisão de carro e moto deixa jovem ferido no Dom Bosco
GERAL
Obras de acesso à ponte que interliga os pantanais da Nhecolândia e Paiaguás estão adiantadas
SAÚDE
Corumbá inicia imunização contra a Covid-19 da população ribeirinha do baixo Pantanal
GERAL
Prefeitura divulga pontuação do Processo Seletivo Simplificado da Assistência Social

Mais Lidas

POLICIAL
PM prende homens por tráfico de drogas e apreende 83 tabletes de cocaína
GERAL
Após briga, jovem é esfaqueado por padrasto no Centro América
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei proíbe substituir prisão por pena mais branda em crimes de Trânsito
POLICIAL
Casal é preso após briga no Loteamento Pantanal