Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Parceria com Cassems libera 20 leitos para Covid-19 na Santa Casa

19 junho 2020 - 10h57Assessoria PMC

Com apoio da Prefeitura de Corumbá, a Santa Casa está trabalhando várias adequações em alguns setores do hospital, tais como: onde funcionava o antigo PAM (Pronto Atendimento Médico) e os setores B-2 e B-7 para aumentar a quantidade de leitos destinados exclusivamente ao tratamento da Covid-19. Ao final da pandemia, esses espaços e todos seus equipamentos ficarão à disposição de todos os usuários do Sistema único de Saúde (SUS).

A previsão inicial era de que as adequações terminassem nesta semana, mas o prazo precisou ser estendido por mais 15 dias em função de reparos nas instalações elétricas e também no piso das unidades, que precisam ser totalmente substituídos e adequados às determinações da Vigilância Sanitária.

“Por causa disso, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) montada provisoriamente no B-4 para atender exclusivamente os casos do novo Coronavírus costuma aparecer nos boletins estaduais com ocupação próxima de sua capacidade total, uma vez que, não temos disponíveis ainda os leitos clínicos exclusivos para o Covid-19”, explicou o prefeito Marcelo Iunes.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura tem se esforçado para frear a disseminação do vírus, e também de prover assistência a todos que precisem de atendimento médico. Também foi realizada a ampliação da capacidade da usina de gases do Hospital e a instalação da rede para atender os setores B-2 e B-7, específicos, clínicos e CTI para o Covid-19, pois a rede não era suficiente para suprir a demanda.

Como explicou o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite: “exclusivos para o Covid-19 tínhamos 10 leitos de UTI, que estavam sendo usados por pacientes que precisavam ou não de respiradores. Enquanto as adequações não são entregues, a Direção da Santa Casa está viabilizando a utilização de parte do Setor B-3 como retaguarda de clínica médica para o coronavírus. Totalizando hoje 20 leitos exclusivos para o Covid-19”.

“Para solucionar essa situação, fizemos uma parceria com o Hospital da Cassems que disponibilizará aproximadamente 20 leitos para transferência de pacientes de clínicas médicas, para que a Santa Casa possa de imediato ampliar a quantidade desses leitos especializados clínicos para o Covid-19 e, desta forma, deixar na UTI do Covid-19 (B-4) somente para os casos mais graves dessa doença”, completou o chefe do Executivo Municipal. A transferência dos pacientes será feita a partir desta sexta-feira e seguirá regras rígidas de manejo.

O diretor-presidente da Junta Interventora que administra a Santa Casa de Corumbá, Eduardo Iunes, detalhou o funcionamento do convênio feito entre o hospital e a Cassems. “A Cassems irá disponibilizar um setor com capacidade de aproximadamente 20 leitos. Vamos levar a clínica médica do B3 para lá e deixar esse espaço da Santa Casa também dedicado aos casos do novo Coronavírus”.

Eduardo lembrou que isso só será necessário enquanto as adequações nos setores B-2 e B-7 não tiverem terminadas. “É um período curto de tempo, de aproximadamente 20 dias”, completou o diretor-presidente da Junta Interventora, lembrando que as alas em readequações estão sendo preparadas para comportar até 28 leitos.

“A princípio vamos montar 18 leitos semi-intensivos no B2, todos com monitores, e 10 leitos de UTI no B7, esses já com ventiladores mecânicos, além do B-4 que já oferece mais 10 leitos e poderá continuar como leitos de retaguarda”, afirmou Eduardo, que anunciou ainda que a Santa está iniciando o processo de compra de mais 10 ventiladores mecânicos que deverão ficar no setor B-2, o qual viabilizará a sua conversão em Unidade de Terapia Intensiva.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército