Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Para Fiems, redução na alíquota do etanol trará competitividade para indústria de MS

A medida será válida por 20 anos ou até que uma nova emenda seja proposta e aprovada

29 julho 2022 - 10h42Assessoria

A redução da alíquota do ICMS do etanol em Mato Grosso do Sul deverá tornar os produtos industrializados do Estado mais competitivos. A avaliação é do chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, que participou do anúncio oficial feito pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (28/07), na sede da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), com a presença de autoridades e representantes do setor produtivo. 
 

“Com preços mais acessíveis os valores de logísticas terão impacto importante, para a indústria será de fundamental importância, já que isso aumenta a competitividade dos nossos produtos”, destacou Robson Del Casale. 
 

O titular da Sefaz, Luiz Renato Adler, relatou que o impacto na arrecadação do Estado será de cerca de 70 milhões de reais por ano com a decisão, mas que o governo já estuda estratégias para controlar os gastos e não ter prejuízos. “Já recebemos a orientação do governador Reinaldo Azambuja para estabelecer estratégias de maneira que a redução na arrecadação não prejudique o andamento de projetos importantes para o Estado, essa medida vale por 20 anos ou até que uma nova emenda seja proposta e aprovada”, explicou o secretário. 
 
Sobre a redução, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, ressaltou que os preços dos combustíveis têm impacto direto na economia de todo Estado, a redução é uma demanda que já estava em discussão e vai atender diversos setores. “Reduzir os custos dos combustíveis é uma pauta que afeta diretamente nossa economia, o que esperamos agora é tornar Mato Grosso do Sul mais competitivo e incentivar novos investimentos”, afirmou. 
 
Já o diretor executivo da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Érico Paredes, salientou que o setor vê com bons olhos a decisão do Estado e já prevê reflexos importantes na produção. “Mato Grosso do Sul produz hoje 2,5 bilhões de litros de etanol. A decisão com certeza terá reflexos grandes na competividade de produção. Prevemos uma redução de 6,5% na produção das usinas e esperamos que isso também chegue até o consumidor”, ressaltou. 
 
Nesse aspecto, o presidente do Sinpetro/MS (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul), Edson Lazaroto, comentou que o impacto para o consumidor na bomba deve chegar aos 24 centavos e que a decisão do governo vai incentivar o consumo, que teve redução considerável de volume por conta dos altos valores. “Enalteço aqui o entendimento do governo e dos setores produtivos, nossa preocupação é trazer esse fôlego para o consumir para que ele se sinta motivado a consumir no Estado, estamos perdendo volume e arrecadação, com a redução tenho certeza que o cenário será outro”, finalizou. 
 
O decreto sobre a redução da alíquota do etanol será publicado nesta sexta-feira (29/07). 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul