Menu
segunda, 24 de junho de 2024
Pantanal Tec - UEMS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Palestras no TCE-MS alerta ao diagnóstico precoce do câncer de mama

15 outubro 2022 - 09h57Assessoria

Servidoras do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul tiveram nesta sexta-feira, 14 de outubro, uma manhã especial dedicada à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A programação faz parte da Campanha Outubro Rosa, movimento realizado em todo o mundo para conscientização e alerta às mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. 

Com o auditório com sua capacidade máxima, sendo a maioria mulheres, o encontro teve início com um emocionante vídeo produzido pela equipe de Comunicação do TCE-MS. No depoimento a servidora Michele Ribeiro relatou que em 2018 foi diagnosticada com a doença, e que conseguiu vencer o câncer em razão do tratamento precoce. https://youtu.be/GRBukMNs7Jg 

Na sequência, a coordenadora-geral da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), Professora Sandra Rose, deu início ao evento dando boas-vindas e ressaltou que a ação faz parte de um dos compromissos firmados pela gestão do presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, com a responsabilidade social, a valorização e a qualidade de vida das pessoas. “Agradeço o apoio do presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves e do diretor-geral da Escoex, conselheiro Waldir Neves, em incentivar sempre eventos como este, procurando o bem-estar das servidoras”. 

Fazendo o uso da palavra, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TCE-MS, Elaine Góis dos Santos, explicou que a finalidade do encontro é conscientizar as servidoras da importância do autocuidado. “O nosso presidente Iran Coelho das Neves, abraça essa causa que é muito importante para todas nós, e, a saúde é um tema que toca em cada pessoa, e queremos que as mulheres tenham a consciência da importância do cuidado com sua saúde, do cuidado preventivo”, explicou. 

A enfermeira Magda Barbosa das Neves abriu a palestra mostrando imagens do trabalho realizado pelo Hospital do Amor de Campo Grande, junto às mulheres sul-mato-grossenses, e destacou que além do diagnóstico precoce, é importante prevenir. Ressaltou que muitas mulheres não fazem o exame de mamografia por medo de sentirem dores. “Cada mulher tem um nível de desconforto na hora do exame, e o mais importante é que a mamografia pode gerar um certo desconforto momentâneo, mas o câncer não diagnosticado a tempo é muito pior”, alertou. 

A servidora Daniele Leite dos Santos, afirmou que ficou feliz com a diferente e importante manhã promovida pelo TCE-MS. “Após dois anos de pandemia em que todos ficamos trabalhando em home office, além da Covid-19, muitas pessoas adoeceram também com outras patologias. E, esse momento aqui com todas as servidoras, com esse evento nos alertando sobre o diagnóstico precoce do câncer é de grande valor para nós”, declarou.    

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Brigadistas atuam na divisa com a Bolívia para fogo não chegar à Serra do Amolar
Reforço
Mais três aeronaves chegam neste sábado para fortalecer combate à incêndios no Pantanal
Público-alvo
Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
18 km de distância
Bombeiros monitoram incêndio na divisa com Mato Grosso
Destaque
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul renova selo de Hospital Amigo da Criança
2ª noite
Concurso de Quadrilhas Juninas é atração deste sábado no Banho de São João
Tradição
Concurso premia 10 andores na primeira noite do Arraial do Banho de São João
Em Aquidauana
Pantanal Tech MS promove painéis empresariais sobre mercado da carne e nutrição animal
Trabalho que emociona
"Bombeiros são anjos", diz idoso resgatado das chamas na região do Bracinho
Tempo
Com previsão de tempo quente e seco, sábado tem sol e variação de nebulosidade em MS
Corumbá deve atingir a máxima de 34°C

Mais Lidas

2ª noite
Concurso de Quadrilhas Juninas é atração deste sábado no Banho de São João
Trabalho que emociona
"Bombeiros são anjos", diz idoso resgatado das chamas na região do Bracinho
Tradição
Concurso premia 10 andores na primeira noite do Arraial do Banho de São João
Reforço
Mais três aeronaves chegam neste sábado para fortalecer combate à incêndios no Pantanal