Servidoras do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul tiveram nesta sexta-feira, 14 de outubro, uma manhã especial dedicada à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A programação faz parte da Campanha Outubro Rosa, movimento realizado em todo o mundo para conscientização e alerta às mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.
Com o auditório com sua capacidade máxima, sendo a maioria mulheres, o encontro teve início com um emocionante vídeo produzido pela equipe de Comunicação do TCE-MS. No depoimento a servidora Michele Ribeiro relatou que em 2018 foi diagnosticada com a doença, e que conseguiu vencer o câncer em razão do tratamento precoce. https://youtu.be/GRBukMNs7Jg
Na sequência, a coordenadora-geral da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), Professora Sandra Rose, deu início ao evento dando boas-vindas e ressaltou que a ação faz parte de um dos compromissos firmados pela gestão do presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, com a responsabilidade social, a valorização e a qualidade de vida das pessoas. “Agradeço o apoio do presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves e do diretor-geral da Escoex, conselheiro Waldir Neves, em incentivar sempre eventos como este, procurando o bem-estar das servidoras”.
Fazendo o uso da palavra, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TCE-MS, Elaine Góis dos Santos, explicou que a finalidade do encontro é conscientizar as servidoras da importância do autocuidado. “O nosso presidente Iran Coelho das Neves, abraça essa causa que é muito importante para todas nós, e, a saúde é um tema que toca em cada pessoa, e queremos que as mulheres tenham a consciência da importância do cuidado com sua saúde, do cuidado preventivo”, explicou.
A enfermeira Magda Barbosa das Neves abriu a palestra mostrando imagens do trabalho realizado pelo Hospital do Amor de Campo Grande, junto às mulheres sul-mato-grossenses, e destacou que além do diagnóstico precoce, é importante prevenir. Ressaltou que muitas mulheres não fazem o exame de mamografia por medo de sentirem dores. “Cada mulher tem um nível de desconforto na hora do exame, e o mais importante é que a mamografia pode gerar um certo desconforto momentâneo, mas o câncer não diagnosticado a tempo é muito pior”, alertou.
A servidora Daniele Leite dos Santos, afirmou que ficou feliz com a diferente e importante manhã promovida pelo TCE-MS. “Após dois anos de pandemia em que todos ficamos trabalhando em home office, além da Covid-19, muitas pessoas adoeceram também com outras patologias. E, esse momento aqui com todas as servidoras, com esse evento nos alertando sobre o diagnóstico precoce do câncer é de grande valor para nós”, declarou.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Equipe de futsal de Corumbá disputa torneio nacional Sub-17 em Brasília

Copa Integração será em agosto com disputa de equipes masculinas e femininas

Militar do Exército em Corumbá resgata tripulantes à deriva em Puerto Suárez
Sexta-feira tem sol mas mantém sensação de frio
Corumbá e Ladário têm mínima de 8°C e máxima de 28°C

Diploma de tecnólogo agora é aceito em concurso da Polícia Civil de MS

Planejamento visual de negócios será tema de oficina no Sebrae

Corumbá abre vagas temporárias para área administrativa na educação

Manutenção deixa toda Ladário sem água nesta quinta, 17

STF bloqueia R$ 85,7 milhões por suspeita de fraudes em emendas
