Menu
sábado, 24 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Operação “Volta às Aulas” mobiliza diversos setores da Agência de Trânsito

14 fevereiro 2019 - 09h37Prefeitura de Corumbá

Com o retorno das aulas nas escolas públicas e privadas, a Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Corumbá (AGETRAT) começou a mobilização para promover toda segurança dos estudantes no perímetro escolar e garantir os direitos deles no que diz respeito ao transporte.

Logo na segunda-feira (11) todo efetivo de agentes fiscalizadores se dirigiram para as frentes das escolas nos horários de entrada e saída. Ao todo, diariamente, até quatro escolas poderão receber a presença dos agentes, que a princípio estarão coordenando o fluxo de veículos no perímetro escolar, podendo inclusive lavrar autos de infração para condutores que deixarem de reduzir a velocidade na proximidade de escolas, desrespeitarem os pedestres na faixa e até mesmo veículos que levam e buscam estudantes na escola e estacionam em fila dupla, infrações frequentemente flagradas pelos agentes de trânsito no último ano letivo.

No mês de janeiro os profissionais da Engenharia de Trânsito deram início à pintura de faixas de pedestres localizadas em frente às escolas com maior fluxo de veículos. Os trabalhos de pintura e reposição de placas continuarão ao longo do semestre até que todas as escolas sejam contempladas.

O Núcleo de Educação Para o Trânsito lançará as suas ações no mês de março, onde prevê a visita em diversas unidades escolares para orientar os estudantes e funcionários sobre o uso correto da faixa de pedestre e promover blitz educativas nas faixas localizadas em frente à unidades escolares.

Paralelo a todo esse trabalho, o Setor de Transportes têm recebido os malotes enviados pelas escolas com as devidas documentações de alunos que estão dispostos a fazerem uso do passe estudantil ou da renovação do mesmo.

Sobre a renovação ou confecção dos passes estudantis, existem alguns critérios exigidos pela lei a fim de que estudantes que realmente precisam do mesmo sejam contemplados com o benefício. Portanto, alunos que desejem obter o passe estudantil pela primeira vez deverá solicitar junto a secretaria de sua escola, que num segundo momento irá encaminhar ao Setor de Transportes da Agência de Trânsito da Prefeitura de Corumbá a documentação exigida.

Caso o estudante queira apenas renovar o cartão, o procedimento é mais simples. Seguindo os critérios, ele deverá ir juntamente com seu responsável até a sede da Empresa de Transporte Viação Cidade Corumbá munido com comprovante de residência e uma declaração escolar, além de seus documentos pessoais para renovar o passe. Todos estes procedimentos poderão ser feitos até dia 10 de março.

O diretor da Agência de Trânsito, Sicard Maciel de Barros reforçou que "a vida sempre terá prioridade, as ações voltadas para a segurança dos estudantes são o carro-chefe de nosso serviço, antes de mais nada a AGETRAT existe para preservar vidas e dar agilidade ao trânsito de forma segura”.

As ações da Fiscalização de Trânsito e do Núcleo de Educação Para o Trânsito seguem o ano todo até o último dia de aulas e percorrerá todas escolas públicas e privadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Bombeiros
Incêndio urbano atinge vegetação em morraria com difícil acesso
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19
Decisão Popular
Servidores optaram por receber o 13° salário de forma integral em dezembro
Previsão
Sancionada LDO que prevê receita de R$ 18,47 bilhões para MS em 2022
Esperança
Taxa de contágio da Covid se mantém abaixo de 0,90 há uma semana em MS
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Tempo
Final de semana continua com alerta para tempo seco em Mato Grosso do Sul
Facilidade
Saúde credencia laboratório e exames podem ser agendados na própria unidade de saúde

Mais Lidas

Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19