Menu
sábado, 27 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Operação da Polícia Civil prende seis e apreende drogas em Corumbá

08 setembro 2022 - 08h54Redação

Na manhã desta quinta-feira, 08 de setembro, a Polícia Civil de Corumbá com apoio da Polícia Civil de Ladário, da Polícia Civil de São Paulo e da Polícia Penal deflagram a operação DECEPTICONS II.

A operação consistiu no cumprimento de diversos mandados de prisão e busca e apreensão. Ao todo 7 pessoas foram presas, 6 nos estados de Mato Grosso do Sul e 1, o líder da organização criminosa, em Guarulhos/SP. Além disso, 4 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Corumbá/MS, Jacareí/SP e Guarulhos/SP.

Durante a operação, na residência de um dos alvos, também foi encontrado, por volta, de 2kg de pasta base de cocaína. Os alvos são investigados por integrarem organização criminosa com atuação interestadual e internacional, especializada em transportar veículos furtados e/ou roubados para o país vizinho Bolívia.

O CRIME

O crime de furto qualificado (quando o veículo é transportado para outro estado ou exterior) era praticado pela organização criminosa por meio de locações de veículos no estado de São Paulo e transporte até a região de fronteira onde eram vendidos ilegalmente no exterior Bolívia. Além disso, para “camuflar” o crime, após a travessia do veículo para a Bolívia, os locadores eram orientados a registrarem ocorrência policial como se tivessem sido vítimas de roubo na cidade de Corumbá/MS. Os carros de alto valor eram alugados em nomes de laranja ou do próprio locatário.

A ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

A organização criminosa, composta por diversos integrantes, disponha de um grande esquema de logística. Composta por seu líder, no estado de SÃO PAULO, conhecido pela alcunha de “MALUFINHO”, responsável por cooptar pessoas para alugar veículos com a promessa de receberem uma quantia, entre R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00, para levar o veículo até a Cidade de Corumbá/MS. “MALUFINHO” também era o responsável por receber as quantias referentes as vendas dos veículos. O esquema ainda contava com olheiros, batedores e atravessadores, pessoas da cidade de Corumbá/MS que prestavam o apoio necessário para que o veículo chegasse a cidade e atravessasse a fronteira. As rotas utilizadas passavam pelo Pantanal sul mato-grossense, locais em que a organização criminosa possuía olheiros e batedores. A organização também possuía integrantes em aplicativos de corrida que realizavam o trajeto Campo Grande – Corumbá verificando e repassando, à quadrilha, informações do trajeto. Estima-se que ao longo do último ano a organização criminosa tenha lucrado cerca de 6 milhões de reais com a travessia de pelo menos 200 veículos. Valores estes convertidos, por vezes, em cocaína para o estado de São Paulo. Um dos alvos da operação, Indivíduo conhecido pela alcunha de Dodô, braço direito de “MALUFINHO”, foi preso no dia 05/08/22 transportando 70Kg de Cocaína em Campo Grande/MS. A TRAVESSIA Após a chega do veículo na cidade de Corumbá este era repassado para os atravessadores, pessoas que conhecem as rotas, chamadas de “cabriteiras”, estrada ilegal as margens da fronteira Brasil/ Bolívia. 

DECEPTICONS I

A primeira fase da operação consistiu na prisão de um casal em Corumbá, em março deste ano. O fato, investigado pela Seção de Investigações Gerais (SIG), da 1°DP de Corumbá, concluiu que o casal participava de um esquema criminoso envolvendo a travessia de veículos locados, para o país vizinho, a Bolívia. Agindo como recuperadores de veículos autorizados de empresa de locação, tomavam o veículo dos condutores, levando-o para ser comercializado na Bolívia, prática denominada "arrocho".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro