Menu
sexta, 14 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Oficinas qualificam professores para educação empreendedora em Corumbá

19 julho 2022 - 08h32Assessoria/Sebrae

Empreendedorismo se aprende desde cedo e não há lugar mais favorável do que a escola. No município de Corumbá, a Educação Empreendedora ganha cada vez mais espaço nas salas de aula. Nesta segunda-feira (18), educadores do Instituto Moinho Cultural (IMC) participaram de duas oficinas, como método para trabalhar as competências empreendedoras junto aos estudantes do ensino médio que participam do Moinho Cultural. A instituição atende 400 crianças e jovens de Ladário, Corumbá e municípios bolivianos de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, com idade entre 7 e 17 anos. 

A iniciativa é desenvolvida por meio do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal. A analista-técnica do Sebrae/MS, Priscila Veloso Silva, reforçou que a atuação da instituição é voltada para levar melhorias para as comunidades, por meio do fomento ao empreendedorismo. “Acredito no incentivo para que os estudantes tenham contato com o mundo do empreendedorismo e que consigam vislumbrar possibilidades de empreender, na sua própria vida, na sua comunidade”, afirmou. 

O Instituto Moinho Cultural promove aulas de música, dança e outras artes e com a Educação Empreendedora inserida nesse contexto os alunos terão conhecimento para aplicar o empreendedorismo no setor da economia criativa. 

Na oficina “Viagem ao Mundo do Empreendedorismo” foram abordados os conceitos fundamentais do universo do empreendedorismo, assim como a realização de um teste de identificação do perfil empreendedor. Nela, são incentivadas reflexões envolvendo o universo dos jovens, criando conexão dos conteúdos com as situações diárias de suas vidas. 

A oficina “Laboratório de Ideias” aborda a importância das novas ideias no contexto da inovação e na busca de solução para novos ou velhos problemas. Nela, foi trabalhada a solução de um problema concreto da escola, do bairro ou cidade dos participantes, estimulando a criatividade e a troca de experiências. 

Quem participou da  oficina teve a oportunidade de abrir a mente para o autodesenvolvimento. Esse é o caso da Alice Aquino, da área de comunicação do Instituto Moinho Cultural. “Sabemos que no Brasil, empreender é uma tarefa muito difícil, mas tendo as informações corretas e conhecendo de fato as ferramentas necessárias, podemos alcançar nossos objetivos. Aqui seremos agentes multiplicadores para transformação, replicando isso aos participantes onde vamos conseguir ajudar ainda mais as famílias atendidas”, comentou. 

Já o coordenador do núcleo de música do IMC, Matheus Felix, acredita que a inovação, criatividade, coragem e planejamento fazem toda diferença. “Algumas das ferramentas citadas já tenho aplicado em sala, e outras a gente vê que podem ser facilmente aplicadas, pois já sai da oficina e consegui visualizar. Vai somar muito para as crianças ter esse contato desde cedo”, pontuou. 

Educadores do IMC receberam capacitação do Sebrae sobre Educação Empreendedora. Foto: Divulgação/IMC

Pró Pantanal 

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. 

O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). 

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta