Na noite de terça-feira (22), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul homenageou autoridades civis e militares pelos trabalhos e ações que enalteceram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e seus heróis, que lutaram na 2ª Guerra Mundial ao lado da Itália contra a intolerância e o racismo da Alemanha nazista.
Atualmente os ex-combatentes sul-mato-grossenses fazem parte da Associação dos Veteranos da FEB. Os quais compuseram na época, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana; são eles: Agostinho Gonçalves da Mota (93 anos), Isidoro Teodoro da Silva (93 anos), Manoel Castro Siqueira (95 anos), Januário Antunes Maciel (96 anos), Moacir Aleixo (97 anos) e Justino Pires de Arruda (98 anos).
O evento partiu da iniciativa dos deputados Lidio Lopes (PEN) e George Takimoto (PMDB). A Medalha do Mérito “Força Expedicionária Brasileira” que foi outorgada pela Casa de Legislação, homenageou, os fatos históricos que devem ser sempre lembrados, os princípios de defesa da paz, com liberdade; da defesa dos postulados democráticos e das liberdades fundamentais; e o cultivo do espírito fraternal de solidariedade humana. Sendo assim, diante dos princípios expostos, também foi homenageado o Capitão QOPM Yuri Yasu Noguchi, lotado no 6º Batalhão PM de Corumbá.