Menu
quinta, 23 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Nunca fiz nada pelos meus funcionários! Como começar agora?

16 agosto 2022 - 09h50Dendry Rios

Chega a ser comovente ouvir muitos empreendedores dizendo que a esta altura da vida, não compensa mais fazer nada pela equipe, porque durante muitos anos não fizeram praticamente nada. Apenas pagaram o salário e os direitos trabalhistas. 

É neste exato momento que ouço a pergunta mais popular que existe: 
Dendry, consigo começar agora? Dá para fazer algo depois de muitos anos? 

Respondo de uma maneira simples e direta: 
Enquanto se está vivo, tudo é possível, inclusive fazer algo pelas pessoas que trabalham com você. 

É assim que os empreendedores precisam pensar nas pessoas. A partir do momento que você para de pensar ou tratar as pessoas como seus “funcionários” e começa a se dirigir a eles como “parceiros” ou ainda “colaboradores”, tudo muda. Colaboradores é simples e o próprio nome diz que é “aquele que colabora, que agrega, que contribui”. E tomara que ele seja um colaborador positivamente para a empresa, pois existem casos em que esta colaboração é negativa e aí é tema para outra coluna. 

As dicas que vou listar agora, servem para vários tipos de negócios do mais simples aos mais sofisticados, como dizem os negócios com alto padrão “visual”, rs..rs..rs.. vocês entenderam bem o que eu disse. 

As dicas podem ser aplicadas com os colaboradores na padaria, na mecânica, no salão de beleza, na barbearia, na loja de utilidades, e até mesmo com os funcionários de um setor em órgão público. 

1 – Promova um café da manhã com bate-papo para agradecer o empenho de todos e solicite que eles sinalizem dicas que poderiam melhor o negócio. Ideias que eles possam ajudar a mudar a fachada, a publicidade, a conquistar novos clientes, a economizar e aproveite o momento para dar gargalhadas, contar como era o início do negócio. Aproveite para mostrar fotos antigas, etc. 

2 – Faça uma lista de aniversariantes dos colaboradores e entregue um presente a ele com um cartão de felicitação. Se ele aniversariar no final de semana, vá ao endereço dele para fazer a entrega dessa lembrança. Você não faz a ideia do quanto isso impacta. 

3 – Melhore as condições de trabalho. Veja se os colaboradores precisam de uma cadeira mais confortável, de uma estrutura melhor no banheiro, se a cozinha tem equipamentos para lanche, entre outras coisas. 

4 – Fale com o contador e com o seu administrador e veja se o seu negócio tem condições de ampliar o valor do vale-alimentação, do auxílio transporte, entre outros benefícios. Se você não tem um administrador, afirmo desde já: faça o contato com um e tenha um gestor profissional do seu lado. A consultoria de um administrador custa menos do que você imagina e vai transformar seu negócio. Se precisar de dicas de um bom nome, conta comigo que indico a você. 

5 – Que tal uniforme novos para os colaboradores? Deixe que eles ajudem escolher o modelo que irão utilizar. Ah, você não tem condições de fazer uniformes agora? Então que tal ver as empresas que você compra a matéria prima para o seu negócio e fazer uma parceria? Eles pagam o uniforme e você deixa colocar a marca nas costas da camiseta, por exemplo. Seja criativo. 

6 – Reúna a sua família e faça uma visita nas dependências da empresa para que conheçam os colaboradores e agradeçam a eles pelo empenho de sempre. Neste momento da visita, diga o quanto é importante que todos promovam a divulgação do local e saibam que produtos e serviços você vende alí, para que ajudem na divulgação. 

São essas as dicas iniciais. Seis dicas que vão, inicialmente, mudar sua forma de atuar na empresa e não importa se você tem um ou dez funcionários. O que importa é a sua atitude de tratar seu negócio como o maior da sua cidade. 

Mas, para tudo isso dar certo, você precisará estar com sorriso no rosto, estar motivado e querer crescer. Caso contrário, continue fazendo exatamente o que você faz todos os dias e ficará sempre estacionado no tempo, deixando de ganhar mais. 

Certa vez, Walt Disney disse: “Se você pode sonhar, você pode realizar”. Então, mãos à obra meus amigos. 

E não esqueça! Pare de reclamar, pare de apontar o dedo, pare de criticar e comece a organizar sua transformação. Quem muito quer, nada tem. “Quem muito fala, pouco executa”. 

Tome atitude hoje mesmo e se desejar conversar mais sobre isso, conte comigo. Fale comigo pelo Instagram: @dendryrios ou no WhatsApp (67) 99251-0791. 

 

Dendry Rios fala sobre empreendedorismo e gestão de pessoal de um jeito simples e prático.Dendry Rios é parceiro colunista do Capital do Pantanal

 
Dendry Rios é profissional de Administração, gestor de recursos humanos com pós-graduação, comunicador e assessor profissional. Foi diretor e presidente de entidades classistas na área do empreendedorismo e autoria de várias produções editoriais. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Governo de MS abre edital de R$ 400 mil para projetos culturais de moda e design
Fórum Econômico
Mato Grosso do Sul encabeça debate sobre transição energética em Zurique
Homem Pantaneiro
Com marco na tradição, primeira comitiva de gado Angus cruza de Aquidauana a Corumbá
Ferimentos leves
Pacientes envolvidos em acidente na BR 262 receberam alta e estão de volta à Corumbá
Após seca histórica
Chuvas recentes ajudam na recuperação do rio Paraguai
Sonho Ladarense
Iniciam obras da Casa de Parto de Ladário
MapBiomas
Ano de 2024 registrou aumento de 79% de áreas queimadas no Brasil
Benefício Social
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
Incentivo
Edital do IFMS seleciona estudantes para recebem bolsas de até R$ 700
Cultura e Educação
Inscrições para o Moinho Cultural iniciam dia 24 de janeiro para crianças de 7 à 9 anos

Mais Lidas

Entrevista
Empresa vencedora da PPP de iluminação pública está incomunicável, diz prefeito Gabriel Oliveira
Plantão
Fumaça denuncia incêndio em oficina mecânica no centro
Denúncia
Moradores do Edifício Anachinho buscam por cão desaparecido
Ferimentos leves
Pacientes envolvidos em acidente na BR 262 receberam alta e estão de volta à Corumbá