O fogo que parecia estar controlado no Pantanal de Corumbá e Ladário tornou a ameaçar a região. Desde a última quinta-feira (10), Bombeiros e Brigadistas se deslocam diariamente em helicóptero da Marinha do Brasil para combaterem o avanço das chamas na região isolada da Nhecolândia. A área é de difícil acesso, fica a mais de 200 quilômetros do perímetro urbano de Corumbá, onde o deslocamento por terra duraria mais de dez horas de viagem. A estrada apresenta péssimas condições e possui pontos em que o acesso é feito exclusivamente por dentro das propriedades rurais.
De acordo com informações, a fase mais crítica deste incêndio já teria sido contida, com o auxílio dos pecuaristas locais, que disponibilizaram seus maquinários pesadas para a estruturação e ação de técnicas de combate indireto e direto aos focos de incêndio, realizadas pelos Bombeiros e Prevfogo.
Para o confinamento dos focos de incêndio, além dos recursos naturais que a topografia do terreno oferece, como morrarias, áreas alagadas e vegetação rasteiram o uso de maquinário pesado é crucial para elaboração de aceiros.
Em meio ao trabalho árduo, um Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria), foi resgatado da mata enquanto fugia do incêndio. Felizmente o animal não apresentava ferimentos, ele foi hidratado com bastante água e solto em uma outra mata nativa, distante dos focos de incêndio.
Fogo na região da Codraza tem gerado fumaça no meio urbano. Foto: Divulgação BombeirosIncêndios Urbanos
Nos últimos dias, moradores de Corumbá e Ladário, têm convivido com uma densa fumaça, isso se deve em grande parte aos incêndios que assolam o Pantanal mato-grossense, próximo à divisa com Mato Grosso do Sul, onde uma força tarefa com bombeiros militares de ambos os estados, brigadistas do Prevfogo e forças armadas estão atuando nos combates.
O 3° GBM conta com o reforço de bombeiros militares lotados em Corumbá, trabalhando em escalas extras de pronto emprego e pronta resposta aos focos de incêndio, e bombeiros provenientes de outras unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul.
Escreva a legenda aquiNas últimas 48 horas, as equipes têm atuado simultaneamente no combate dos incêndios na Nhecolândia e em diversos outros focos dentro e próximo ao perímetro urbano das cidade de Corumbá e Ladário, no Porto da Manga, Codraza, Anel Viário e em vários terrenos baldios.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário

Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista

Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados

Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá

Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá

Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro

Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã



Equipes dos Bombeiros e Brigadistas atuam na região desde a última quinta-feira (10). (Divulgação Bombeiros)


