Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Novo modelo de fiscalização de mercadorias em trânsito deve ser implantada até o final do ano

24 outubro 2022 - 10h09Assessoria

Uma nova forma de fiscalização de mercadorias em trânsito vai agilizar o processo em Mato Grosso do Sul e simplificar a vida do empresário. Uma PoC, que é uma Prova de Conceito, deve ser implantada até o fim deste ano. “Há uma exigência do próprio governo de que tenhamos uma fiscalização que impacte o mínimo possível na logística e na vida do empresariado”, afirmou o diretor vice-presidente do Sindicato dos Fiscais Tributários de Mato Grosso do Sul — Sindifiscal/MS, Rubens França. 

O novo formato dispensará a parada em postos fiscais dos veículos que estejam com cargas regulares. Os fiscais farão o controle com base no processamento dos documentos eletrônicos e por meio de câmeras. “Com o uso da tecnologia conseguimos rastrear os veículos e direcionar para o posto fiscal aquele veículo que efetivamente precisa passar por alguma verificação”, resume. 

Conforme França, esse novo formato deve garantir uma redução de pelo menos 80% das paradas dos veículos nos postos fiscais. As vantagens listadas pelo fiscal tributário são a redução do tempo de transporte, o que pode impactar no valor do produto, a redução do tempo de entrega da mercadoria e a melhoria no tráfego e segurança nas estradas, uma vez que diminui a formação de filas de caminhões e a formação de comboios.

Esse sistema será implementado gradativamente. A começar pela metodologia que já está sendo testada, seguida por um projeto piloto a ser implantado até o fim do ano e por fim a expansão do modelo para todo o Estado até meados de 2023. “Já começamos a testar essa metodologia em 1º de agosto de 2022 e 80% dos veículos que passam no posto fiscal tem um tempo de permanência inferior a um minuto”, explica. 

Um corredor de passagem será testado na BR-163, com a automatização de dois postos fiscais: o de Sonora, entrada norte do estado, até o posto fiscal Ilha Grande, em Mundo Novo. “Esses dois postos automatizados farão uma triagem com um conjunto de equipamento de câmeras de leitura do tipo OCR, leitura de placa e painéis eletrônicos, painéis de mensagens variáveis, que vai dar orientação para os motoristas. A BR-163 vai se tornar um grande corredor, ele entra sem parar e sai sem parar. E o inverso também é verdadeiro, com um corredor de mão dupla onde o motorista não vai precisar parar nos postos fiscais”, garantiu.

Esse novo modelo de fiscalização de mercadorias em trânsito mitiga o impacto na vida do contribuinte “sem abrir mão da importância de se assegurar o mercado local”, frisou o vice-presidente. “Somos um Estado com um modelo geográfico, uma matriz econômica diferenciada, e acaba que a fiscalização auxilia inclusive na proteção do mercado local.  Então queremos acreditar que até o meio do ano que vem esse modelo estará plenamente implantado em Mato Grosso do Sul”, afirmou França.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro